A estratégia de dados inteligente que impulsiona o crescimento digital da Barbie – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MARKETING

A estratégia de dados inteligente que impulsiona o crescimento digital da Barbie

A estratégia de dados inteligente que impulsiona o crescimento digital da Barbie

Se parece que a Barbie rosa está em todo lugar agora, é porque está.

É um mundo da Barbie – até mesmo o de marketing.

A Barbie é uma das marcas mais fortes do mundo – e ela sabe disso.

Já imaginou a satisfação de saber que sua marca pode ser reconhecida e passar uma mensagem sem usar nenhuma linguagem escrita? Apenas uma única cor.

Mas enquanto a maioria dos brinquedos permanece popular por apenas dois ou três anos, o sucesso de longo prazo da Barbie reflete a receptividade e adaptabilidade da Mattel ao discurso cultural e político em mudança na sociedade, e em torno desta boneca. Então, como a empresa fez isso?

Há muitas maneiras de construir e sustentar personagens de marca, mas a Mattel usou uma estratégia de “multiplicação” para a Barbie. Isso envolveu a introdução de outros personagens que desempenham papéis coadjuvantes no “mundo” da Barbie.

Oi Barbie! A boneca icônica conquistou a tela prateada com sua linha de filmes que capturaram os corações e a imaginação do público em todos os lugares. Mas não são apenas as histórias cativantes e as atuações impressionantes que fazem desses filmes um sucesso, é a engenhosa estratégia de marketing por trás deles. De campanhas digitais a parcerias estratégicas, os filmes da Barbie estabeleceram um novo padrão de marketing inovador no mundo do cinema. Então, pegue sua pipoca e prepare-se para se surpreender com a estratégia de marketing inovadora da Barbie Movies!

Quando se trata de marketing, os filmes da Barbie realmente elevaram o nível. Sua estratégia é nada menos que pura genialidade. Um dos principais elementos que os diferenciam é a integração perfeita de plataformas digitais em suas campanhas.

Qual a relação da estratégia da Barbie com o meu e-commerce?

A transformação do varejo

A transformação do setor de varejo há muito foi prevista por analistas de varejo e agências de notícias. Como a Amazon e outros gigantes on-line oferecem preços mais baratos e um nível mais alto de conveniência – especialmente com opções de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte, como Prime – os consumidores estão encontrando cada vez mais dificuldade para justificar as compras em seus centros urbanos.

A fabricante de brinquedos Mattel, que produz a boneca Barbie, respondeu à crise do modelo de varejo tradicional, criando sua própria plataforma de comércio eletrônico, e vendendo seus produtos diretamente aos consumidores. Este é um empreendimento completamente novo para essa marca que, até recentemente, operava sob um modelo de negócios 100% B2B – mas acredita ter as linhas de produtos e a infraestrutura para torná-lo um sucesso.

Segundo o CEO da Mattel, Ynon Kreiz, “o risco era que as pessoas de fora da Mattel pensassem que queríamos fazer filmes para vender mais brinquedos. E deixei bem claro que não se trata de vender brinquedos. Trata-se de criar conteúdo de qualidade, criando uma experiência com impacto social que as pessoas gostariam de assistir”.

De influenciadores sociais a roupas, comida e até tapetes, o marketing e as mercadorias do filme Barbie estão em toda parte, à medida que as pessoas lucram com o momento cultural desta gigante da marca.

Porém, só porque a Barbie está tendo um momento, isso não significa que é livre de riscos para as marcas pularem no trem rosa. Participar de uma moda passageira pode resultar em um aumento nas vendas de curto prazo, mas pode ser um desperdício de dinheiro e tempo – especialmente se acabar alienando sua principal base de clientes. Os consumidores são espertos o suficiente para reconhecer quando você não está sendo autêntico.

—-

Conteúdo desenvolvido por Josele Delazeri – CCEO da Get Commerce, e diretora de conteúdo ABComm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − dois =