Carregando...
VENDAS

Canais de venda: como escolher o melhor para o seu negócio

Canais de venda: como escolher o melhor para o seu negócio 

Criar presença digital para o negócio é uma missão importante para quem vende no e-commerce. Cada canal de vendas apresenta novas possibilidades e, principalmente, dá ao consumidor a relação omnichannel que ele tanto deseja com as marcas e os produtos que consome. Escolher os canais de venda mais adequados para o seu negócio é uma decisão estratégica, e com a hibridização do comércio, é um tema importante e definidor. Neste artigo, vamos abordar questões que surgem na hora de escolher os canais de venda para o seu negócio. Confira!

Como escolher os canais de venda: 

Os canais de venda nada mais são do que o meio pelo qual a empresa faz as suas vendas aos consumidores. Seja online ou offline. O que é importante para tomar boas decisões é contar com um sistema de gestão ERP para integrar loja física e virtual e vender através de marketplaces ou redes sociais, e podendo gerir o negócio através de uma única ferramenta. 

Conheça os principais canais de venda:

 

  • Loja virtual: Com um cadastro online, é possível iniciar as vendas de produtos online através de uma loja virtual, que é por onde muitos negócios iniciam as vendas online, para depois ampliar para outros canais.
  • E-mail marketing: É uma ferramenta bastante utilizada para manter o relacionamento com o cliente, mas que também tem se tornado uma ferramenta aliada para as vendas de produtos. O cliente recebe por e-mail ofertas e oportunidades de venda.
  • Marketplaces: Os marketplaces funcionam como shoppings virtuais, onde é possível encher seu carrinho de compras com itens de diversos segmentos e receber tudo em um mesmo pedido. É prático, é fácil, e também o cliente se sente seguro em comprar de um canal que ele já conhece. Uma grande vantagem de vender nos marketplaces é contar com a grande visibilidade que esses canais já possuem. 
  • Redes Sociais: Também considerada uma importante ferramenta de relacionamento, as redes sociais atingem o público do negócio de maneira cada vez mais assertiva e passaram a se tornar excelentes canais de venda. 
  • Google Ads: O Google Ads é ferramenta de anúncios do maior buscador do mundo e é uma boa maneira de vender produtos e serviço através de anúncios. 
  • Ponto de venda: Canal de venda offline, o ponto de venda (PDV) é uma boa maneira para expor os artigos da sua marca aos clientes que costumam querer provar antes de fechar a compra. É importante combinar o ponto de venda com uma divulgação e interações online.
  • Venda direta/loja física: As lojas físicas e os lojistas que vão ao encontro do consumidor através de venda direta também são canais de venda offline, que aliados a uma estratégia online trazem resultados importantes para o negócio. 

 

Como escolher o canal de vendas ideal?

Com tantas opções, é preciso o lojista montar suas estratégias de venda para se aproximar do consumidor, seja através de venda online, offline e sempre que possível, ambas estratégias combinadas. O melhor canal é sempre onde o seu público alvo está, por isso, antes de tudo é preciso conhecer quem é o seu consumidor, quais os canais de compra mais utilizados por ele e como atrair a sua atenção. É claro que é um processo complexo, mas com pesquisa e testes se torna uma ferramenta que potencializa a abrangência do seu negócio.

O lojista cada vez mais desempenha um papel de criar presença omnichannel, por isso é interessante combinar ações e dar possibilidade ao consumidor de compra por multicanais. 

Mas para vender através de multicanais e manter a operação organizada e efetiva, é fundamental contar com um sistema de gestão ERP online e em nuvem. Além de integrar e sincronizar os setores da empresa, ele também é responsável por fazer conexões entre a loja e os canais de venda como marketplaces e redes sociais. E o gestor passa a conduzir o negócio através de uma única ferramenta, o que facilita o trabalho do dia a dia e faz a unificação de setores como estoque e entrega, adaptando assim as vendas através de múltiplos canais. 

Vender pela internet é um caminho fundamental para o nosso tempo, mas é importante também apostar em estratégias offline para contar com estratégias híbridas de contato com os clientes. 

As vendas em múltiplos canais são importantes para uma estratégia de presença digital da marca, sempre visando a boa experiência de consumo do cliente, e pensando em atingir cada vez mais públicos mais amplos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − dois =