Como melhorar o desempenho de vendas online – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
VENDAS

Como melhorar o desempenho de vendas online

Como melhorar o desempenho de vendas online

Cada vez mais, o comércio online torna-se mais sofisticado e com mais ferramentas para tornar o lojista mais especializado. Mirando sempre na experiência de consumo do cliente, o empreendedor precisa encontrar caminhos de venda diferentes, seja através de estabelecer venda em canais variados ou redes sociais a fim de ampliar a visibilidade da loja. 

A decisão de compra do consumidor passa, diretamente, pelo impacto que ele recebe pela marca e pelos anúncios. Por isso, as ações direcionadas são necessárias, assim como uma gestão integrada através de um ERP, com uma plataforma simples e intuitiva que facilita as necessidades para gerir a parte financeira, comercial e logística do seu negócio. 

O ambiente digital possibilita que o lojista mantenha sua presença forte e com vendas constantes, mas algumas estratégias são importantes para que o desempenho seja crescente. Confira: 

  • Estratégia de vendas: Antes de sair vendendo, pense de forma estratégica. Estabeleça metas após definir em quais canais fará as suas vendas. É importante aproveitar o tráfego dos canais já consolidados, mas também tenha em mente encontrar o público certo através de canais segmentados. 
  • Descrições interessantes e completas: O e-commerce como um todo é uma vitrine virtual, a sua apresentação através dos anúncios são cruciais na hora de vender o seu produto. Capriche nos detalhes das descrições, quanto mais informações melhor para quem está comprando sem poder testar o produto. As fotos são igualmente importantes, por isso, abuse dos ângulos variados e na qualidade das imagens para que gere a expectativa real do cliente sobre o produto que está sendo mostrado.  A fidelização do consumidor nos negócios online estão diretamente associados às questões de expectativa e realidade sobre o produto, assim como o valor do frete e o prazo de entrega. 
  • Atendimento personalizado: Entre os desafios do e-commerce o atendimento é um deles. Pois de forma geral, se imagina que o cliente que está comprando virtualmente não se importa com a humanização do atendimento. Aí está uma grande falha em muitos canais de venda: o atendimento é um dos fatores decisivos para dar segurança ao cliente finalizar a compra, pois ele se sente seguro e confiante para tirar alguma dúvida antes mesmo de fazer a sua compra. 
  • Frete e prazo de entrega: Como já falamos, o preço e o prazo de entrega são determinantes. Há alguns anos atrás se afirmava que o menor preço de determinado produto era onde o cliente fechava a compra. Atualmente, não é somente o preço, mas também a combinação entre frete, prazo de entrega, condições e opções de pagamento variadas. Para garantir uma entrega eficiente, tanto com bom valor quanto com prazos que cumpram o estabelecido ao cliente, manter bons parceiros logísticos é fundamental para gerar uma boa experiência na jornada de consumo do cliente com a sua loja. 
  • Gestão Integrada: Organização interna é importante para manter o fluxo de vendas ativo e sem problemas operacionais. Manter os cadastros dos clientes, o estoque integrado aos outros setores e aos marketplaces, além de facilitar o trabalho do gestor também melhora o atendimento ao cliente. Uma gestão unificada através de um sistema de gestão integra os setores e sincroniza pedidos e vendas, emissão de notas fiscais e boletos, mesmo que o lojista venda em múltiplos canais. Isso também afeta diretamente as vendas, já que uma operação bem organizada torna o negócio fluido e mais ágil nos processos. 

 

 

A tecnologia vem para melhorar a eficiência dos negócios através de ferramentas que tornam o trabalho mais facilitado e assertivo. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 15 =