Como um ERP ajuda no controle de estoque da minha loja? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
TECNOLOGIA

Como um ERP ajuda no controle de estoque da minha loja?

Como um ERP ajuda no controle de estoque da minha loja?

Os ERPs são ferramentas essenciais para garantir inteligência e controle à sua operação. E isso é válido até mesmo para as partes mais complexas da sua operação, como a gestão de estoque.

Isso porque o ERP é uma ferramenta de multitarefas que integra todos os processos e sistemas que você utiliza no seu dia a dia de gestão em um só ambiente. Deste modo, todas as etapas do gerenciamento do seu estoque ficam muito mais simplificadas e acessíveis.

Por que adotar um ERP na gestão de estoque?

O gerenciamento do estoque envolve muitas atividades complexas e essenciais para que a cadeia processual de sua loja possa funcionar sem problemas e sem prejuízos.

Desde a compra, armazenamento e uso de matéria-prima ou mercadorias até a embalagem e distribuição dos produtos, a cadeia processual do estoque é longa e envolve fatores financeiros, organizacionais e logísticos únicos para cada empresa.

Por isso, adotar uma ferramenta que centralize as atividades e permita que todas as informações envolvidas na cadeia processual sejam de fácil acesso a todos os setores é estratégico para tornar o fluxo de tarefas robusto, controlado e seguro.

Em quais aspectos da gestão de estoque o ERP pode me ajudar?

A principal contribuição do ERP é aumentar o controle, organização e assertividade dos dados de sua operação. Isso decorre de diferentes formas na gestão de estoque, como elencado a seguir.

Controle de Compra

Com o ERP a sua empresa consegue imputar as entradas de matérias-primas ou produtos no ambiente do ERP, tornando estes dados mais fáceis de manusear e analisar.

Desse modo, você consegue realizar previsões de novas compras e ter um planejamento interno muito mais eficaz, garantindo melhores negociações com os fornecedores e evitando perdas e desperdícios na fase de compra.

Cadastro e Análise dos Produtos

O ERP também é ótimo para organizar os produtos que estão em seu estoque, lhe ajudando com as análises – como margem de lucro, curva abc – individuais e coletivas acerca das suas mercadorias através dos relatórios, como inventário de estoque.

Desse modo, você consegue criar campanhas pontuais para estimular as vendas dos produtos que estão ‘parados’ e analisa o desempenho de suas mercadorias de maneira muito mais certeira, com base em dados reais e sempre atualizados.

Controle do Volume de Estoque

Através do ERP é possível ter sempre em mãos os dados numéricos acerca das mercadorias de seu estoque, assim é possível realizar os cálculos de estoque mínimo e máximo de maneira mais ágil e sem erros humanos.

Desse modo, você consegue evitar erros e problemas na armazenagem dos produtos, garantindo que o estoque não fique parado e ao mesmo tempo que a sua loja não fique sem produtos disponíveis de maneira preventiva e inteligente.

Controle da Transferência e Distribuição de Estoque

Com todos os dados sobre o seu estoque no ambiente do ERP, você não perde o controle das mercadorias em nenhuma etapa, acompanha o produto desde a compra, recebimento, empacotamento e entrega.

Desse modo, o seu processo logístico como um todo é beneficiado, já que todas as atividades estão integradas em um só espaço, garantia uma macro e micro visão dos procedimentos vivenciados no seu estoque.

Maior poder estratégico

Através do controle de todas as atividades de seu estoque, a equipe logística consegue auxiliar os demais departamentos estratégicos de sua empresa na criação de campanhas e até mesmo precificação dos produtos.

Desse modo, você consegue alocar melhor os seus investimentos e recursos, garantindo um fluxo processual uniforme, centralizado e muito mais inteligente.

Conclusão

Como se pode notar, o ERP é uma ferramenta estratégica que ajuda a sua loja, física ou e-commerce, a crescer de maneira inteligente e organizada. Isso porque o ERP otimiza as atividades diárias do seu negócio, permitindo que o planejamento e tática andem sempre de mãos dadas em sua operação.

Por Gustavo de Andrade Silva – Alternativa Sistemas

Gustavo é gerente de marketing na Alternativa Sistemas, empresa de ERP e soluções em Gestão Empresarial. MBA em Marketing pela USP. Doutorando e mestre em Ergonomia pela Unesp. Graduado em Ciência da Computação pela Unesp com graduação sanduíche no New York Institute of Technology e Endicott College, ambos nos Estados Unidos. Conta com experiências de trabalho em computação, design e marketing. Trabalhou em empresas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Apaixonado por livros e tecnologia, busca aprimorar-se constantemente e estar atento às mudanças de mercado, visando a aplicabilidade do conhecimento adquirido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =