Como o ERP auxilia sua empresa a se sobressair no varejo digital? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
TECNOLOGIA

Como o ERP auxilia sua empresa a se sobressair no varejo digital?

Como o ERP auxilia sua empresa a se sobressair no varejo digital?

Segundo relatório do eMarketer, empresa de pesquisa de mercado com sede nos Estados Unidos, o e-commerce mundial faturou US$ 4,28 trilhões em 2020. Isso significa que o setor teve um aumento de 27,6% se comparado à 2019, e que cresceu mais de 10% do que era estimado no início de 2020.

Já uma pesquisa feita pela Mastercard e American Market Intelligence (AMI), apresentada durante o Fórum Anual de Inovação para América Latina e Caribe,  apontou que 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia. E que desse percentual, cerca de 7% compraram pela internet pela primeira vez.

Para aproveitar o crescimento e conseguir atender à demanda, as empresas de e-commerce precisam correr contra o tempo e investir em um sistema ERP para organizar, gerir e atender bem o cliente. Do contrário, correm o risco de perderem sua competitividade e espaço para as concorrentes.

Mas, como exatamente uma solução de ERP pode ajudar as empresas do comércio eletrônico na organização, gestão e atendimento? Pois bem, é o que você vai descobrir neste post.

Antes de mais nada, o que é um ERP?

ERP, também conhecido como Enterprise Resource Planning, nada mais é que um sistema de gestão que integra todas as atividades e informações de uma empresa em um único software.

Essa integração permite melhorar a logística, otimizar o controle de estoque e ainda reduzir o tempo de serviço e custos.

Como em um ERP todos os dados e departamentos estão interligados em um local específico, o profissional responsável pela gestão da empresa consegue obter uma visão mais ampla e sistêmica sobre os negócios. E, a partir daí, tomar decisões e direcionar estratégias de forma mais assertiva.

Como uma solução ERP pode ajudar a sua empresa

O sistema ERP é uma tecnologia que pode ajudar de muitas formas. A questão é que, por não saberem exatamente como essa ferramenta funciona, muitas empresas de e-commerce acabam ficando em dúvida se investir na solução é ou não vantagem.

Para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, separamos 11 tópicos que mostram como um sistema ERP pode ajudar o seu negócio. Confira!

1- Utiliza as melhores tecnologias e integrações do mercado

O sistema ERP é uma ferramenta moderna e dinâmica, desenvolvida para atender todas as necessidades da sua empresa.

Como utiliza as melhores tecnologias e integrações do mercado, a solução pode ser uma ótima aliada e impedir que a sua empresa passe sufoco quando o assunto é gestão e atendimento.

2- Permite fazer integrações com plataformas de e-commerce diferentes

Por ser uma ferramenta moderna, o ERP permite que a sua empresa faça a integração com as melhores plataformas de e-commerce e marketplaces do mercado. Isso significa que, além de vender os produtos no seu próprio site, você pode aumentar o alcance em outros canais de vendas e garantir novas oportunidades.

3- A implantação do software é simples e rápida

Uma vez que o ERP trabalha com servidor em nuvem e local, a implantação do software ocorre de maneira simples e rápida.

Como vimos acima, o mercado e-commerce é ágil e está em constante crescimento. Perder tempo com tecnologias ultrapassadas e que demoram muito para serem inseridas na sua empresa pode ser fatal para a sua competitividade.

4- É possível fazer a integração com serviços extras

Além da integração com plataforma de e-commerce diferentes, o sistema ERP ajuda a sua empresa na integração com serviços extras como, por exemplo, transportadoras, precificação dinâmica, tabela de frete e BI, entre outros.

Hoje, a empresa que quer se sobressair na internet precisa oferecer um diferencial. Conseguir interligar departamentos para otimizar os processos internos e melhorar a experiência do cliente é, sem sombra de dúvidas, um diferencial.

5- O gestor consegue acompanhar os dados sobre os negócios em tempo real

Você sabe que monitorar os dados é importante para alcançar o sucesso no e-commerce, certo? Afinal, é por meio deles que você vai saber se a sua empresa está alcançando as metas, enfrentando problemas ou precisando repensar as estratégias.

No sistema ERP, você é capaz de acompanhar todas as informações sobre os seus negócios em poucos cliques e em tempo real. Ou seja, é possível identificar falhas e erros com antecedência e corrigi-los quase que instantaneamente para reduzir os custos e aumentar os resultados.

6- Ferramenta permite gestão  completa

O sistema ERP disponibiliza uma série de recursos para a sua empresa de e-commerce fazer a gestão de estoque, de vendas, caixa e toda a operação logística. Com isso a sua empresa consegue otimizar o tempo de serviços, e garantir mais disponibilidade para focar no cliente.

7- Proporciona gateways de pagamento

Quando uma empresa vai abrir uma loja na internet, a sua maior preocupação está relacionada ao pagamento e emissão de faturas. Por sorte, uma solução ERP oferece um faturamento simplificado, o que permite que todos os pedidos feitos no seu site sejam pagos por gateways de pagamento diversos.

8- A atualização do sistema ocorre de forma contínua

Como o servidor de um ERP é em nuvem ou local, a atualização do software ocorre de forma contínua. Isto é, toda a base de dados da sua empresa de e-commerce e os recursos oferecidos pelo sistema são salvos e atualizados automaticamente.

9- É possível emitir relatórios atualizados para tomada de decisão e gestão dos negócio

Por integrar todos os dados e processos em um único lugar, você é capaz de analisar indicadores de desempenho e emitir relatórios sempre atualizados sobre a situação do seu negócio. Esses dados contribuem para uma tomada de decisão mais assertiva e uma gestão livre de erros.

10- Todo o fluxo de trabalho operacional é otimizado

Uma vez que os colaboradores podem realizar as tarefas de forma integrada, todo o fluxo de trabalho é otimizado. A agilidade garante um processo de vendas online mais eficaz, o que contribui para a sua empresa de e-commerce se sobressair na internet.

11- A empresa pode escolher ter um sistema ERP com servidor em nuvem e local

Por último, mas não menos importante, o sistema ERP oferece flexibilidade para a sua empresa. Isso quer dizer que você tem total liberdade para escolher como deseja a infraestrutura do seu software e qual é a modalidade (se com servidor em nuvem ou local) que mais se encaixa ao seu negócio.

 

Viu só como uma solução de ERP pode ajudar a sua empresa na organização, gestão e atendimento? Com um ERP moderno e integrado, a sua empresa tem tudo para ganhar destaque no varejo digital.

—-

Por Gustavo de Andrade Silva – Alternativa Sistemas

Gustavo é gerente de marketing na Alternativa Sistemas, empresa de ERP e soluções em Gestão Empresarial. MBA em Marketing pela USP. Doutorando e mestre em Ergonomia pela Unesp. Graduado em Ciência da Computação pela Unesp com graduação sanduíche no New York Institute of Technology e Endicott College, ambos nos Estados Unidos. Conta com experiências de trabalho em computação, design e marketing. Trabalhou em empresas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Apaixonado por livros e tecnologia, busca aprimorar-se constantemente e estar atento às mudanças de mercado, visando a aplicabilidade do conhecimento adquirido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =