Carregando...
VENDAS

Estratégias para vender mais no e-commerce

Estratégias para vender mais no e-commerce

O ambiente digital tem influenciado cada vez mais o mercado como um todo. Os negócios passam a se posicionar em estratégias de venda online para manter a competitividade do mercado e para poder desenvolver os negócios em tempos de tantas transformações. 

Recentemente, com mudanças no comportamento do consumidor, as lojas físicas se inseriram também nas vendas online para estar presente em mais canais ao lado do consumidor.

De forma geral, as vendas online podem acontecer através da loja virtual, que é a loja criada pelo lojista para fazer as vendas e entregas de produtos pelo e-commerce, venda por marketplaces, que é quando o lojista se insere em grandes portais de venda, e também através das redes sociais, onde os negócios podem interligar as suas lojas ou links de venda online para encontrar facilmente o seu público. 

Neste artigo, separamos algumas dicas para vender mais no e-commerce se utilizando de diferentes canais e estratégias, confira: 

Benefícios para o lojista e para o consumidor

Vender na internet é uma forma menos burocrática de iniciar um negócio, pois não há gastos com aluguéis, móveis, manutenção e muitos outros. Além disso, a administração do negócio pode ser feita de qualquer lugar, a qualquer hora do dia, o que inclusive já é uma vantagem nas vendas, pois não limita o horário de compra do cliente. 

A experiência dos clientes nas lojas online é super importante para conquistar a fidelização dos clientes, além da segurança e praticidade na compra. Com a redução desses custos, o dono do negócio consegue alocar a verba para outros setores que auxiliam nos processos das vendas e controle financeiro, como um sistema de gestão integrado.

Dicas para vender mais:

  • Tenha em mãos um plano de negócio: através de um planejamento, o empreendedor adquire uma visão sistemática, fundamental para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa.

 

  • Conte com uma plataforma intuitiva e fácil: É muito importante para que a experiência do cliente seja positiva, que a plataforma seja fácil, site funcional e que com um design organizado. O cadastro dos produtos também é um passo importante, categorizar os produtos facilita a procura do cliente. 
  • Multicanalidade: Para vender mais no e-commerce é preciso criar uma presença digital forte, e isso só é possível estando presente em diferentes canais. Fornecer experiência multicanal ao público é um dos melhores recursos para pequenos e microempresários aumentarem o alcance e a exposição de seus produtos. Os marketplaces são canais, geralmente geridos por grandes empresas do varejo nacional e internacional, que conectam lojistas e clientes, como uma grande loja de departamentos. 
  • Bom atendimento: A boa reputação do negócio não é construída somente com agilidade de entrega, disponibilidade de produtos e bons preços. O atendimento e o pós venda são fundamentais para que o cliente entenda o seu negócio como uma possibilidade de compra sempre que pensar em comprar pela internet. Por mais que a internet seja um ambiente mais impessoal, o trabalho por trás das telas ainda é o que define o sucesso de um negócio. 
  • Invista em marketing digital: Apesar de a comunicação online realmente ser importante no processo de crescimento de um negócio, é preciso criar estratégias e campanhas de engajamento do cliente ao negócio. O investimento nas ações de marketing são revertidos em vendas quando bem geridos por profissionais da área. 
  • Gestão integrada: Para vender em múltiplos canais sem perder o controle do seu negócio é importante. Acompanhar a gestão financeira, integrações aos marketplaces, parcerias e integrações logísticas e automatização de notas fiscais e boletos é necessário e facilita o dia a dia do empreendedor. 

 

 

Além de ter sempre ativas campanhas de venda, a organização da gestão e a venda através de diversos canais é o que traz, de fato, resultados ao negócio. Enquanto os marketplaces são um meio de garantir confiabilidade de uma grande marca estabelecida no cenário nacional aos clientes, as redes sociais também estão presentes para mostrar que é possível estabelecer conexões com o consumidor através de postagens, posts patrocinados e principalmente conteúdo digital. 

Apesar dos desafios, a internet oferece muitas oportunidades para desenvolver negócios digitais. Afinal, com vários segmentos e formas de atuação disponíveis, qualquer um pode aproveitar os benefícios de trabalhar no ambiente online. 

Além disso, no nosso tempo é preciso entender o papel da tecnologia em facilitar o trabalho. Os resultados positivos que o negócio passa a ter com a utilização de um sistema de gestão ERP, são importantes, automatizam processos burocráticos e manuais e trazem mais eficiência ao negócio. 

No mercado digital, não existe um grande segredo por trás das vendas online. É preciso entender o perfil do consumidor e aplicar processos confiáveis com dedicação e persistência, para que os esforços sejam transformados em resultados e gerem cada vez mais vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 10 =