Como planejar o crescimento do seu e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
GESTÃO

Como planejar o crescimento do seu e-commerce

Como planejar o crescimento do seu e-commerce

Começar uma loja virtual do zero pode até parecer fácil. Afinal, hoje em dia existem diversas plataformas para e-commerce gratuitas com templates feitos sob medida para diferentes nichos, bem como inúmeras funcionalidades para facilitar a vida do empreendedor.

No entanto, com o aumento no número de lojas virtuais no Brasil — segundo dados da 8ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, o país registrou 1,6 milhões de lojas virtuais em setembro de 2022 — é necessário planejar bem a estratégia de crescimento do negócio. Caso contrário, ele pode ficar pra trás da concorrência!

Neste artigo vamos explicar um pouco sobre a Matriz de Ansoff, uma ferramenta que pode te ajudar a expandir seus produtos e mercados de forma gradual e organizada. Confira!

O que é a Matriz de Ansoff?

A Matriz de Ansoff é uma ferramenta para expansão de negócios, desenvolvida pelo matemático russo Igor Ansoff e publicada em 1957 no artigo Strategies for Diversification, na Harvard Business Review.

A matriz é dividida nos seguintes quadrantes: “Penetração de mercado”, “Desenvolvimento de produtos”, “Desenvolvimento de mercado” e “Diversificação”. Cada um deles indica uma forma de crescimento, como foco na ampliação de mercado, produto ou ambos.

Penetração de mercado

A penetração de mercado visa a retenção de clientes, ou seja, aposta na fidelização dos consumidores e no crescimento dentro de um mercado no qual o seu negócio já está inserido.

No comércio eletrônico, essa estratégia funciona muito melhor quando apoiada por um CRM para E-commerce. A retenção dos clientes pode ser alcançada com o uso de automação de marketing.

Desenvolvimento de produtos

Neste quadrante, o foco é o desenvolvimento de novos produtos com base no seu mercado. Ou seja, é uma estratégia de produtos complementares aos que você já vende.

Por exemplo, uma loja virtual de biquínis pode investir no desenvolvimento de produtos adicionais como cangas, chapéus, pareôs e saídas de banho para aumentar o mix de produtos. Uma vantagem adicional desta estratégia é a possibilidade de incentivar o cross-selling e up selling no e-commerce

Desenvolvimento de mercado 

A estratégia de desenvolvimento de mercado foca em ganhar novos clientes, ou seja, atrair novos consumidores para os mesmos produtos.

Essa estratégia pode ser implementada através da criação de um blog para e-commerce, no qual você soluciona dores de usuários que utilizam seus produtos, ampliando sua autoridade digital. Outra estratégia é aumentar o investimento em tráfego em regiões pouco atendidas – por exemplo, se você já vende bem nas regiões Sul e Sudeste, pode começar a investir em adquirir clientes nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Outra possibilidade é investir na internacionalização do negócio, adicionando diferentes idiomas no site e implementando uma estrutura de logística que permita vender para clientes ao redor do mundo.

Também é possível expandir os canais de comunicação da marca. Se os seus clientes atuais têm entre 30 e 40 anos, mas os seus produtos poderiam interessar a um público mais jovem, você pode apostar na criação de um perfil no TikTok, por exemplo.

Diversificação

Por fim, o crescimento por diversificação é a estratégia mais arriscada e custosa, uma vez que aposta na ampliação do mercado e dos produtos ao mesmo tempo. Para que ela tenha sucesso, é preciso conhecer muito bem o mercado-alvo e apostar em um nicho que faça sentido para o seu mix de produtos atual e complemente as vendas da loja virtual.

Como montar uma matriz de Ansoff para e-commerce?

Montar uma Matriz de Ansoff para e-commerce é muito simples – você só precisa de lápis, papel, e ideias! Basta desenhar a matriz conforme apresentada acima e escrever as possibilidades para o seu negócio em cada quadrante.

Em seguida, analise os prós e contras de cada um e considere qual se encaixa melhor nas suas condições atuais de estrutura e orçamento. Considere se é possível implementá-la no futuro próximo – digamos, no próximo trimestre ou semestre.

Então, com a estratégia definida, desenvolva um plano de ação para colocá-la em prática. Quanto mais detalhado, melhor!

Depois que tiver implementado a estratégia escolhida, você pode retornar à Matrix de Ansoff e reconsiderar os demais quadrantes. Agora talvez seu negócio já esteja em outro momento e precise de outra estratégia para continuar crescendo.

Espero que esta ferramenta seja útil para auxiliar no crescimento do seu e-commerce. Boas vendas!

 

Artigo por Pedro Paranhos, Gerente de Marketing LATAM na edrone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 4 =