Como vender em marketplaces? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketplaces

Como vender em marketplaces?

Como vender em marketplaces?

O comércio eletrônico está constantemente em expansão. Ganhando novos lojistas, marketplaces e também compradores. Quem deseja trabalhar no meio virtual precisa conhecer inicialmente seu produto para conseguir encaixá-lo nos melhores marketplaces para a sua proposta. 

É preciso também estar atento às tendências e ir ao encontro dos clientes, para ganhar projeção digital e construir uma marca forte e com boa reputação online. O consumidor, cada vez mais, busca canais de venda que já comprou, ou que reconhece como marca para escolher os seus produtos, e através de um sistema de gestão, fica fácil integrar a sua loja aos principais players do mercado. 

O primeiro passo portanto é estudar os canais que mais se encaixam com seu nicho de mercado e que vão ao encontro do seu público, e o segundo passo é fazer integrações inteligentes entre os canais de venda escolhidos e o seu sistema de gestão, para que o trabalho flua de forma descomplicada e eficiente. 

Quais as principais vantagens de vender em marketplaces? 

O marketplace é um site voltado ao comércio eletrônico destinado a vender produtos de diferentes lojas. Seguem algumas das principais vantagens deste formato de venda: 

  1. Visibilidade: Quando a loja virtual está inserida em grandes marketplaces, ela passa a ganhar a audiência daquele canal. Por isso, é importante que as descrições, as imagens e as informações do anúncio sejam bem estruturadas para chamar a atenção do consumidor e não deixar dúvidas sobre o seu produto.
  2. Menor investimento: É possível aproveitar dos investimentos de marketing do próprio canal de vendas, e também a plataforma já deverá fazer os investimentos em segurança, mantendo a proteção dos dados dos seus consumidores por um custo menor para o lojista.
  3. Maior alcance para o seu negócio: Estar integrado a marketplaces, significa poder alcançar uma grande variedade de públicos, permitindo às lojas forte presença digital. Também é importante estar em diversos marketplaces para que esse alcance seja ainda maior, indo ao encontro da procura do consumidor.
  4. Praticidade e agilidade: Do ponto de vista do consumidor, a pesquisa por produtos em marketplaces se torna mais prática, já que pode fazer suas compras e pagar um único frete.
  5. Mais chances de vendas: Um outro ponto muito benéfico dos marketplaces é que eles proporcionam maior retenção dos consumidores. Isso porque eles ficam mais tempo na página, o que normalmente oferece a chance de maior navegação entre seus produtos. Além disso, os marketplaces segmentados, de nicho, acabam atraindo o consumidor específico e convertendo vendas direcionadas.

O negócio com os setores integrados, acaba refletindo na melhor experiência do consumidor. Além disso também é importante pois colabora para a organização do negócio como um todo, incluindo a expansão digital, a otimização de tempo de gestão e a exploração de diferentes oportunidades comerciais.  

Gerenciar um negócio no e-commerce também envolve muito processo de gestão interna. Manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados. 

Integrar aos canais de venda, como fazer?

Integrar as vendas do ERP para os marketplaces é um processo que facilita o trabalho do dia a dia e ainda melhora a experiência do consumidor. Antes de tudo, é preciso contratar um ERP que se encaixe no formato do seu negócio e que disponha de integrações com os maiores e melhores marketplaces do mercado. Conforme Sidney Zynger, sócio do Bling ERP, com uma gama de opções à disposição, fica a critério do lojista selecionar os marketplaces que deseja vender e fazer os processos de integração necessários. “Vale sempre lembrar que antes de fazer a integração é válido estudar os canais de venda e seus percentuais de comissão de vendas. Isso pode variar bastante de canal para canal e pode significar bastante para o lojista”, destaca. 

É importante manter a presença digital através de múltiplos canais de venda como uma estratégia para vender mais, mas sem a integração de um ERP o plano pode ir contra o seu negócio e gerar dor de cabeça para o gestor. 

A grande vantagem de ter um ERP é também a facilidade de fazer o upload de catálogo de produtos e importar dados, controlando assim diversos canais de venda simultaneamente. 

Outras estratégias que são interessantes para efetivar ainda mais vendas através de marketplaces podem ser é dar ao consumidor benefícios como o frete grátis ou o prazo de entrega reduzido. Além de deixar o consumidor mais propenso para a compra, torna seu produto mais competitivo perante o mesmo produto de uma loja que tem custo de entrega. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =