Carregando...
Marketing Digital

Conheça 6 técnicas de copywriting infalíveis!

Conheça 6 técnicas de copywriting infalíveis!

Por Rocky Agência

As técnicas de copywriting ajudam a atrair leads e convencer clientes. Entenda como aplicá-las em sua comunicação!

Segundo uma pesquisa do HubSpot, 55% dos visitantes passam menos de 15 segundos nas páginas. Por isso, os conteúdos para web precisam captar a atenção dos usuários logo nos primeiros momentos de acesso. 

E usuários que, de fato, leem o seu conteúdo, têm maior probabilidade de voltar ao seu site e converter. 

As técnicas de copywriting têm ganhado espaço dentro do marketing digital, sendo aplicadas diariamente em peças publicitárias, por tornar os textos mais atrativos e aumentar o número de conversões.

Mas afinal, o que é copywriting?

Neste artigo, vamos te explicar o que é a escrita persuasiva e ainda apresentar 6 técnicas de copywriting para você aplicar em seu conteúdo.

O que é copywriting?

Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.

Está presente em muitas produções do marketing, como e-mails, sites, postagens de blog, catálogos, landing pages, ebooks e outros.

As técnicas de copywriting são usadas com mais frequência no Inbound Marketing, que tem como objetivo transmitir informação de qualidade e fidelizar a audiência. 

Para o marketing de atração, o mais importante é difundir um conteúdo que agregue valor ao seu público e por isso, ter uma escrita atrativa e de qualidade é essencial.

O objetivo do Copywriting

Diferente da redação publicitária, que é voltada para vendas diretas, as técnicas de copywriting buscam apresentar informações valiosas ao cliente, com um objetivo específico. 

O objetivo proposto ao leitor pode ser assinar uma newsletter, fazer o download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro post. Tudo vai depender da estratégia de marketing de atração que foi estabelecida.

Como elaborar uma boa estratégia de copywriting

Utilizar as técnicas de copywriting em materiais para a web é fundamental na geração de leads. Entretanto, como elaborar uma boa estratégia?

Independente de seu formato, o conteúdo de marketing digital deve inspirar o leitor, incentivar o relacionamento com a marca e motivá-lo a tomar uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Um bom conteúdo precisa de um objetivo, um planejamento prévio e uma análise de resultados. Só assim, será possível alcançar bons resultados e agregar valor ao seu potencial cliente. 

Pesquisa

Se você deseja se tornar referência para um determinado assunto e ter autoridade sobre o seu segmento, faça uma pesquisa aprofundada a princípio. 

Dedique-se a estudar o conteúdo abordado em suas postagens, para levar ao seu público informações confiáveis e de qualidade. 

Objetivo

Estabelecer um objetivo é essencial para trilhar o trajeto do cliente dentro do funil de vendas.

Determine as prioridades do marketing de atração da sua empresa e adote um calendário editorial, no qual você poderá programar a publicação de conteúdos e o lançamento de campanhas estrategicamente.

Além disso, busque se destacar e ganhar a confiança do seu leitor, produzindo conteúdos exclusivos.

Seja criativo e garanta que o seu conteúdo seja único, com informações inéditas e relevantes para a sua audiência.

Otimização

Fique atento às boas práticas de SEO, pois além de te ajudar a ranquear no Google, melhoram a experiência do usuário em seu site. 

Essa técnica de escrita otimiza o seu conteúdo, deixando-o mais apto à leitura, com maior escaneabilidade e, consequentemente, mais atrativo.

Análise

O trabalho do copywriter não termina quando o post é publicado.

Acompanhar as métricas, observar os resultados e identificar quais métodos precisam ser potencializados ou evitados, é uma etapa indispensável dentro das técnicas de copywriting.

Com a análise dos resultados, você entenderá o que seu público aprecia e terá mais segurança para tomar decisões em seu site ou blog.

As 6 principais técnicas de copywriting

Se você ainda tem dúvidas de como implementar as técnicas de copywriting na sua estratégia de Inbound marketing, listamos aqui as seis principais técnicas de escrita persuasiva para você começar a usar hoje mesmo. 

1- Conheça o seu público

Um trabalho importante na produção de conteúdo é definir uma ou mais personas para a empresa. Ela é uma personagem semi fictícia criada a partir de dados de público e interesses, que representa o seu cliente ideal.

Dessa forma, será possível produzir um conteúdo que se aproxima à realidade dos seus clientes, aumentando a possibilidade de conversões.

Essa técnica é essencial para um bom copywriting. Afinal, só é possível escrever textos que vão convencer seu público, conhecendo o que ele precisa e entendendo a melhor maneira de se comunicar com ele.

2- Use referências confiáveis 

Citar dados e pesquisas é uma ótima maneira de comprovar que a informação que está sendo passada é verdadeira. Dessa forma, você transmite credibilidade ao leitor.

Os dados são uma forma muito eficaz de trazer autoridade para seu texto

Quando você apresenta fatos e números que comprovam sua ideia, você dá provas de que seu conteúdo é confiável.

Mas, é preciso ter muito cuidado na hora de selecionar as informações para seu conteúdo. Utilizar informações falsas fará com que a audiência se sinta enganada e nunca mais confie em sua marca novamente. 

3- Venda soluções, não produtos

Quando compramos um produto, fazemos por razões emocionais. Então, foque em descrever os benefícios e a experiência que o cliente está prestes a adquirir.

Soluções são benefícios. Para consolidar sua marca é necessário que o consumidor acredite que seu produto é capaz de resolver o problema dele.

Por isso, crie uma conexão emocional entre o cliente e a sua empresa.

4- Faça uso do storytelling

Uma das técnicas de copywriting mais eficazes para engajar a audiência é contar uma história convincente. 

Essa estratégia é conhecida como Storytelling e seu principal objetivo é criar uma forte conexão com o seu público.

As histórias evocam emoções, memórias e demonstram empatia. Elas servem para humanizar a leitura e gerar uma conexão entre o cliente e o conteúdo.

Só tome cuidado para não exagerar – o storytelling é apenas uma ferramenta para enriquecer a sua conversa com o leitor. Evite usar parágrafos muito extensos e frases sem objetivo, pois isso pode fazer com que o leitor se canse e pare de ler no meio do caminho.

5- Transmita clareza e objetividade

Hoje em dia, as pessoas não têm tempo para ler textos longos que não levam a lugar nenhum. 

Por isso, seja claro e assertivo em seu conteúdo, evite generalizações e divagações que não fundamentam o propósito do público.

Isso não quer dizer que seu texto deve ser curto, significa que o conteúdo deve ser relevante e objetivo. 

Outra técnica de copywriting importante é criar títulos assertivos. 

O título é o primeiro contato que o seu leitor tem com o seu conteúdo, além de ser extremamente relevante para os buscadores. Por isso, é indispensável que ele transmita o que está sendo abordado no conteúdo de maneira clara e direta.

6- Produza bons CTAs

O Call to Action, mais conhecido como CTA, é uma das mais importantes técnicas de copywriting. Ele incentiva a audiência a interagir com seu site e tornar-se um lead qualificado. 

Um bom CTA deve chamar o leitor a ação, porém, jamais deve ser impositivo. Deve ser pensado de maneira estratégica, de modo a manter o visitante por mais tempo em seu blog ou realizar a ação pré definida.

Utilizando de maneira correta as técnicas de copywriting, seu negócio pode alcançar mais pessoas e ainda prender a atenção delas em seu conteúdo. 

 

Aqui na ROCKY, nós temos um time especializado em produção de conteúdo para web. Se você está em busca de melhorar suas produções: entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + oito =