Carregando...
VENDAS

Dicas para aumentar as vendas recorrentes na sua loja virtual

Dicas para aumentar as vendas recorrentes na sua loja virtual

Sabemos o quanto é difícil conquistar novos clientes e muitas vezes não exploramos ao máximo o potencial de fidelizar e vender para a nossa base de clientes. No comércio eletrônico não poderia ser diferente. Nesse artigo iremos explicar algumas dicas fáceis para implementar nas suas vendas online na sua própria loja virtual, não iremos abordar os marketplaces neste momento.

1) Dê vida e identidade para a sua marca online

Mostre sua paixão pela empresa e pelos seus produtos/serviços.

Coloque a identidade dos empreendedores e da cultura da empresa. Como você apresenta e vende o produto fora do e-commerce? Como você convence seu cliente? Como você mostra valor, benefícios e diferenciais? Como o propósito da empresa está aplicado nas pessoas e processos? Agora reflita, você conseguiu aplicar tudo isso na sua loja virtual, na comunicação com sua base, nas redes sociais, anúncios, embalagens e tudo mais? Isso precisa ser percebido pelos clientes, deixar de ser um site frio, sem identidade e sem propósito.

Dinamismo, mostre o que vocês têm feito na empresa. Faça vídeos curtos mostrando a equipe trabalhando, embalando com carinho os pedidos, mostre as caixas de pedidos do dia à espera da transportadora, fale dos produtos que acabaram de chegar, mostre a embalagem nova que vocês fizeram especialmente para os seus clientes, revele em primeira mão um pequeno segredo de um lançamento de produto ou um brinde ou campanha só para seus clientes…

2) Personalize e segmente

Comece pelo básico, faça ações segmentadas, um cartão escrito a mão na caixa do pedido, um brinde, uma ligação ou mensagem personalizada para saber como foi a entrega e se ficou satisfeita com o produto, um mimo, enfim, pense em como tornar essa experiência ainda mais maravilhosa.

Não dá para fazer para todos os clientes? Ok, segmente, comece da forma mais simples de segmentação como por exemplo os clientes que compram mais e são recorrentes, e se não der para fazer de forma tão personalizada para todos e até mais artesanal, veja como pode fazer para os demais se sentirem especiais. Um exemplo seria fazer um cartão impresso e talvez com apenas a assinatura a mão para poder ter tempo de fazer mais cartões, já que poderia ser difícil fazer para todos os clientes.

Evite fazer só ações automatizadas e robóticas, isso é importante sim para escalar o negócio, mas já pensou o que pode fazer para se diferenciar dos seus concorrentes e seu cliente perceba isso? Um exemplo simples são as dezenas e centenas de e-mails e outras mensagens eletrônicas que recebemos no nosso aniversário, até nossos amigos e parentes enviam mensagens e raramente ligam, tornando as relações ainda mais frias. Você gosta desse formato “spam”? Você lê todos e-mails automáticos? Nos tempos atuais você já parou para pensar como é bom receber uma ligação “ao vivo” (não áudio gravado) de alguém se importando em dedicar alguns segundos ou minutos do dia para lhe desejar parabéns? Já aconselhei várias empresas com esse exemplo onde sugeri para que o próprio Sócio, Diretor ou Gerente todos os dias ver os aniversariantes do dia e fazer uma ligação rápida de 1 a 2 minutos só para parabenizar seu cliente, sem oferecer nada, apenas sendo mais humano e mostrar que se importa com ele e está feliz com esse momento tão especial. Novamente, não dá para fazer com todos? Segmente e veja o que é possível fazer com cada segmento de cliente conforme os recursos humanos, físicos, tecnológicos e financeiros disponíveis.

3) Analise seus dados

Tudo é orientado a dados, o famoso “Data Driven”, e a vantagem do e-commerce é que dados é o que não faltam, porém muitas empresas não tem o hábito de olhar minimamente para eles, mas dê o primeiro passo, não precisa ser um mega especialista nisso, mas comece a ter cultura de dados.

Já parou para analisar periodicamente suas vendas? O que estão comprando? Por que compraram tais produtos? Qual o perfil dessas pessoas? De onde são?

Tem muitas vendas de uma região? A sua receita pode estar dando mais certo para esse público. Questione-se! Entenda quem são eles e como potencializar ainda mais. Você pode fazer um frete fixo para uma determinada região, uma entrega ainda mais rápida ou até frete grátis. Ou ainda pelo perfil das pessoas pensar num brinde que elas possam adorar e serem surpreendidas. São muitas possibilidades, mas faça aquilo que estiver ao seu alcance e bolso.

Exploramos aqui algumas dicas e exemplos, mas inspire-se nisso e planeje o que você irá colocar em prática na sua empresa e como pode fazer, trazendo seu DNA e propósito da sua marca. Seja criativo, encante ainda mais os seus clientes e diferencie-se dos concorrentes!

Autor:

Fernando Mansano

Empreendedor e especialista em e-commerce com 19 anos de experiência, reconhecido como um dos melhores da América Latina. Coautor do livro Gerente de E-commerce, Palestrante, Docente, Diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Membro da Academia E-commerce Brasil e Fundador do Comitê de Líderes do E-commerce (ComEcomm).

Facebook: https://facebook.com/fhmansano

Instagram: https://www.instagram.com/fhmansano

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/fernandomansano

E-mail: fernando.mansano@comecomm.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + treze =