ERP e e-commerce: entenda a importância desta integração – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
NotíciasTECNOLOGIA

ERP e e-commerce: entenda a importância desta integração

ERP e e-commerce: entenda a importância desta integração

Nos últimos anos, o mercado de e-commerce no Brasil cresceu e impulsionou a digitalização das lojas e as mudanças de hábitos de consumo das pessoas. Segundo estudo “Perfil do E-Commerce Brasileiro“, pesquisa anual realizada pela BigDataCorp, umas das principais empresas de dados da América Latina, apontou que o número de lojas virtuais aumentou em 17%, chegando a mais de 1,9 milhão, em 2023. 

Com esse aumento do comércio eletrônico no país, é importante que as empresas usem tecnologias que mantém o seu negócio competitivo nesse ambiente que é muito concorrido. Para ter sucesso, é preciso ter uma estratégia entre um ERP e um e-commerce. Através dessa integração, muitos benefícios vão surgir para o negócio online. 

O ERP para e-commerce, é um grande aliado para otimizar a execução de alguns processos nas vendas, como: emissão de notas fiscais e cálculo de impostos, integração com marketplaces, cadastro facilitado sobre os produtos, controle de estoque, integração logística facilitada, em resumo, durante a compra até o momento da entrega, tudo é feito de maneira organizada e automatizada. 

A organização da loja virtual internamente, acontece porque o ERP unifica e otimiza as comunicações entre os setores, agiliza as entregas e organiza os processos. Por isso, a integração do ERP com e-commerce é importante, e pensando nisso, separamos 5 motivos para você ter esses dois sistemas integrados. Confira!

1. Controle do estoque

Com o ERP integrado ao e-commerce é possível ter o controle de todas atividades, inclusive gestão de estoque, como: compra de mercadorias, cadastro de produtos, registro de entrada e saída de mercadorias e outras atividades de gestão. Quando se tem acesso a todas as informações fica mais difícil ter prejuízos com estoque parado. 

2. Análise de relatórios financeiros

O ERP permite emissão de relatórios com indicadores que permitirão apoio nas tomadas de decisão da empresa. Além dos dados da plataforma de e-commerce disponível, com ERP o lojista consegue ter acesso a dados mais completos, como receitas, fluxos de caixas, cobranças, e vários outros custos. 

3. Emissão rápida de boletos e notas fiscais

O sistema ERP consegue intermediar as emissões de boletos entre o e-commerce e a instituição financeira. Além de emitir nota fiscal de forma mais simplificada, ainda é possível fazer a impressão de comprovantes de vendas com burocracias reduzidas. 

4. Economia de tempo

Quando se tem um e-commerce integrado com ERP evita-se o desperdício de tempo dos colaboradores, já que os processos são simplificados e as execuções manuais são reduzidas. Com a integração, as informações são compartilhadas nas duas ferramentas o permite o acompanhamento na hora dos pedidos, reduzindo gastos e aproveitando melhor o tempo dos colaboradores. 

5. Redução de erros de dados

A falta da integração vai fazer com que a gestão seja feita manualmente, o que aumenta as chances de erros humanos. Muitas empresas que ainda não integraram o ERP a plataforma de e-commerce enfrentam desafios com dados de clientes e pedidos incorretos, isso quando as informações do pagamento também não estão certas. Por isso, com a integração é possível acompanhar os dados de forma correta e evitar retrabalhos.  

Na Linx, você tem esses dois sistemas de ERP, a Linx Microvix e Linx SetaDigital, ambas têm integração nativa com a nossa plataforma de e-commerce, Linx Commerce. Quer conhecer os benefícios das nossas ferramentas? Entre em contato com nosso time e veja como migrar seus sistemas para o ecossistema de tecnologias Linx. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 1 =