ERPs mais completos para negócios mais prósperos – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
OPERAÇÃO

ERPs mais completos para negócios mais prósperos

 O sistema ERP vem para somar aos negócios que pensam no futuro: dados centralizados, processos automatizados, gerenciamento com visão 360° da empresa.

O sistema ERP vem para somar aos negócios que pensam no futuro: dados centralizados, processos automatizados, gerenciamento com visão 360° da empresa.

Por isso, as empresas que utilizam algum sistema de gestão tomam decisões estratégicas melhores e se planejam a curto, médio e longo prazo.

Na hora de escolher um software é um importante avaliar os quesitos que se encaixam às necessidades da sua empresa, mas que contenha itens fundamentais como: qualidade no suporte, reputação no mercado, estrutura para atender empresas de diversos tamanhos e custo-benefício.

Adaptando-se ao novo mercado

Os sistemas ERP têm cada vez mais empresas adeptas por serem soluções completas e, aos poucos, as empresas se despedem das planilhas não integradas e muitas vezes desatualizadas, para gerir o negócio de forma mais precisa e garantir agilidade nos processos.

A grande vantagem é a centralização das informações em uma única plataforma, ou seja, é possível importar os pedidos, atualizar estoque, emitir nota fiscal e enviar cobranças a partir de uma única plataforma, e em tempo real.

É uma forma de a empresa se comunicar melhor e elevar o seu patamar no mercado entre os concorrentes, pois as tarefas acabam sendo geridas de maneira inteligente e de forma mais rápida também. Empresas que dispõem de sistema ERP são consideradas mais competitivas e, por consequência, conquistam mais espaço no mercado.

Como o ERP pode ajudar a aumentar suas vendas

Conforme já foi dito, para ter negócios bem sucedidos, os softwares de gestão são fundamentais, desde a organização até o aproveitamento do tempo e economia de recursos.

Como todas as ferramentas tecnológicas que trouxeram melhor produtividade, assim foi com a internet através de e-mails, mobile marketing, smartphones, a comunicação passa a ser instantânea e a produtividade também acaba aumentado por uma questão de agilidade e facilitação de logística.

As inovações tecnológicas foram essenciais para acelerar processos empresariais e tornaram qualquer negócio apto a ter alcance global. Mas para isso, é preciso um bom controle interno, garantindo a segurança necessária para a expansão que a empresa deseja realizar.

O ERP gerencia dados e registros de forma mais eficiente e precisa. Os dados ficam unificados e as tarefas de gestão se tornam mais fáceis com segurança e confiabilidade, que também são repassadas ao cliente.

Veja aqui 5 formas de como um ERP pode ajudar a aumentar suas vendas.

1. Simplificação para elaborar e enviar propostas comerciais

Dentre os primeiros passos para “amarrar” uma venda está a forma como apresentamos a proposta comercial de nosso produto. Além de ser interessante e atender a necessidade que o cliente expressa, precisa transparecer credibilidade profissional, o que também condiz com segurança.

Afinal, principalmente quando se trata de vendas online, o consumidor precisa se sentir seguro para adquirir aquilo que está buscando.

Um sistema ERP completo pode auxiliar na criação de propostas comerciais com uma apresentação muito mais profissional, além de permitir que você as padronize para utilizar em prospects futuros. Além do mais, é possível definir os modelos conforme o tipo de oferta, o que gera agilidade no envio de seus orçamentos.

2. Mais agilidade e praticidade para seus vendedores

Como um sistema de ERP pode auxiliar na agilidade e facilidade das técnicas de vendas? É simples: a unificação dos dados, tanto dos clientes quanto dos produtos, faz com que o vendedor tenha todo o conhecimento necessário para repassar as informações aos seus clientes e prospects, sem deixá-los com nenhuma dúvida.

Essa é uma vantagem extraordinária, principalmente para aqueles que exercem suas funções a distância ou em constante deslocamento, a partir do momento que podem acessar todas as informações através de um dispositivo conectado à internet.

3. Integração com plataformas de e-commerce e marketplaces

A integração de um sistema ERP às mais variadas plataformas de e-commerce e marketplace facilitam na centralização de toda a operação de venda. Você captura o pedido de venda, inclui os dados do cliente e ainda registra quais produtos foram comprados de forma automática.

Em outros termos, o sistema fatura suas vendas, acrescenta dados à sua base e ainda mantém o estoque atualizado — tudo de maneira instantânea, oferecendo todos os recursos que facilitam sua rotina, como:

  • agilidade no atendimento ao cliente;
  • captura de pedidos;
  • sincronização de estoque conforme as vendas;
  • emissão de nota fiscal em poucos cliques.

4. Fluxo operacional de pedidos totalmente unificado

Como citei anteriormente, manter os dados unificados facilita muito o estudo de clientes para seus vendedores. Mas será que isso vale somente para esse procedimento?

A resposta é não. Todas as áreas são beneficiadas com essa unificação de informações, ainda mais quando se leva em consideração que toda a operação da empresa está envolvida em um pedido de venda.

Se desde o contato de seu vendedor com o cliente até o controle de logística para a entrega estiver tudo simplificado, a agilidade e eficiência dos processos irá garantir a satisfação de seu cliente. Você

conhece o ditado, certo? Cliente satisfeito é cliente fidelizado.

5. Relatórios e comparativos sempre à mão

Faz parte do planejamento de vendas acompanhar os resultados com frequência para investir em melhorias e, por fim, aumentar os números de seu negócio.

Para aqueles que utilizam vários canais de venda e marketplaces, um ERP completo é um grande contribuinte na elaboração de relatórios — afinal, todo o controle é feito dentro do próprio sistema. Assim, os números necessários para análise são facilmente encontrados.

Através dessas avaliações, é possível realizar comparativos de vendas como os de períodos, que são normalmente os mais utilizados para levantar dados e embasamentos. Para isso, lembramos também da importância de registrar todos os dados do processo, do cadastro do cliente à concretização da venda.

Os registros de negociação permitem, inclusive que os próprios vendedores tenham parâmetros e saibam a que margem podem negociar com seus clientes, através de históricos e números anteriores. 

ERP para o e-commerce

Um bom sistema ERP no e-commerce é fundamental e acaba sendo o centro de todas as operações. A velocidade das informações e dos processos tornam praticamente impossível pensar em gerir tudo manualmente. Com um sistema ERP, o trabalho se torna automatizado e as vantagens são de precisão, econômicas e também de tempo hábil para realizar as tarefas. Veja os principais benefícios:

– Geração de Nota Fiscal: A expansão da loja está diretamente relacionada com os processos que ela opta em trabalhar. E ter o sistema de NF automatizada é eficiente, independente se ela for nota física ou eletrônica. Basta cadastrar a tabela de impostas uma vez e o trabalho é calculado automaticamente, através das taxas de cada produto. É uma forma de acelerar as vendas e os pedidos da loja.

– Emissão de boletos bancários: O ERP também permite a emissão automática de boletos, economizando tempo e ainda fazendo a intermediação entre a emissão dos boletos e os bancos, deixando tudo mais tranquilo e facilitando o processo.

– Controle de estoque: Para controlar o estoque, o sistema é muito eficiente, pois ele cadastra os produtos e as vendas são contabilizadas no mesmo sistema, ou seja, é fácil saber o estoque com um sistema instalado. A ferramenta também deve fornecer um bom relatório de vendas para análise e futuras tomadas de decisões.

– Pagar e receber contas: O fato de o fluxo de caixa estar todo em um único lugar, facilita também a organização das contas a pagar e a receber. Basta cadastrar as contas e você projeta o seu fluxo, gerenciando suas receitas de modo simples.

– Processos administrativos: Aqui a empresa se despede de boa parte do preenchimento de planilhas e relatórios físicos. O sistema ERP automatiza diversas das principais tarefas, ficando para os funcionários a parte de cadastros e revisão.

– Integração com a loja virtual: Integrar os meios em um único sistema é, sem dúvidas, a maior vantagem. Não se perde tanto tempo e os meios permanecem integrados.

Organização e mecanismos que facilitem o trabalho são apostas certeiras para o sucesso do seu negócio. Toda e qualquer mudança acaba gerando transformações que serão cruciais para o futuro.

Agora que você já conhece as vantagens que um ERP proporciona para simplificar a sua operação, conheça o Bling e teste grátis por 30 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 8 =