Gestão de Estoque – Tudo o que você precisa saber – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
GESTÃO

Gestão de Estoque – Tudo o que você precisa saber

Gestão de Estoque – Tudo o que você precisa saber

A Black Friday está chegando, por isso é importante começar a organizar seu negócio! Já no primeiro semestre de 2021 o e-Commerce atingiu um estágio histórico de vendas. De acordo com a 44ª edição do  Webshoppers, houve um crescimento de 31%  comparado ao mesmo período no ano anterior.

A tendência é que as vendas continuem crescendo. Ou seja, seu negócio precisa estar preparado. Pensando nisso, como está sua gestão de estoque?

É importante saber quantos e quais produtos você tem no estoque, quais precisam de reposição. Além disso, é preciso olhar para os produtos que estão parados há muito tempo, para pensar em promoções que liberem seu estoque e aumente seu capital de giro.

Gestão de estoque

A gestão de estoque assegura que você tenha a quantia necessária de produtos. Além disso, permite que você faça o acompanhamento do que já foi vendido, para não oferecer na sua loja produtos esgotados.

Além disso, uma vantagem da gestão de estoque é a economia com os custos de armazenagem de produtos. Além de evitar a perda de faturamento com roubos e deterioração.

Fazer a gestão de estoque não é uma tarefa fácil. É preciso ter um bom planejamento para garantir que tudo corra bem. Confira as dicas que separamos para te ajudar.

Conheça seus clientes

O primeiro passo é estudar as demandas do seu público. Ou seja, entender qual ou quais produtos são os campeões de vendas.

Analise suas vendas e, se possível, faça pesquisas com os consumidores.

Identifique quais produtos e seções têm mais procura. Dessa forma, é possível fazer um planejamento de compras eficiente.

Analise seus produtos

Fazer uma análise do estoque deve ser um hábito na sua rotina.

Analisar e fazer um inventário é fundamental para termos fiscais e comerciais, permitindo que você saiba quantos produtos têm no estoque.

Nossa sugestão é que você faça o inventário no início de cada ano fiscal da sua empresa e refaça no final do período. Isso ajuda a manter a organização. E também serve para certificar que o seu controle de estoque está correto.

Mantenha esse hábito padronizado, identificando e classificando os produtos sempre da mesma maneira.

Fornecedores

A gestão de estoque não depende somente do seu planejamento. É fundamental sempre ter um alinhamento com fornecedores sobre os custos e prazos de entrega.

Por isso, mantenha contato com diferentes fornecedores e negocie valores. Especialmente se o volume de compras for alto.

Outra dica é, sempre que suas encomendas chegarem, faça o cadastro de entrada no estoque.

Giro de estoque

Estoque parado significa dinheiro parado! Se você possui produtos parados, infelizmente a sua gestão de estoque não é eficiente e você pode estar perdendo dinheiro.

O dinheiro que você investiu nesses produtos está parado. A ideia é aproveitar as oportunidades para vendê-los, dessa forma, você consegue capital de giro e libera seu estoque.

Uma opção excelente é utilizar a Black Friday e disponibilizar promoções. Ofertar os produtos com preço de custo ou bem abaixo do valor que era vendido inicialmente. Essa estratégia deixa o produto mais atrativo para o consumidor.

Automatize seu estoque

Utilizar uma ferramenta de automatização de estoque pode ser uma boa estratégia para reduzir custos, tempo operacional e falhas na execução dos pedidos.

As principais vantagens são:

  • Eficiência no gerenciamento por meio da automação de estoque;
  • Aproveitamento do capital de giro;
  • Satisfação do cliente.

É importante manter uma boa gestão de estoque. Uma gestão permite prever necessidades de compras, reduzir perdas e obter condições de negociação melhores com fornecedores.

Se você gostou dessas dicas de gestão de estoque, conte com a a55 para repor seu estoque!

Como a a55 pode ajudar a sua empresa a crescer?

Muitas empresas têm necessidade de financiamento para apoiar sua jornada de crescimento. Existem diversas linhas de crédito no mercado e as fintechs, como a a55, são ótimas alternativas para as empresas da nova economia. Nossa missão é ajudar a sua empresa a crescer.

Com um processo 100% online, justo e transparente, já financiamos mais de 250 empresas no Brasil e no México.

Solicite uma linha e vamos crescer juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 4 =