Grupos de moda, InBrands e Morena Rosa, se preparam para Black Friday histórica no e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Black Friday

Grupos de moda, InBrands e Morena Rosa, se preparam para Black Friday histórica no e-commerce

Grupos de moda, InBrands e Morena Rosa, se preparam para Black Friday histórica no e-commerce

Com o crescimento expressivo do comércio eletrônico em 2020, os grupos InBrands e Morena Rosa, gigantes da moda, se preparam para Black Friday que promete ser histórica.

Dentre as principais ações estratégias para a data estão a captação de leads e investimentos em experiência de compra dentro dos sites, com a solução da SmartHint, sistema de busca inteligente e recomendação.

“Para 5 das marcas de moda premium do Grupo InBrands, Ellus, Richards, Salinas, Bobstore e VR Collezioni, iremos fortalecer nossa prospecção de clientes para a Black Friday, reforçar as campanhas de captação de leads e preparar uma base de retargeting. Dessa forma, atuamos de maneira estratégica em 360 graus na atração e conversão de vendas e consumidores”, afirma Fogaça, head de e-commerce do grupo InBrands.

Mas o executivo acredita que não adianta levar o cliente até a loja se o site não oferece uma boa experiência de compra, principalmente em um data tão agitada e disputada como é a Black Friday. Por isso, está apostando na busca inteligente e nas vitrines de recomendação da SmartHint para aumentar a conversão:

“No site das marcas, para otimizar a conversão, apostamos nas soluções da SmartHint, tanto na busca, como nas vitrines, com seus inteligentes algoritmos de recomendações”, conta Fogaça.

O Grupo Morena Rosa está seguindo um caminho bem semelhante:

“Nas marcas do Grupo Morena Rosa — Morena Rosa, Iódice, Maria Valentina, Zinco e Lebôh — , começamos mirando na captação de leads e inclusão de pessoas em nosso funil de conversão. A estratégia será o lançamento de landing pages de captação, para que possamos usar com assertividade este volume de pessoas em nossa base”, conta Mauricio Didimo, head de e-commerce e estratégia digital do Grupo Morena Rosa.

E devido ao tráfego que desejam atrair com tais estratégias, o grupo também investiu em experiência de compra dentro das lojas virtuais para fidelizar os novos clientes:

“Nos sites, apostamos na busca inteligente da SmartHint e nas vitrines personalizadas. Assim, mantemos os clientes no funil de vendas oferecendo a melhor experiência de compra possível”.

Os preparativos estão intensos e as expectativas também:

“Estamos nos preparando e com as melhores expectativas para quebrarmos todos os nossos recordes de vendas nesta que será uma Black Friday histórica”, declara Fogaça.

Inovações para o mundo da moda

Além das tradicionais vitrines autônomas de recomendação com inteligência artificial, que estão no mercado desde 2017, e os pop-ups de retenção, a SmartHint tem lançado muitas novidades para elevar a experiência de compra dentro das lojas virtuais.

No início do ano, lançou a busca inteligente, também com inteligência artificial, dotada de alta velocidade e similaridade fonética. Mas, ao longo do ano, foi aprimorando a tecnologia e divulgou o lançamento de outras funcionalidades que fazem toda a diferença no mundo da moda e que também têm sido utilizadas pelos grupos InBrands e Morena Rosa, como:

  • Busca por cor com reconhecimento de imagem: os consumidores mais decididos buscam os produtos dessa forma, pois sabem exatamente a cor que querem. Essa funcionalidade automatiza esse tipo de busca, pois a inteligência identifica a cor através do reconhecimento de imagem, mesmo que ela não esteja descrita no título ou descrição. Isso melhora a experiência do usuário, além de diminuir o trabalho da equipe e evitar possíveis erros, pois sem essa tecnologia, é preciso cadastrar manualmente a cor e/ou cores de cada produto.
  • Busca comportamental: mostra os resultados mais relevantes e personalizados para cada cliente no campo de busca, através de análises comportamentais de navegação. Se o usuário navegou e clicou em bermudas jeans, a inteligência reconhece essa preferência e quando ele digitar “bermuda” no campo de busca, os primeiros resultados serão das mesmas bermudas jeans que se interessou antes.
  • Vitrine “Compre junto”: esse tipo de vitrine consiste em oferecer um produto, ou mais, complementar ao que o cliente estava buscando inicialmente. Se ele está vendo uma saia jeans, a “compre junto” pode aparecer logo abaixo, sugerindo que ele compre um cinto e/ou uma blusa em conjunto com a saia. Mas a “Compre junto” da SmartHint usa inteligência artificial, sendo totalmente automatizada. Isso significa que todo o processo da compra casada é feito de forma automática, sem precisar que um profissional configure e cadastre item por item.
  • Vitrine “É do seu gosto? Então veja estes produtos similares” ou “Produtos similares”: nesse tipo de vitrine, a inteligência identifica, como um ser humano, características de texto e imagem (cor, textura, formato etc.) dos itens mais interessantes para o cliente, através de análises de navegação e, assim, sugere outros com qualidades semelhantes. Ela é montada tendo como base os itens mais similares ao produto que está sendo visualizado, ordenando do mais similar para o menos similar.
  • Vitrine “Compra por look”: esse tipo de vitrine favorece o cross sell, pois, quando o cliente clica em um produto, uma camisa, por exemplo, a inteligência artificial, através do reconhecimento de imagem, identifica as outras peças que o modelo está usando, como calça e sapato, e sugere a venda do look em conjunto na vitrine, estimulando o aumento do ticket médio.

Pra saber mais sobre a tecnologia da SmartHint, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 3 =