Inteligência Artificial (IA) no e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

Inteligência Artificial (IA) no e-commerce

Inteligência Artificial (IA) no e-commerce

Segundo a Accenture, a inteligência artificial pode aumentar a produtividade dos negócios em até 40%, e 87% das organizações empresariais globais acreditam que a IA lhes dará uma vantagem competitiva. O que a torna tão poderosa? A capacidade de coletar e analisar uma grande quantidade de dados para encontrar padrões e, em seguida, agir de acordo.

O algoritmo da Netflix recomenda séries com base nos seus interesses.

A Amazon analisa seu histórico de compras para mostrar produtos relacionados.

O Spotify cria listas de reprodução com músicas semelhantes às que você costuma ouvir.

Estes são apenas alguns exemplos das infinitas possibilidades do aprendizado de máquina: uma tecnologia que molda o futuro das compras online, que muitas lojas de comércio eletrônico já estão implementando.

De acordo com uma pesquisa do Statista, 70% dos tomadores de decisão no setor de comércio eletrônico acreditam que a IA melhoraria seus negócios fornecendo personalização nos próximos anos, e mais de 51% disseram que é algo em que estão trabalhando ativamente para impulsionar o crescimento dos negócios. .

Sempre que ouvimos as palavras inteligência artificial (IA)”, a primeira coisa que vem à nossa mente é um dispositivo de enredo maluco geralmente apresentado em filmes e romances de ficção científica. No entanto, quando se trata do setor de comércio eletrônico, a IA gira em torno do conceito de algoritmos e tecnologias de aprendizado que fornecem a base para automação e muito mais.

Busca inteligente

Muitos clientes usam a caixa de pesquisa para encontrar produtos em um site de comércio eletrônico. Nem é preciso dizer que esses clientes têm maior probabilidade de fazer uma compra em comparação com aqueles que estão apenas “olhando vitrines”. Encontrar o item real desejado é o maior problema aqui. Para muitos, mesmo depois de usar palavras-chave relevantes, muitas vezes não encontram o que procuram.

Mas, com inteligência artificial conectada, você garante resultados de pesquisa mais precisos na sua loja, pois ela considera a intenção do usuário, o contexto, as preferências e o comportamento dele no site. Tudo isso em milésimos de segundos.

Personalização

Um dos usos mais poderosos da IA ​​para melhorar as vendas e os KPIs da loja online é a personalização do conteúdo. Todos nós gostamos de ser tratados com exclusividade e nos sentirmos únicos. Seus clientes não são exceção. A evolução da inteligência artificial nos últimos anos permitiu o desenvolvimento de funcionalidades como blocos personalizados, que oferecem às lojas online a possibilidade de adaptar a informação, produtos e ofertas a cada utilizador em tempo real quando navega no seu site.

Lide com avaliações falsas

Mas a inteligência artificial de auto aprendizagem está se tornando muito boa em identificar todos os tipos de avaliações falsas. Esses sistemas podem analisar padrões de texto, estilos de escrita e formatação para marcar imediatamente aqueles que parecem suspeitos.

Otimização de vendas cruzadas

Cross-selling é uma estratégia que consiste em oferecer aos usuários vários produtos relacionados para que eles comprem todos juntos.

Marketing eficaz

O marketing de comércio eletrônico trata de entender o comportamento de seus compradores e modificar suas ofertas de acordo com o mesmo. Usando IA, os profissionais de marketing de comércio eletrônico podem entender seus clientes e identificar suas preferências de maneira fácil e efetiva para segmentá-los em diferentes grupos para um marketing eficaz.

Todos sabemos que o sucesso de um site de comércio eletrônico depende muito da satisfação do cliente. Agora é a hora de estar no game do e-commerce de forma competitiva, utilizando a IA.

 

Conteúdo desenvolvido por Josele Delazeri – CCEO da Get Commerce, e diretora de conteúdo ABComm.

5 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 7 =