“Les Horribles Cernettes”: A Primeira Imagem Publicada na Internet – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
HistóriaNotícias

“Les Horribles Cernettes”: A Primeira Imagem Publicada na Internet

“Les Horribles Cernettes”: A Primeira Imagem Publicada na Internet

Em 1992, um momento significativo na história da Internet ocorreu no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear): a primeira imagem foi carregada para a web. Este evento não apenas marcou um avanço técnico significativo, mas também adicionou um novo nível de expressão humana ao espaço digital. A imagem em questão retratava “Les Horribles Cernettes”, um grupo musical composto por colegas do CERN. Neste artigo, exploraremos a história por trás dessa imagem pioneira e seu impacto na web.

 

A História das “Les Horribles Cernettes”

“Les Horribles Cernettes” era um grupo musical formado por funcionárias e afiliadas do CERN, que se apresentava em eventos da instituição e festas. O grupo ganhou uma certa notoriedade dentro da comunidade do CERN, misturando humor e música em suas performances. A fotografia que marcaria a história foi tirada por Silvano de Gennaro, um funcionário do CERN, durante uma dessas performances.

 

A Primeira Imagem Digitalizada para a Web

A imagem de “Les Horribles Cernettes”, capturada por de Gennaro, foi digitalizada e carregada para a web por Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, como uma demonstração das capacidades gráficas da web. A foto mostrava Angela Higney, Michele de Gennaro, Colette Marx-Nielsen e Lynn Veronneau, todas membros do grupo. Curiosamente, a escolha dessa imagem como a primeira a ser carregada na web foi mais uma questão de conveniência e interesse pessoal do que um ato planejado para fazer história.

 

Impacto e Legado

O carregamento dessa imagem representou um marco importante na evolução da Internet de um espaço predominantemente textual para um meio rico e multimídia. Demonstrou a capacidade da web de compartilhar não apenas textos, mas também imagens, abrindo caminho para o desenvolvimento futuro de sites mais visuais e interativos.

 

A Web como Espaço para a Expressão Humana

A história de “Les Horribles Cernettes” e sua fotografia destacam a web como um espaço para a expressão humana em todas as suas formas. Desde essa primeira imagem, a web evoluiu para suportar uma vasta gama de conteúdo multimídia, permitindo que as pessoas compartilhem suas histórias, artes e ideias com um público global.

 

Do Texto à Imagem

A transição da web de um espaço puramente textual para um ambiente rico em multimídia pode ser simbolizada pela publicação da fotografia de “Les Horribles Cernettes”. Este evento não apenas demonstrou as capacidades técnicas em evolução da web, mas também enfatizou seu potencial como um meio para compartilhar a experiência humana em todas as suas dimensões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 3 =