O ano só começa depois do Carnaval para o e-commerce? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Notícias

O ano só começa depois do Carnaval para o e-commerce?

O ano só começa depois do Carnaval para o e-commerce?

Por: Camila Belarmino – Diretora de E-commerce na Infracommerce

Camila Belarmino – Diretora de E-commerce na Infracommerce – Formada em Marketing e com MBA em Mídias Digitais, mais de 16 anos de experiência no mercado de e-commerce, com passagens por grandes nomes do varejo online brasileiros como Fast Shop, Saraiva e Avon. Nos últimos 5 anos, focada em Client Success na BRCT, Synapcom e Infracommerce onde geri operações multi-categorias de clientes como Groupe SEB, Diageo, Swarovski, Estrela e outros.

Assim como no restante do ano, os meses de janeiro e fevereiro tem metas a serem batidas pelos e-commerces. Mas justamente nesse começo de ano, há alguns acontecimentos que impedem as lojas online de lucrar, como é esperado em datas como o Dia do Consumidor, Dia das Mães e Dia dos Namorados, onde o faturamento está deslanchando de vento em popa. Férias escolares, Carnaval e um movimento não tão favorável ao consumo, que não esteja ligado ao turismo, podem impactar diretamente o retorno de vendas de início de ano.

Diante desse cenário, como driblar as adversidades e conseguir equilibrar as contas ao longo do ano, mesmo com janeiro e fevereiro sendo dois meses mais amenos para o varejo? O primeiro ponto que destaco aqui, neste artigo, é ter um planejamento anual muito bem estruturado. Junto a isso, há outros setores em que você pode investir e que podem ajudar o seu e-commerce a recuperar o fôlego depois do Carnaval. Continue a leitura e saiba como aplicar algumas estratégias de vendas!

Invista em um planejamento anual

Um passo antes de pensar em recuperar as vendas depois de janeiro e fevereiro, está a importância de ter um planejamento de e-commerce para 2024. Você deve traçar as metas a serem alcançadas em cada mês do ano, levando em consideração a realidade do seu modelo de negócio, as estatísticas dos anos anteriores e a análise do seu nicho de mercado. Assim, você consegue delimitar objetivos claros e possíveis de serem atingidos, evitando surpresas ou frustações por não conseguir vender a mesma quantidade de produtos em janeiro e em novembro, que é um mês mais promissor para o e-commerce.

Além de tudo isso, com um planejamento anual definido, fica mais fácil colocar as campanhas de marketing em prática e aumentar a divulgação da sua loja online. Quanto mais pessoas sabem da sua presença no digital, maiores são as chances de atrair e reter um público mais amplo e qualificado, no caso de você ter uma segmentação bem executada.

 

Recupere as vendas online depois do Carnaval

Então, chegamos em uma etapa em que você identificou que as vendas da sua área de atuação são mais baixas em janeiro e fevereiro. Ok, mas e depois disso? O que fazer para recuperar o tempo perdido e voltar a vender mais no e-commerce depois do Carnaval? Abaixo, trago alguns pontos em que você pode investir para dar uma guinada nas vendas, respeitando a sua margem de lucro e as metas estabelecidas
no planejamento de 2024.

Datas sazonais: Aproveite o gatilho de vendas das datas sazonais para ampliar público e vendas. Tenha em mente que os consumidores esperam por promoções e ofertas especiais em datas com cunho comercial, então, invista nessa estratégia. Saiba, também, em quais datas focar, dependendo do seu segmento de mercado. Neste primeiro semestre, há três sazonalidades principais para o varejo, de modo
geral: Dia do Consumidor (15/03), Dia das Mães (12/05) e Dia dos Namorados (12/06).

Promoções para clientes fiéis: Essa é a chance de aproximar o seu cliente da sua marca. Envie vouchers, cupons e brindes exclusivos para quem já comprou na sua loja online. Isso faz com que o consumidor se sinta especial e ganhe uma motivação a mais para voltar a comprar com você. Sendo assim, essa é uma estratégia de retenção e fidelização de clientes.

Controle de estoque: Para que você consiga rodar promoções, datas sazonais e outras campanhas dentro da normalidade, você precisa fazer um controle de estoque eficiente. Nada mais desmotivador para o cliente do que comprar um produto e na hora da entrega, não ter mais o item em estoque. Pior ainda quando o pedido desse cliente é para presentear alguém especial, como acontece no Dia dos Namorados. Por isso, fique atento a esse ponto.

Gestão logística: Atrelada ao controle de estoque, está a execução de uma logística eficiente. Todos os processos devem estar em dia para que você não tenha dores de cabeça. Desde o armazenamento, à separação de produtos, ao envio das mercadorias, tudo deve funcionar com a excelência que o mercado de vendas online exige. Dentro deste item, também está a logística reversa, conhecida pelos consumidores como a política de trocas e devoluções, sendo essa uma etapa que também deve estar bem azeitada para não manchar a imagem da sua empresa.

Há outros pontos que você pode, e deve, investir para garantir o lucro do seu negócio no digital. Aqui, ainda posso citar a oferta de diversas formas de pagamento, a utilização das últimas novidades em tecnologia, inteligência artificial e análise de dados. Mas tudo, exatamente tudo, vai depender da sua realidade de negócio e do seu segmento de atuação, como já citei lá no início do artigo. Portanto, o ano começa sim antes do carnaval, esse período é a hora de “colocar a casa em ordem” para deslanchar seu e-commerce no resto do ano e saiba identificar o que
faz sentido para o seu e-commerce e, se for preciso, conte com especialistas de
mercado para traçar as melhores estratégias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezoito =