Online e em nuvem: O ERP ideal  – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
TECNOLOGIA

Online e em nuvem: O ERP ideal 

Online e em nuvem: O ERP ideal 

Os últimos meses mostraram que a tecnologia é um mecanismo que veio para facilitar nosso trabalho, nossas relações interpessoais, nossos estudos. Ferramentas de tecnologia nos fazem otimizar tempo de trabalho e tornam processos cada vez mais integrados. 

O armazenamento, a indexação, a pesquisa e o acesso de dados em uma empresa acaba por demandar recursos que poderiam ser mais bem empregados em tarefas que estivessem focadas no negócio. Nesse caso, o ERP em nuvem mostra-se uma estratégia inteligente para lidar com a tecnologia, sem gastar mais do que se deve. Todos os tamanhos de negócio se beneficiam com a ferramenta e passam a contar com vantagens importantes, como a administração remota e o aumento de eficiência nos processos. 

Transformação digital 

O sistema de gestão ERP surgiu para facilitar os processos diários e unificar a organização da empresa, números, compras e vendas, além de integrar o estoque, emitir notas fiscais e realizar integrações logísticas e a marketplaces. Quando falamos em transformação digital, ela deixa de ser uma tendência e passa a ser uma realidade dos negócios. 

Manter a rotina de gestão do negócio digitalizada é saudável para a vida financeira do negócio e também um formato inteligente de trabalho para o empreendedor e seus colaboradores, que cada vez mais, podem trabalhar remotamente ou presencial sem perder a qualidade e a conectividade com a empresa. 

 

Como funciona o sistema de gestão em nuvem?

O sistema de gestão em nuvem (o cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem) permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Ele é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema, o que possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Ou seja, o varejista pode gerenciar as tarefas sem sair de casa ou estando em qualquer ambiente e utilizando qualquer dispositivo (tablet, celular, computador). 

O sistema em nuvem também diminui trabalho relacionado a atualizações de sistema e garante que todas as informações fiquem armazenadas de forma segura em nuvem, o que permite aos colaboradores autorizados acessar remotamente o sistema e suas informações. 

Vantagens em utilizar um ERP em nuvem:

Comparado ao armazenamento local, o ERP em nuvem funciona de forma automática, salvando também backups. Além da facilidade de gerir remotamente o negócio, outro ponto fundamental é a segurança que o sistema de gestão em nuvem garante. Confira outras vantagens: 

 

  • Acesso sem barreiras: acessar as informações da empresa atualizadas, sem precisar abrir planilhas pesadas, ou imprimir materiais. O sistema estando em nuvem, possibilita o empresário, ou qualquer funcionário autorizado, a acessar informações em qualquer horário e local;

 

  • Organização: com as informações sendo atualizadas a qualquer lugar, também passa a ter maior organização nos processos e consequentemente o aumento de produtividade. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios.

 

  • Mobilidade: Podendo acessar os dados do seu negócio em qualquer plataforma e local, a mobilidade ganha sentido e poderá demonstrar números durante reuniões ou congressos de trabalho. O sistema global de servidores que operam em um único ecossistema possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

 

  • Redução de custos: Além de reduzir custos pequenos como é o caso de impressão de planilhas, e diminuir custo de horas de trabalho em construção e organização manual dessas planilhas, o sistema em nuvem também reduz o espaço físico utilizado para armazenamento de arquivos, contratos e documentos. Tudo fica armazenado no sistema online. Toda a estrutura e profissionais de TI que seriam necessários para controlar a infraestrutura não serão mais necessários, podendo aplicar esse investimento em outras áreas. 

 

  • Integração: A unificação das informações de compras, vendas, estoque ou entregas ficam atualizadas no sistema, mesmo que o trabalho esteja sendo feito remotamente. Por isso, integrar os setores da empresa através de um ERP é fundamental para que isso aconteça de forma fluida, podendo inclusive, emitir notas fiscais e boleto de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Sincronizar as informações garante que, mesmo na gestão de múltiplos canais de venda, a gestão se mantenha descomplicada e atualizada. 

 

O sistema de gestão ERP já é um grande aliado dos empreendedores. No mundo online, no e-commerce, a vantagem de integrar os setores e gerir o negócio remotamente através de um sistema em nuvem e online, é uma forma de garantir ainda mais vantagens e o ERP passa a ser um aliado e o empreendedor também pode pensar no trabalho de forma mais dinâmica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =