Vitrines de recomendação com inteligência artificial aumentam a exposição de produtos em loja de moda sustentável – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
TECNOLOGIA

Vitrines de recomendação com inteligência artificial aumentam a exposição de produtos em loja de moda sustentável

Vitrines de recomendação com inteligência artificial aumentam a exposição de produtos em loja de moda sustentável

 

A Stoned Shop, loja virtual de roupas irreverentes e sustentável, apostou nas vitrines de recomendação com inteligência artificial da SmartHint para dar maior visibilidade para as peças. Com isso, houve aumento das páginas acessadas por sessão, aumento do ticket médio e da taxa de conversão.

“Por conta das vitrines, a quantidade de páginas acessadas por sessão aumentou. Como temos diversas estampas, sem as vitrines, muitas vezes os clientes acabavam nem sabendo da existência de outros produtos que eles poderiam curtir”, explica Rafael Wencel, sócio fundador da Stoned Shop.

O aumento nas sessões influenciou diretamente em outros indicadores: “o principal resultado foi a maior exposição de nossos produtos através de inteligência artificial e, por consequência, aumento do ticket médio e também da porcentagem de conversão”, afirma Rafael.

Para o empresário, outro diferencial é que a loja tem a possibilidade de alterar o nome de cada vitrine no próprio painel da SmartHint, deixando mais com a cara da marca.

“Além de tudo isso, algo que me encanta e que sempre gostei muito na SmartHint é a agilidade na resolução de problemas. Algumas vezes tivemos alguns imprevistos que foram resolvidos rapidamente pela equipe”, conclui Rafael Wencel.

Inteligência artificial e personalização da experiência

A inteligência artificial da SmartHint faz análises de navegação, identifica o perfil de cada usuário e mostra as vitrines mais adequadas com os produtos mais relevantes para cada cliente. Isso permite que a exposição dos produtos seja maior, além de melhorar a experiência de consumo por oferecer uma experiência personalizada, mostrando aquilo que tem mais chances de interessá-lo.

A personalização é hoje um aspecto essencial, principalmente para o segmento de moda, que trabalha com produtos de caráter tão pessoal e com tantas opções de modelos e cores diferentes.

Vitrines especiais para o mundo da moda

A SmartHint, sistema de busca inteligente e recomendação, tem mais de 16 tipos de vitrines que utilizam inteligência artificial e atendem diversos segmentos. Mas algumas delas se destacam pela relevância que têm para e-commerce de moda.

Vitrine “Compre junto”

Consiste em oferecer um produto ou mais complementar ao que o cliente estava buscando inicialmente. Se ele está vendo uma saia jeans, a “Compre junto” pode aparecer logo abaixo, sugerindo que ele compre um cinto e/ou uma blusa em conjunto com a saia.

Mas a “Compre junto” da SmartHint usa inteligência artificial, sendo totalmente automatizada. Isso significa que todo o processo da compra casada é feito de forma automática, sem precisar que um profissional configure e cadastre item por item.

Vitrine “É do seu gosto? Então veja estes produtos similares”

Nessa vitrine, a inteligência identifica, como um ser humano, características de texto e imagem (cor, textura, formato etc.) dos itens mais interessantes para o cliente, através de análises de navegação. E, assim, sugere outros com qualidades semelhantes. Ela é montada tendo como base os itens mais similares ao produto que está sendo visualizado, ordenando do mais similar para o menos similar.

Vitrine “Compra por look”

Esse tipo de vitrine favorece o cross sell. Quando o cliente clica em uma camisa, por exemplo, a inteligência artificial, através do reconhecimento de imagem, identifica as outras peças que o modelo está usando, como calça e sapato, e sugere a venda do look em conjunto na vitrine, estimulando o aumento do ticket médio.

Pra saber mais sobre a tecnologia da SmartHint, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − doze =