Por que otimizar os artigos do blog do seu e-commerce? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing Digital

Por que otimizar os artigos do blog do seu e-commerce?

Por que otimizar os artigos do blog do seu e-commerce?

Além de ser uma ferramenta fundamental de SEO para e-commerce, um blog pode ajudar a maximizar a satisfação dos clientes online. A razão disso é que oferecer conteúdos de qualidade e que resolvam as dores dos seus clientes é uma das melhores estratégias de marketing e relacionamento para garantir consumidores fiéis – e ranquear nas primeiras posições do Google, é claro.

Em 2022, o buscador mais usado no planeta liberou uma atualização do seu mecanismo de pesquisa que prioriza conteúdos que de fato ajudem o usuário, também conhecido como Helpful Content Update. Com isso, tornou-se ainda mais importante oferecer informações conforme a intensão de busca do usuário.

Por exemplo, digamos que você tenha um e-commerce de produtos de beleza. Além de mostrar os diferenciais dos produtos que vende, é importante também compartilhar informações que respondam a perguntas do seu público-alvo, como, por exemplo, “como evitar a pele seca no inverno?”. 

Ao oferecer um conteúdo de valor, que resolve o problema de quem está lendo, você começa uma relação de gratidão. Assim, quando aquela pessoa for comprar um produto para evitar a pele seca no inverno, ela certamente vai priorizar o seu e-commerce para realizar a compra.

Então vamos primeiro entender o que é a otimização de artigos de blog e como fazê-la, e depois demonstraremos a sua importância para aumentar as vendas da sua loja virtual.

Otimização de artigos para blog

A otimização ou atualização dos artigos de blog faz parte de uma prática da estratégia de SEO denominada pruning, que significa “poda”. Podar conteúdos do blog funciona como a poda das plantas – o intuito é fazê-las crescer mais e com mais força.

Para começar o pruning de um blog de e-commerce é necessário analisar os conteúdos mais relevantes e entender como é possível melhorá-los para que eles:

  1. ranqueiem melhor;
  2. atendam a intenção de busca dos usuários;
  3. contenham todas as informações atualizadas sobre o tema.

Tomemos como exemplo o blog de uma ótica online. Digamos que você tenha publicado em 2021 um artigo sobre lentes antirreflexo e outros tratamentos para lentes de óculos. Durante o ano de 2022, esse artigo teve uma performance mediana porque estava ranqueando apenas para tratamentos de lentes de óculos e não para lentes antirreflexo. Como fazer para ranquear melhor em ambos os termos?

A solução aqui é simples: manter o conteúdo original com foco em tratamentos para lentes de óculos, e criar um novo conteúdo com foco maior em lente antirreflexo, respondendo às dúvidas dos usuários apenas sobre esse tipo de tratamento, sem incluir os demais.

A otimização de conteúdo também vale para datas comemorativas. Um blog de e-commerce deve ter conteúdos relacionados ao calendário comercial conforme o segmento da loja virtual, com dicas de presentes, promoções, etc… Esses conteúdos devem ser atualizados todos os anos, buscando maior relevância perante o buscador, mas também oferecendo informações atualizadas para os usuários, afinal de contas as dicas de presentes de 2022 vão ser diferentes em 2023, conforme os lançamentos de cada mercado.

Essas otimizações também devem seguir a intenção de busca do usuário, ou seja, entender o que as pessoas estão buscando e oferecer a resposta. Em 2022, um e-commerce de eletrônicos conseguiu mais de 400 cliques em apenas um dia a partir de um conteúdo sobre “como comprar de forma segura na Black Friday”. Ao longo de Novembro, foram mais de 4 mil cliques! Ou seja, essa é uma forma rápida de obter resultados com produção de conteúdo.

Acessos de artigo otimizado segundo intenção de busca do usuário na Black Friday 2022

Com esses exemplos, fica claro que otimizar os conteúdos do blog do seu e-commerce é uma forma de atender melhor o seu cliente e conquistar mais cliques, melhorando seu posicionamento no Google. O pruning de conteúdos também ajuda a manter apenas conteúdos relevantes no seu site, e com isso ele terá um crescimento constante e saudável, sem galhos secos ou posts irrelevantes para o seu público-alvo.

Após colocar a otimização de conteúdos de blog em prática, não esqueça de usar os blog posts como parte de sua estratégia de inbound marketing, direcionando os usuários para inscrição de newsletter ou para a compra de produtos no seu site!

—–

Artigo por Anna Carolina Neiva, especialista de conteúdo na edrone

 

3 comentários
  1. Jeías

    Uma das possibilidades é organizar campanhas ou eventos de lançamentos que sejam chamativos e estimulem as pessoas a entrarem na sua loja ou buscar pelos seus serviços. Outra opção é investir nas vitrines ou na decoração do seu estabelecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =