Robotização não é ficção científica. Sua empresa já está preparada? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Capacitação

Robotização não é ficção científica. Sua empresa já está preparada?

Robotização não é ficção científica. Sua empresa já está preparada?

Por Thiago Souza

O que você pensa quando falamos sobre robotização? Apesar de ser um conceito cada vez mais importante dentro das grandes empresas, alguns profissionais ainda associam esse termo aos filmes de ficção científica.

Porém, é preciso deixar de lado a imagem de robôs humanoides capazes de realizar diversos feitos atléticos e sobre-humanos. Estamos falando do uso da tecnologia para promover saltos de desempenho dentro das empresas – explorando os robôs para automatizar tarefas manuais e repetitivas.

Quer entender melhor como os robôs podem sair da tela do cinema para ajudar a sua empresa? Então confira logo a seguir.

O QUE É ROBOTIZAÇÃO?

Se a robotização não está relacionada ao Robocop ou ao Homem Bicentenário, exatamente do que estamos falando?

O termo robotização se refere à Automação Robótica de Processos (ou RPA – Robotic Process Automation). Trata-se de um software capaz de executar as mesmas atividades de um profissional humano. Ou seja, ele opera o computador, usa o teclado, clica no mouse, acessa sites, faz pesquisas, entre muitas outras tarefas. Com um diferencial: ele é mais rápido e preciso.

Imagine um funcionário mais ágil e eficiente que todo o restante da equipe. Ele não precisa descansar, tirar férias ou trabalhar somente 8 horas por dia. É exatamente isso que a robotização pode proporcionar.

É importante destacar que a robotização se difere da automação tradicional – que necessitava da supervisão constante e ação humana em casos de falhas. Por outro lado, a robotização é mais avançada por apresentar uma flexibilidade para adequação às adversidades em caso de falha processual, sem dependência da ação humana.

A IMPORTÂNCIA DA ROBOTIZAÇÃO DOS PROCESSOS – RPA

O RPA tem o objetivo de eliminar a necessidade de intervenção humana na realização de atividades baseadas em rotinas manuais e repetitivas.

Imagine o processo de emissão de guias de tributos no site da RFB, ou no site de cada SEFAZ. Em vez de digitar todas as informações manualmente em cada site de acordo com o valor apurado de impostos, a robotização pode proporcionar uma automação inteligente desse processo. Assim, todas as guias são automaticamente geradas após a apuração sem nenhuma interação humana – agilizando o processo e reduzindo as chances de erro no preenchimento das informações.

Na prática, a robotização pode ser explorada com diversas utilizações:

  • Automação de processos. Imita as regras de um determinado processo baseado em diretrizes preestabelecidas, executando apenas as funções básicas prescritas pelos seus programadores. Esse é um sistema que consegue dar baixa dos produtos vendidos do estoque de forma automática, por exemplo.
  • Automação de processos inteligentes. Esses sistemas podem ir além de seguir regras e conseguem interpretar dados não estruturados através da verificação cruzada de dados.
  • Plataformas cognitivas. Esses são os robôs que conseguem aprender através de suas experiências de forma muito semelhante aos humanos, conseguindo realizar tarefas complexas sem a intervenção de pessoas.

VANTAGENS DA ROBOTIZAÇÃO

Levar a robotização para o seu negócio apresenta uma série de vantagens. Veja quais são as principais delas:

  1. Integração de informações. A integração das informações, quando feita por meio da RPA, reúne dados de diferentes sistemas utilizados por uma mesma equipe ou mesmo por times diversos dentro da empresa de forma automática – eliminando a possibilidade de erros e aumentando a agilidade nos processos.
  2. Aumento de produtividade. A robotização proporciona uma diminuição do tempo gasto com processos internos. Com base nisso, é possível alocar os funcionários em atividades mais estratégicas e aumentar a produtividade da organização.
  3. Redução de custos com mão de obra. Quando os processos são robotizados, a empresa necessita de menos horas de trabalho dos funcionários. Como consequência, é possível promover uma redução de custos com mão de obra.
  4. Facilidade na estruturação de processos internos. Com menos etapas no desenvolvimento das atividades, torna-se possível estruturar os processos internos com mais eficiência – reduzindo o retrabalho.
  5. Escalabilidade. Os robôs são os aliados perfeitos para promover o crescimento da sua empresa. Eles podem assumir grandes quantidades de trabalhos manuais sem que você tenha que contratar mais pessoas ou reformular os processos internos.

COMO A DOOTAX PODE AJUDAR A ÁREA FISCAL COM ROBOTIZAÇÃO?

A Dootax oferece soluções de robotização para a área fiscal, viabilizando uma redução da carga de trabalho mensal. Trata-se de uma plataforma que oferece uma ferramenta que automatiza tarefas – incluindo emissão de documentos fiscais, pagamento de tributos, armazenamento de documentosmanifesto do destinatário e muitos outros recursos.

Você já conhecia o conceito de robotização? Quer entender melhor como esse conceito pode ser aplicado para aumentar a produtividade no seu negócio? Então confira este webinar feito em parceria com a Fhinck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 13 =