Sistema de gestão para e-commerce: quais são suas vantagens? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
OPERAÇÃO

Sistema de gestão para e-commerce: quais são suas vantagens?

Sistema de gestão para e-commerce: quais são suas vantagens?

O crescimento do e-commerce já vinha em uma linha crescente há alguns anos, mas em 2020, por motivo do isolamento social, durante a Pandemia do Covid-19, comprar e vender na internet foi um meio seguro para quem compra e uma ótima alternativa para quem vende. Nesse cenário, os lojistas precisam cada vez mais atender às transformações do mercado para estar próximo ao consumidor do nosso tempo, que tem por objetivo buscar boas experiências de compra. 

Assim como um negócio físico, uma loja virtual precisa dispor de um sistema de gestão online para fazer a gestão integrada do seu negócio, facilitando os processos de trabalho e organizando o e-commerce, desde cadastros dos produtos até as integrações logísticas, podendo oferecer uma melhor experiência ao consumidor. 

Talvez o maior benefício a ser destacado é que com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados e tomar atitudes mais assertivas nas decisões que impactarão o futuro da empresa.

Mesmo o sistema de gestão ERP não ser indicado somente para negócios online, é neste formato que é possível usufruir de sua potência máxima em todas as suas funções, não somente controlar o estoque, a gestão financeira e emitir notas fiscais e boletos, mas também integrar aos marketplaces, gerir múltiplos canais, e realizar integrações logísticas. 

A utilização do sistema de gestão também é uma forma de diminuir o uso de planilhas e anotações manuais de gerenciamento, sendo uma forma eficiente de registrar e organizar informações referentes a clientes, fornecedores e produtos. 

Quem quer vender pela internet precisa entender que sempre é válido se apresentar ao consumidor através da linguagem que ele prefere, por isso, estar disponível em múltiplos canais através da experiência mobile de compra também é fundamental para estar à frente nas vendas online. Para isso, cada vez mais o seu produto precisa estar disponível em diferentes canais, de diferentes formas, para fazer o consumidor se aproximar da compra. Ou seja, o comércio físico não será extinto, mas sim, complementado pelo e-commerce que, sem dúvida, veio pra ficar! 

O consumidor é omnichannel, e busca a experiência de compra por canais variados, como redes sociais, lojas virtuais e físicas, testando experiências e identificando qual o formato ideal para ele naquele momento de compra. E para o lojista integrar diferentes canais, um sistema de gestão se faz necessário para oferecer o melhor da sua marca aos clientes. 

Como escolher um sistema de gestão?

Sempre vale averiguar as necessidades do seu negócio antes de contratar um sistema de gestão. Mas, principalmente aos que estão iniciando, vale atentar ao leque de integrações que o ERP oferece, já que é possível vender mais através de vários canais, focando sempre no seu público alvo. Para que isso ocorra tranquilamente, gerenciar os canais com proximidade e controlar a gestão de todos os processos em um sistema único é fundamental. Para vender e manter a identidade da marca é preciso estar com os pilares da qualidade do produto, prazos de entrega e todo o atendimento ao cliente realizado de forma eficiente e sem complicações. 

Outra dica importante é escolher um sistema de gestão em nuvem, ou seja, executado em uma plataforma cloud computing. Para quem não sabe, o termo se refere ao o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet.  Esse recurso se modernizou nos últimos anos por conta da popularização da computação remota e pelo aumento do uso de dispositivos móveis.Todos os formatos e tamanhos de empresas se adaptam facilmente a esse sistema garantindo dois fatores fundamentais: segurança da informação e da possibilidade de se acessar os documentos em qualquer lugar do mundo. Isso se faz muito necessário em um momento onde o trabalho remoto está em alta e o home office se faz presente na rotina dos empreendedores. 

O serviço ERP em nuvem foi criado para ser uma alternativa mais barata e inteligente do que os sistemas convencionais. A partir dele, as empresas passaram a ter acesso a modelos de implantação mais ajustados a suas realidades, modelos unificados de sistema, de rápido acesso e baixo custo.

E por fim, outra grande vantagem de ter um sistema de gestão no seu negócio online são as integrações logísticas. Desde entrega convencional através de transportadora ou Correios até o  ‘pontos de retirada’ de produtos. Essa descentralização logística projeta ainda mais a experiência do consumidor online e off-line.

Ou seja, o sistema de gestão online é uma ferramenta aliada para facilitar o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e também possui um sistema eficientes de controles internos e até o produto ser entregue ao cliente. A jornada de compra inteira passa pelo sistema de gestão, e ele passa a se tornar parte da sua equipe de trabalho, descomplicando o Ecommerce e criando novas formas de pensar o comércio virtual. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 3 =