Use o frete como gatilho mental poderoso no seu e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Logística no e-commerce

Use o frete como gatilho mental poderoso no seu e-commerce

Use o frete como gatilho mental poderoso no seu e-commerce

Já ouviu falar em gatilhos mentais? Quer aprender como usar o frete de um jeito diferente para estimular as vendas? Acompanhe este artigo e descubra como essa dupla pode ajudar.

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são circunstâncias ou estímulos externos que podem ser ativados pelo cérebro a qualquer momento e são capazes de influenciar as pessoas a tomarem uma determinada decisão.

A princípio eles surgem de forma inconsciente, podendo ser despertados através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Porém os mais usados no e-commerce são a visão e audição.

Os gatilhos mentais costumam ser empregados em vendas, marketing, publicidade, entre outras áreas, como uma técnica de persuasão poderosa.

Confira alguns exemplos para aplicar no seu negócio:

  • Escassez: uma maneira de ativar o gatilho mental da escassez é promovendo promoções por tempo limitado.
  • Prova social: você pode usar esse gatilho na sua loja online mantendo uma seção de comentários e avaliações, pois as pessoas ficam mais confortáveis em tomar uma decisão de compra, se souberem que outros clientes atestam a qualidade do seu produto ou serviço.
  • Autoridade: para ativar esse gatilho vale incluir certificações e selos de segurança e qualidade no site para transmitir confiança aos visitantes.
  • Reciprocidade: um jeito simples de usar a reciprocidade a seu favor é oferecer brindes ou descontos especiais para o próximo pedido como forma de retribuição pela compra.
  • Antecipação: você pode criar expectativas sobre um lançamento ou ação promocional para incentivar as pessoas a acessarem seu site.

Como usar o frete como gatilho mental no e-commerce?

A seguir, veja alguns argumentos que você pode adotar para usar o frete como gatilho mental na sua loja virtual:

  1. Frete grátis: ao oferecer a entrega gratuita para um determinado valor de compra, você estimula o cliente a comprar mais itens para conseguir a isenção dos custos do envio e ainda ativa o gatilho de reciprocidade, pois a pessoa compreende que ganhou algo em troca.
  1. Prazo de entrega: o prazo de entrega pode ser um gatilho mental importante, especialmente quando o comprador quer agilidade. Logo, oferecer modalidades de frete expresso pode ajudar a aumentar as conversões.
  1. Rastreamento online: o rastreamento é uma solução muito útil para melhorar a confiança e fortalecer a sua autoridade com o público e, assim, incentivar a finalização do pedido.

Esses são apenas alguns exemplos de como o frete pode ser usado como gatilho metal no e-commerce. É importante lembrar que para essas ações surtirem efeito, você precisa contar com um parceiro logístico confiável como o Melhor Envio, por exemplo.

Na plataforma, você encontra dezenas de opções de frete, modais de entrega (aéreos e terrestres) e consegue trabalhar com diversas transportadoras privadas e os Correios.

Dessa forma, fica mais fácil oferecer fretes expressos, econômicos e até criar campanhas oferecendo entrega grátis, afinal, envios intermediados pela plataforma têm uma redução de preço de até 80%.

O Melhor Envio também oferece uma ferramenta de rastreamento online totalmente gratuita que pode ser acessada por lojistas e consumidores. Além de pontos de postagem espalhados pelo país para agilizar o envio das suas encomendas.

—-

Redatora: Lucimara Leandro – Melhor Envio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + seis =