Projeto Mercosul Digital cria nova Economia Digital no MERCOSUL – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Eventos e PublicaçõesNotícias

Projeto Mercosul Digital cria nova Economia Digital no MERCOSUL

Iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia e o Mercosul, o projeto Mercosul Digital encerrou suas atividades relacionadas à vertente comércio eletrônico com resultados significativos para a consolidação da estrutura necessária para uma economia digital entre os quatro países-membros do bloco (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai).

Em cinco anos de projeto, o Mercosul Digital gerou investimentos em infraestrutura e tecnologias estratégicas, melhorias na integração produtiva e comercial entre os países, ações que definiram marcos regulatórios para permitir segurança e validade jurídica nos contratos assinados e que propiciam o Governo Eletrônico.

Também foram realizadas ações estratégicas, implantação e upgrade de infraestruturas e autoridades certificadoras, um plano de certificação digital para o MERCOSUL, estudos e diagnósticos realizados sobre temas como geração de confiança na internet, manual de boas práticas de e-commerce, oferta e demanda de produtos e serviços aptos para o e-commerce, ecossistema de comercio eletrônico para as pequenas e médias empresas e estratégias para o uso das normas legais para dar agilidade ao trâmite de documentos.

Entre os principais ganhos, o Uruguai e a Argentina passaram a usar o Carimbo do Tempo, que marca o instante em que um documento eletrônico é assinado, e poderão contar com documentos de identidade eletrônicos assim como notas fiscais eletrônicas. Já no Paraguai, houve implantação da Autoridade Certificadora Raiz do Paraguai, e o projeto impulsionou a aprovação da lei de validade legal da assinatura digital, um grande passo para a informatização no país. E o Brasil, contribuiu com a tecnologia 100% brasileira e estudos que permitiram definir o cenário do comércio eletrônico e mudanças necessárias para sua efetiva realização no bloco.

 

O total do investimento aplicado no projeto foi de 10.500.000 euros:  7.000.000 euros aportados pela União Europeia e 3.500.000 euros aportados pelos quatro países (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

A outra vertente do Mercosul Digital, relacionada à Educação Continuada, permanece em execução com a Escola Virtual do Mercosul (EVM), que tem como foco a capacitação profissional de empresários e funcionários de pequenas e médias empresas em temas de comércio eletrônico.

Saiba mais sobre os resultados do projeto no blog do Mercosul Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =