As mudanças nos hábitos de compra on-line – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

As mudanças nos hábitos de compra on-line

As mudanças nos hábitos de compra on-line

Há mais do que uma razão pela qual as tendências do varejo on-line estão se desenvolvendo e mudando. Mas à medida que avançamos, é hora de dar uma olhada no que exatamente são esses desenvolvimentos, o que isso significa para o setor e, além disso, as maneiras pelas quais varejistas podem se adaptar para atender a essas mudanças.

1. Aqui e agora

Marcas e varejistas estão utilizando plataformas como Whatsapp para se conectar instantaneamente com compradores on-line, e oferecer níveis superiores de atendimento ao cliente.

2. A consciência social e o ativismo influenciam os compradores

As preocupações ambientais, sociais e de governança (ESG) estão se tornando uma consideração integral no varejo. Os clientes estão se alinhando com marcas que marcam presença. As questões ESG influenciam mais da metade dos consumidores. A geração do milênio e a geração Z são mais propensas a considerá-los durante as compras, juntamente com a acessibilidade, de acordo com um relatório da Ernst & Young.

3. Os compradores valorizam a oferta de opções de pagamento flexíveis

É importante observar os métodos de pagamento on-line que você usa atualmente e analisar como eles atendem às necessidades dos clientes agora, além de considerar novas opções – talvez revisando o que seus concorrentes estão oferecendo.

O meio de pagamento escolhido deve oferecer segurança e agilidade.

A utilização do Pix vem ganhando espaço como forma de pagamento preferida pelo e-commerce. Segundo estudo realizado pela consultoria Gmattos, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, a aceitação deste meio de pagamento nas maiores lojas on-line do Brasil cresceu 281%.

4. Os compradores confiam mais nas recomendações dos influenciadores

Nos últimos anos, os influenciadores se tornaram um ingrediente-chave de qualquer estratégia de marketing de comércio eletrônico.

5. O Efeito Amazon

O termo “efeito Amazon” descreve a influência que a internet, o comércio eletrônico e/ou o mercado digital tiveram no modelo de negócios convencional como resultado de mudanças no comportamento do consumidor, expectativas e nível de concorrência no setor. Isso prejudicou muitas empresas tradicionais que são forçadas a competir com o mercado da Internet.

Para competir, as marcas de comércio eletrônico também devem maximizar suas opções de remessa, fornecer incentivos de fidelidade e implantar tecnologia que facilite a compra dos consumidores a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, isso não quer dizer que o efeito da Amazon esteja tornando as compras pessoais obsoletas ou que as marcas de comércio eletrônico não possam usar a plataforma a seu favor, mas sim fazendo com que os varejistas sejam criativos na maneira como atendem às mudanças na demanda de atendimento ao cliente.

6. A ascensão da IA ​​e do Machine Learning

À medida que mais organizações integram o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina em seus processos de trabalho, as empresas de comércio eletrônico adotam rapidamente essas novas tecnologias para promover uma experiência do cliente mais integrada e personalizada.

Com esses recursos sua loja virtual deve funcionar como um vendedor experiente.

Pensamentos finais

As compras on-line chegaram para ficar. Para que as empresas acompanhem as mudanças nas demandas e comportamentos, é melhor se munir de conhecimento suficiente sobre as tendências emergentes. Determinar quais tendências se alinham com a visão, metas e objetivos de sua empresa pode ajudá-lo a criar campanhas de vendas e marketing mais relevantes e competitivas.

—-

Conteúdo desenvolvido por Josele Delazeri – CCEO da Get Commerce, e diretora de conteúdo ABComm.

 

Um comentário
  1. Jose Ricardo

    Atualmente estamos vendo cada vez mais pessoas consumindo produtos pela internet e de todos os lugares do mundo. Então podemos dizer que estamos consumindo produtos de todo o mundo e em qualquer lugar. O pensamento é o que esperar pela frente em relação a compra e venda online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =