52% dos consumidores pretendem presentear parceiros no Dia dos Namorados – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
NotíciasVENDAS

52% dos consumidores pretendem presentear parceiros no Dia dos Namorados

52% dos consumidores pretendem presentear parceiros no Dia dos Namorados

Confira algumas estratégias que podem ser úteis na venda de seus produtos online ou fisicamente, baseadas em dados de mercado obtidos em pesquisa do Google

Segundo pesquisa realizada pelo Google com 400 respondentes, 52% das pessoas pretende ir às compras para o Dia dos Namorados. Para auxiliar o mercado no entendimento do momento de compra de seu público, a pesquisa identificou também que 62% dos entrevistados estão em algum tipo de relacionamento, nas categorias da pesquisa: relacionamento casual (6%), noivado (8%), casamento (43%) ou namoro (44%). Entre os namorados, 76% têm até três anos de relacionamento, e entre os casados, 69% estão juntos há mais de cinco anos.

O tempo de relacionamento é um aspecto decisivo na definição das suas estratégias de vendas, uma vez que influencia diretamente na escolha e na forma de pesquisa dos consumidores. A estratégia para casais de namorados deve levar em consideração que eles têm menor tempo de relacionamento e buscam conquistar a parceira ou parceiro com o presente, além de tentar diversificar no presente. Chocolates e flores despontam como a maior intenção de compra nesta categoria de relacionamento, com 33% das respostas. Já entre os casados, o tempo de relacionamento tende a ser maior, e os cônjuges já se conhecem melhor, o que culmina em uma escolha mais criteriosa, com menor quantidade e maior qualidade. Para a maioria dos entrevistados entre os casados (27%), itens de moda, como roupas, calçados e demais acessórios, figuram entre os mais procurados. Confira algumas dicas de como aumentar suas vendas neste Dia dos Namorados com base nestes dados.

Oportunidade para o pequeno varejo

Segundo a pesquisa, no dia dos namorados não há uma grande marca que domina a data. O consumidor tende a pensar em presentes de diferentes setores, como cosméticos, chocolate e eletrônicos. Isso mostra um grande espaço para construção de novas marcas, e uma oportunidade para o micro e pequeno varejo. “Acima de tudo, o consumidor quer praticidade na hora de escolher o presente. É uma oportunidade valiosa para as floriculturas de bairro, os microempreendedores confeiteiros, o comércio local como um todo. Essas lojas possuem uma localização privilegiada, o cliente pode sair do trabalho e comprar o presente antes do jantar, por exemplo. O pequeno varejo precisa estar preparado, com um estoque em dia, e uma boa comunicação para o evento”, comenta Tiago Vailati, CEO da Hiper, empresa da Linx especializada em desenvolver soluções para gestão do micro e pequeno varejo.

Cuidado com a inadimplência

Apesar da oportunidade em aumentar as vendas, um cuidado que micro e pequenos empreendedores precisam ter é com a inadimplência, problema que atinge 5,3 milhões deste público, de acordo com o Serasa Experian. Para garantir mais segurança, há ferramentas acessíveis disponíveis para este setor. “O micro e pequeno empreendedor hoje tem disponíveis diferentes tecnologias de cobrança que vão do e-mail, SMS a um robô que faz ligações”, explica Diego Contezini, vice-presidente da Asaas, empresa de gestão de pagamentos que reduz em 50% a inadimplência de empreendedores e autônomos. O aplicativo Asaas vai além da geração de boletos. “Ele ajuda a economizar tempo na gestão de cobranças, e assim, tarefas que eram feitas em uma hora podem ser realizadas em cinco minutos”, completa Diego.

E-commerce ganha espaço entre os casais

Cerca de um terço das pessoas ouvidas na pesquisa pretendem comprar o presente do Dia dos Namorados na internet, seja em sites ou aplicativos de e-commerce. Por essa razão, na semana da data, o download de aplicativos de varejistas em geral aumenta 7% – e especificamente no caso de varejistas de moda, o avanço é de 10%. Para que esse movimento reverta em vendas, é preciso assegurar o funcionamento das plataformas online. “Neste período, o número de acessos tende a exceder a curva. É importante que o lojista tenha certeza de que o servidor que hospeda o e-commerce esteja preparado para suportar estes picos sem problemas de queda ou lentidão”, diz Luiz D’Elboux, diretor de marketing da HostGator. Para os consumidores digitais, um diferencial é a entrega. A pesquisa indica que ganha a preferência quem oferece frete grátis em prazos de até 3 dias. Para fazer frente à agilidade exigida pelos consumidores, uma opção é oferecer o serviço de “clique-e-retire-em-loja”. “Pode ser um fator decisivo na hora da compra. A retirada em loja não só é útil em datas especiais, como é uma das tendências para o e-commerce”, diz D’Elboux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =