A Black Friday da logística começa de fato após a sexta-feira – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Black FridayNotícias

A Black Friday da logística começa de fato após a sexta-feira

A Black Friday da logística começa de fato após a sexta-feira

Por: Aline Genaro – Head Comercial de Logística da Infracommerce

Aline Genaro – Head Comercial de Logística da Infracommerce, Profissional com mais de 17 anos de experiência na área comercial e logística

A Black Friday já está aí, batendo na porta. São meses de planejamento para uma das datas com maior potencial de vendas do ano. Mas para o setor de logística, a Black Friday começa de fato na sexta-feira, quando os pedidos online começam a ser aprovados. É o momento de colocar a mão na massa, encher o caminhão e fazer a entrega das encomendas o mais rápido possível.

E é sobre esse segmento, essencial para o sucesso de qualquer e-commerce na Black Friday, que vou tratar neste artigo. Saiba todos os pontos importantes para guiar a logística da sua loja online em datas sazonais como essa.

Importância da logística na Black Friday

A logística é um setor crucial que coloca em xeque o sucesso, ou o fracasso, das ações de Black Friday. Isso porque se algum ponto der errado na hora de fazer a entrega dos pedidos, todo trabalho para que a experiência do cliente seja impecável cai por terra. E se isso acontecer, pode ter certeza de que um único erro pode impactar em todas as áreas envolvidas no processo de venda, desde o SAC até as campanhas de marketing. Ou pior, um problema de logística pode até mesmo prejudicar a reputação da marca.

Por isso, é extremamente importante se certificar de que todas as etapas logísticas vão acontecer dentro da normalidade. Se necessário, contrate até mesmo uma equipe temporária para garantir que o seu e-commerce vai dar conta do aumento de
demanda, o que é inevitável em períodos assim, em que as promoções, descontos e vantagens comerciais atraem uma parcela maior de consumidores.

A importância da logística fica ainda mais clara quando você se coloca no lugar do cliente. Ele está comprando online porque quer ter a comodidade de receber os produtos sem sair de casa. Então, nada mais natural e necessário do que você, dono de e-commerce, estar com os processos logísticos muito bem azeitados, para que essa relação entre marca e consumidor seja mantida.

 

Exigência de entrega rápida e eficiente

Por falar em consumidor, ele está cada vez mais exigente com prazos de entrega ultra rápidos, principalmente no pós-pandemia, quando o “boom” do e-commerce trouxe ainda mais compradores para o online. Essa, inclusive, é uma das características não só do cliente, como também da sociedade moderna como um todo. Tudo deve ser pra ontem. E com as entregas de pedidos, esse imediatismo
não seria diferente.

Com esse cenário em mente, é interessante oferecer o maior número de opções de frete possível, abrindo o leque para que o cliente escolha o valor que ele pode pagar para que o produto chegue mais rápido. Entregas para o mesmo dia (same day) ou para o dia seguinte (next day) da aprovação do pedido tem caído no gosto do cliente, e tem se mostrado um diferencial competitivo para o comércio eletrônico.

Outro ponto que pode melhorar a experiência do cliente com relação à logística é ter um processo transparente, com atualizações constantes e em tempo real do status do pedido. Isso por ser feito via e-mail, site, SMS e até mesmo WhatsApp.

 

Logística reversa do pós-Black Friday

 

Ok, chegamos em um ponto em que o cliente fez a compra na loja online na Black Friday, escolheu a modalidade de frete e recebeu a encomenda dentro do prazo. Porém, a camisa que ele comprou não ficou com um caimento bom. Ele, então, precisa trocar a peça de roupa. Nesse ponto do pós-venda, o time de logística entra em cena novamente com a chamada logística reversa. Aqui, o cliente aciona a loja para fazer a troca ou devolução de um produto. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o lojista deve arcar com os custos.
Já o cliente, tem direito ao procedimento dentro do prazo de 7 dias por arrependimento, e de 30 dias (produtos perecíveis) e 90 dias (não perecíveis) por defeito de fabricação.

As regras da logística reversa devem estar claras para o consumidor até mesmo antes da compra, com uma página dedicada à política de troca e devolução. Então, vale a máxima: o combinado não sai caro.

Boa logística é sinônimo de boa experiência do cliente

E por todos esses pontos, a logística, em si, é um setor imprescindível para garantir a experiência do cliente na Black Friday. E não só na data, como também em todos os momentos em que uma relação de compra e venda online está sendo executada. Cuide muito bem dessa área e veja a sua marca decolar no mercado digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 14 =