A importância da logística reversa no e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Logística no e-commerce

A importância da logística reversa no e-commerce

A importância da logística reversa no e-commerce

Se sua loja virtual recebesse hoje 10 solicitações de trocas ou devoluções, qual seria sua reação:

1. Você conseguiria resolver essa situação com agilidade e eficiência?
2. Não faz ideia por onde começar, correndo o risco de ficar no prejuízo?

Se você se identificou com a segunda opção, já pode acalmar seu coração. Neste artigo, vamos falar sobre a importância logística reversa e como você pode implementá-la no seu e-commerce. Boa leitura!

O que é logística reversa para e-commerce?

A primeira coisa que você precisa fazer é entender o que é logística reversa para e-commerce. Basicamente, ela ocorre quando o cliente solicita troca, devolução ou simplesmente desiste da compra.

E sim, o direito de arrependimento é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e geralmente os custos do frete reverso são pagos pelos lojistas. Por isso, é essencial que seu negócio esteja pronto financeiramente para arcar com esse tipo de gasto.

Vantagens de usar a logística reversa na sua loja online

A logística reversa, quando aplicada corretamente, traz inúmeras vantagens, como por exemplo: minimizar os custos relacionados a trocas e devoluções.

Se você já tem um e-commerce, verifique o histórico desse tipo de ocorrência e reserve um montante capaz de suprir os gastos esperados e uma rebarba extra para eventualidades.

Caso esteja começando a empreender agora, faça uma projeção e deixe uma quantia mensal guardada. Assim, se houver algum pedido de troca ou devolução, você estará com o caixa preparado para arcar com o frete reverso.

Outra possibilidade é aproveitar a logística reversa para fidelizar sua clientela. Sem dúvidas, ter um atendimento pró-ativo e se colocar à disposição para resolver problemas enfrentados no pós-venda aumenta consideravelmente as chances de fidelização.

Além disso, você pode usar a logística reversa para reduzir as perdas provocadas por devoluções. Vamos supor que sua loja recebe muita mercadoria fora da caixa original ou com a embalagem danificada.

Uma sugestão é montar uma página no seu site e comercializar produtos reembalados com preços especiais. Outra alternativa é vender os itens que seriam descartados para reciclagem ou para bazares.

E não esqueça que ao aderir à logística reversa, seu negócio fica em conformidade com a legislação. Pois, como falamos, o direito ao arrependimento é assegurado por lei.

5 dicas para otimizar a logística reversa no seu e-commerce

1. Gerencie seu estoque de maneira correta

Sim, seu estoque pode ser um aliado para prevenir solicitações de trocas e devoluções. Comece pela organização. Separe os produtos por categorias e aproveite para inspecionar os itens armazenados.

Se perceber alguma mercadoria com defeito, próxima da validade ou que não esteja em boas condições para ser vendido, separe-a do restante.

Assim, você evita o transtorno de enviar um produto que já está avariado ou que seja invendável. Algo que certamente resultaria em uma troca ou até desistência da compra. Portanto, tenha um controle rigoroso do estoque a fim de evitar prejuízos.

2. Use intermediadores de frete

Contratar fretes reversos através de plataformas de intermediação de logística pode render uma boa economia no final do mês. Isso porque algumas soluções, como o Melhor Envio, oferecem uma redução de custos de até 80%, em relação aos valores praticados no balcão.

E essa diferença de preço também se aplica para os fretes reversos.

3. Tenha uma política de trocas e devolução transparente

O processo de logística reversa pode se tornar muito desgastante para todas as partes envolvidas e para não azedar de vez a relação empresa/cliente é primordial possuir uma política de trocas e devoluções bem estruturada.

Certifique-se de montar um material de apoio didático, simples e transparente. Indique claramente o que deve ser feito, salientando os direitos e deveres de lojistas e consumidores.

Lembre-se de deixar todas as informações em um local fácil do seu site, ok?!

4. Identifique os motivos que causam trocas e devoluções

Identificar padrões por trás de solicitações de trocas e devoluções pode ajudar você a conduzir melhor as ações de logística reversa. Suponhamos que o recebimento de produtos avariados seja motivo principal para trocas.

Neste caso hipotético, vale checar como é feito o processo de empacotamento das mercadorias, o tipo de embalagem, se existem falhas durante o transporte. Assim, fica mais fácil identificar o problema e implementar medidas preventivas.

5. Aproveite a logística reversa em outras situações

Embora a principal função da logística reversa seja fazer a troca ou devolução de um produto, ela não é a única. Você pode utilizar esse serviço para criar um programa de retorno de embalagens, por exemplo.

Aliás, com o serviço de logística reversa do Melhor Envio, você consegue gerar sua etiqueta reversa mesmo se o primeiro frete não tiver sido gerado dentro da plataforma. Depois é só enviar a etiqueta para a pessoa e orientá-la sobre como efetuar a postagem

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 6 =