GA4: entenda como a otimização do Google Analytics pode alavancar suas vendas – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
GESTÃO

GA4: entenda como a otimização do Google Analytics pode alavancar suas vendas

GA4: entenda como a otimização do Google Analytics pode alavancar suas vendas

O ecossistema da Infracommerce passará a utilizar o sistema GA4 junto aos seus clientes e oferecerá recursos preditivos com orientação e sem modelos complexos

Os dados são os recursos mais valiosos para alavancar o sucesso de uma empresa. Para o e-commerce, ter essas informações é primordial para desenhar uma estratégia e definir o caminho a ser seguido. Com o passar dos anos, o avanço da tecnologia permitiu uma transformação digital em que muitos empreendedores podem ter acesso a números valiosos que representam o perfil do consumidor, suas preferências e hábitos, sem entrar em desacordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Seja no varejo ou no e-commerce, ter dados significa ter base e conhecimento para um bom planejamento. É assim, por exemplo, que é possível ter a segmentação de audiência certa para realizar promoções. “A coleta de dados em vários dispositivos e plataformas do mesmo consumidor torna a ferramenta mais poderosa e faz com que os usuários finais sejam beneficiados, já que com uma visão completa de como ele interage com a sua marca trarão maior granularidade para as recomendações de produtos, ofertas mais assertivas e segmentadas”, explica Denis Strum, diretor de Negócios da Infradigital da Infracommerce.

O mercado disponibiliza diversas ferramentas, pagas e gratuitas, que ajudam os lojistas a traçarem suas estratégias. Para que tomem as decisões mais assertivas, um dos maiores desafios dos empresários é ter em mãos dados confiáveis, que de fato consigam refletir os perfis de seus clientes.

Uma ótima opção será o Google Analytics 4 (GA4), do Google. A ferramenta é uma atualização da Universal Analytics, da mesma empresa, criada para contribuir com as medições. A nova versão traz melhorias que ajudarão os usuários a coletarem dados de sites e apps que tornarão nítidas diversas informações sobre a jornada do cliente, primordiais para lojistas.

Com a GA4, será possível entender a jornada do usuário em uma loja, por exemplo, por meio de uma combinação de informações obtidas de aplicativos e sites de forma mais precisa. Controles de privacidade, medições de tráfego, dispensa de cookies, modelagem comportamental, estimativa de conversão e integração entre diferentes plataformas são algumas das principais potencialidades da ferramenta. O Google ressalta que a atualização também está aprimorada para seguir em conformidade com as leis de privacidade e proteção de dados.

“Esse é um dos motivos por que estamos sugerindo aos mercados B2B e B2C a transferência de plataforma de dados para conseguir acompanhar o avanço do e-commerce em tempo real. Ter um planejamento sobre como colher dados em 2023 será primordial para o sucesso do negócio”, comenta Denis.

Muitas vezes, as empresas passam horas focadas em uma análise de marketing para entender onde estão os pontos-chave. “E em diversas vezes os dados aparecem duplicados por conta de imprecisão nas medições. Por isso a importância de ter ferramentas tecnológicas que possam diminuir os erros de origem do canal de receita. Também é fundamental contar com profissionais que saibam manipular plataformas para entregarem os dados de forma assertiva”, ressalta Denis. “A atualização também vai trazer novos desafios, como, por exemplo, a criação de eventos de forma que não deixem o site mais lento e a integração de dados com serviços de armazenamento na nuvem”, complementa.

A conectividade com a ferramenta pode ser feita através do apoio da Infracommerce, maior ecossistema digital independente para e-commerce da América Latina, que tem um time próprio para lidar com a transição de dados e para manusear os números da forma correta, por meio de dashboards com os principais indicativos de evolução. Para a área de machine learning, a jornada do cliente será vista de forma mais simples e todos os dados ficarão armazenados em uma única base. As informações sobre os pacotes deste serviço estão disponíveis nesta página, exclusiva sobre o GA4.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + oito =