Como usar datas comemorativas para aumentar as vendas do e-commerce? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

Como usar datas comemorativas para aumentar as vendas do e-commerce?

Como usar datas comemorativas para aumentar as vendas do e-commerce?

As datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday, são notórias por impulsionar o comércio, chegando a representar mais de 30% do faturamento anual das lojas virtuais. Por isso, organizar um calendário comercial para 2023 é fundamental para aumentar as vendas do seu e-commerce!

O primeiro passo é mapear as melhores datas para o seu negócio. Sim, porque além das seis datas principais do varejo (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal), existem datas comemorativas específicas para nichos – por exemplo, o Dia do Leitor para livrarias e editoras, ou o Dia do Orgulho Nerd para lojas de eletrônicos e brinquedos.

Além disso, é importante ficar de olho em datas comemorativas com potencial de venda pouco explorado. O Dia do Consumidor, por exemplo, comemorado em 15 de Março, já vem se destacando como a “Black Friday do primeiro semestre” – e não é à toa que as lojas físicas e virtuais preparam campanhas como “Semana do Consumidor” para tirar o máximo proveito desta data.

Outro ponto importante é entender o comportamento do consumidor nas datas comemorativas. Um levantamento da edrone, ferramenta de automação de marketing e CRM, apontou mais vendas pela internet na Black Friday 2022 do que no Natal. Isso pode acontecer porque os consumidores preferem comprar pela internet durante a Black Friday devido às promoções agressivas que promovem o compras por impulso, a possibilidade de pesquisar os melhores preços, e a comodidade de comprar sem precisar ir até uma loja física. Já para o Natal, as pessoas tendem a preferir lojas físicas e, por serem compras para presentes e não para si, o preço se torna um fator menos importante do que durante a Black Friday.

Com as datas comemorativas definidas conforme o seu negócio e o seu público-alvo, agora é preciso seguir algumas dicas práticas para aproveitar o máximo deste período e garantir mais vendas na sua loja virtual. Vamos lá!

1. Prepare o estoque

Para vender mais, é preciso ter os produtos certos. Prepare seu estoque com os produtos mais vendidos em cada uma das datas comemorativas. Use dados dos anos anteriores para saber quais produtos vendem mais, e qual é o perfil de público mais ativo em cada data, e foque a comunicação nesta combinação de produtos + público. 

O estoque também pode servir de ponto de partida para uma campanha de data comemorativa. Por exemplo, se você tem muita sobra no estoque de verão, aproveite o Dia do Consumidor, em março, para oferecer esses produtos com descontos especiais.

2. Invista em design

“Vista” a sua loja virtual para a campanha com elementos gráficos que remetam à data em questão e mostre na página inicial os produtos mais vendidos durante essa época do ano. Use recursos de UX para e-commerce para facilitar a navegação do usuário no seu site e conduzi-lo naturalmente ao check-out.

3. Ofereça vantagens

Lembre-se que a maioria dos seus concorrentes também terá uma campanha para datas comemorativas! Portanto, busque algo que faça com que a sua loja virtual se destaque. Ofereça vantagens como brindes, frete grátis ou devolução facilitada. Aqui é preciso unir criatividade com as possibilidades específicas do seu negócio.

4. Facilite a compra

Cada vez mais pessoas compram pela internet, por isso seu e-commerce deve ser acessível para todos. Facilite o processo de compras com passos simples, peça o mínimo de informações necessárias e ofereça diversas opções de pagamento. Em 2023, o PIX deve ser uma das opções preferidas dos consumidores – acrescentar um desconto especial para essa modalidade pode ser um diferencial interessante, e o seu fluxo de caixa agradece!

5. Prepare o atendimento ao cliente

Garanta que seu cliente será bem atendido durante a compra. Em datas comemorativas é normal surgirem dúvidas sobre produtos ou promoções. Ofereça um serviço de chatbot para que a principais dúvidas sejam sanadas de imediato e tenha um atendimento personalizado para garantir o encaminhamento do cliente pelo funil de vendas.

6. Ofereça atendimento pós-venda

Use os dados captados nas compras em datas comemorativas para nutrir clientes fiéis. Para isso é fundamental um sistema de CRM para e-commerce ligado com automações de marketing que gerem uma comunicação personalizada conforme a ação de cada usuário. 

Por exemplo, após a primeira compra a automação envia um e-mail de agradecimento, 15 dias depois envia novas ofertas e assim por diante, mantendo a sua loja em contato constante com o consumidor, sem ser algo chato e sem sentido. 

A retenção de clientes será um trunfo importante para o ano de 2023 com as expectativas de recessão econômica. 

7. Promova suas campanhas

Por fim, mas não menos importante, use o blog, as redes sociais e o e-mail marketing para promover as ofertas relacionadas a cada campanha de data comemorativas. Com isso, além de manter seus clientes fiéis, você também pode captar novos consumidores para o seu e-commerce. 

Para te ajudar, a edrone, a Yooper e a Vnda desenvolveram um calendário de e-commerce 2023 com as principais ações para divulgar as campanhas de datas comemorativas e aumentar as vendas da sua loja virtual.

___

Artigo por Anna Carolina Neiva, especialista de conteúdo na edrone

 

2 comentários
  1. Wendy

    Boa tarde! Gostaria de agradecer toda equipe do sebrae, que me proporcionou esse curso incrível! Deus abençoe a todos.
    Obs:atualmente esta valendo mais a pena investir, pois boa parte da população não estão querendo sair para fazer suas compras assim facilitando as compras pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =