Comunicação 360° para um relacionamento corporativo saudável – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MARKETING

Comunicação 360° para um relacionamento corporativo saudável

Comunicação 360° para um relacionamento corporativo saudável

Comunicação integrada 360°: é possível implantá-la e criar um relacionamento saudável na sua empresa. Ela influencia na reputação da sua empresa, afinal os verdadeiros advogados da marca são os próprios colaboradores.

Toda empresa sonha em construir uma história de sucesso e para isso acontecer toda a comunicação precisa estar interligada. Para a comunicação integrada, ou comunicação 360° acontecer é necessária uma linguagem única no marketing.

Ou seja, a comunicação no endomarketing (campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores) e para o cliente final devem ser sinérgicas. Tudo se inicia primeiramente por um bom relacionamento corporativo.

Os primeiros advogados de uma marca são os próprios colaboradores. Toda organização espera ter resultados positivos, e é através de planejamento, e objetivos estabelecidos de médio a longo prazo que é possível alcançar o sucesso empresarial e, claro, um ótimo clima organizacional.

Para isso, ter um bom planejamento integrado de marketing é necessário para criar estratégias internas que ampliem a imagem positiva de uma empresa, seja no âmbito de relacionamento intra ou interpessoal.

Os esforços das empresas em enraizar uma cultura organizacional embasada em um bom e verdadeiro marketing, durante o isolamento, fortaleceram, ainda mais, a importância do endomarketing na implantação desta comunicação 360°.

E com ações internas bem alinhadas é possível estabelecer um ótimo clima organizacional e manter a reputação da empresa, onde o público do ambiente externo reconhece o valor de uma empresa através dos comportamentos e hábitos de seus colaboradores.

Uma boa comunicação se inicia de dentro para fora, e tanto o relacionamento humanizado quanto as ferramentas tecnológicas são essenciais para estabelecer confiança e flexibilizar a comunicação no ambiente de trabalho.

Os maiores investimentos das empresas estão na intranet, rede social corporativa e WhatsApp, todos com 29,1% de intenção, conforme uma pesquisa realizada pela Social Base/Ação Integrada.

Quando a comunicação interna é clara e está em constante equilíbrio, os colaboradores tendem a criar um clima mais saudável no ambiente de trabalho, que de fato se torna transparente e atinge além dos muros da empresa. A comunicação integrada organizacional é formada por uma soma de estratégias, na qual uma empresa a realiza para transmitir mensagens ao seu público, conhecidos como os stakeholders – (clientes, prospects, fornecedores, colaboradores, sócios, parceiros, comunidades).

Se o clima interno de uma empresa está saudável, consequentemente, isso será um reflexo para o meio externo.

A comunicação integrada 360º surge com o objetivo de consolidar a imagem da empresa com públicos específicos e/ou à sociedade. É a forma como a sua empresa se posiciona frente a assuntos sustentáveis, sociais e etc.

A consistência da marca está na forma de como ela se comunica com o seu público, através de uma ótima comunicação organizacional. Gestores que criam estratégias para alinhar uma boa comunicação dentro da sua empresa, compreendem que mais importante que vender o seu produto e/ou serviço é compartilharem um propósito.

Como especialista na área de marketing e tecnologia, entendo que por meio das estratégias de Marketing Digital surgem as transformações positivas de performances dentro de uma empresa, com uma comunicação mais eficiente entre gestores e profissionais.

A comunicação integrada permite à empresa informar de forma clara e objetiva a proposta de valor e o posicionamento da empresa a todo o seu pessoal.

Criar uma Comunicação Integrada é essencial.

Veja os motivos de aplicá-la no ambiente de trabalho:

  1. A sociedade reconhece uma empresa através da comunicação bem alinhada dos colaboradores;
  2. Os propósitos da empresa ficam mais evidentes;
  3. O colaborador e o cliente estabelecem um sentido maior pela empresa (emoção e lealdade);
  4. Humaniza a marca.

 

Por Raphael Oliveira, Sócio Diretor da Box Ideias – Agência de Marketing e Tecnologia, B2B. A Box Ideias já atendeu mais de 40 marcas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + dezoito =