Carregando...
GESTÃO

Entenda o que é Social Commerce

Entenda o que é Social Commerce

Você sabe o que significa o termo social commerce? Muito provavelmente já seja um conceito aplicado na prática pelo seu negócio, porém está cada vez mais sendo reconhecido como uma estratégia de venda e relacionamento com os clientes, além de reconhecimento de marca e ampliação de presença digital. Neste artigo, vamos entender o que é o social commerce e se é interessante para todos os negócios. Confira!

O que é Social Commerce?

O Social Commerce, ou em tradução livre”comércio social”, não é nada mais do que um formato de venda que se utiliza das redes sociais para se aproximar do consumidor e vender. Seja através de conteúdo, posts orgânicos, anúncios patrocinados, ações com influenciadores digitais. Diversas são as estratégias de marketing que podem fazer parte do Social Commerce aplicado pelo negócio, mas o que une as ações é ser feito através de redes sociais, que apesar de serem espaços de entretenimento, já encontraram o consumidor ativo e bastante disposto a consumir através dessas plataformas. 

Vale atentar que vender pelas redes sociais já é um caminho bastante possível que, além de aproximar o consumidor do lojista, também acaba convertendo em mais vendas para o negócio. 

As vendas pelas redes sociais 

Entre as redes sociais, o Instagram é responsável por 87% das vendas, mostrando o seu alto potencial para social commerce. Isso se deve em parte por ser um rede bastante utilizada pela faixa de público consumidor ativo e por ser um espaço onde as pessoas passam horas do seu dia, desde manhã até a noite. 

No Instagram, os negócios logo entenderam que poderiam criar suas contas comerciais (mesmo antes de ser possível realizar vendas integradas), e o relacionamento com os clientes iniciou muito antes de iniciarem as vendas. Atualmente é uma rede importante para os mais diversos tipos de negócios, de restaurantes a lojas de roupas, supermercados, livrarias, entre outros. 

Mas afinal, por que o social commerce é importante para todos os negócios? 

No nosso tempo, tudo é validado pelas redes sociais, e antes de o consumidor efetuar uma compra, na loja física ou virtual, ele certamente passou pela rede social ou foi impactado por algum anúncio neste ambiente virtual. 

Como o alcance de público será maior, a estratégia só não é indicada para quem não tem uma gestão integrada, de vendas, atendimento e logística. O negócio precisa estar preparado para fazer vendas múltiplas sem perder a organização interna, e para isso acontecer um sistema de gestão online e integrado aos canais de venda é fundamental. 

Por onde começar?

O primeiro passo é ter uma conta no Instagram ou canal que deseja vender e criar um perfil comercial, que contém funções diferentes das contas pessoais. Também é preciso criar uma fanpage no Facebook, para então vincular os dois perfis. 

Outra questão é ter um domínio do site onde você vende os produtos para conseguir fazer a integração entre o catálogo de produtos do Facebook e a sua loja. 

Depois é preciso cadastrar os produtos no catálogo de produtos do Facebook e para isso se utiliza o Gerenciador de Negócios do Facebook. Esse catálogo é válido para iniciar as vendas no Facebook e também no Instagram. 

Social commerce como estratégia de vendas 

Estar próximo do consumidor através das redes sociais é uma estratégia interessante para o nosso tempo. É válido pensar em ter uma interação contínua nas redes que está presente para poder interagir com os clientes de maneira dinâmica e ágil. É preciso ter cuidado para não frustrar o cliente e se colocar disponível de atendimento. 

Não basta somente cadastrar os produtos e esperar pelas vendas, no e-commerce é preciso reinvenção sempre e aprender a trabalhar de maneira integrada é o melhor caminho para poder dar ao cliente uma ótima experiência de consumo durante a jornada de compra do cliente. 

Um sistema de gestão que faz a integração dos canais de venda com o ERP, e dessa forma, sincroniza informações de vendas, estoque e entregas dá ao empreendedor visão ampla e maior controle sobre o negócio. 

O social commerce é uma estratégia possível para se aproximar do cliente, manter ele informado sobre os produtos, novidades e promoções e ainda gerar vendas diretas devido ao dinamismo das redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + oito =