Os gurus do marketing digital e suas falsas promessas – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing Digital

Os gurus do marketing digital e suas falsas promessas

Os gurus do marketing digital e suas falsas promessas

Por Rocky Agência

(Alt: Ilustração que mostra um smartphone e em cima está um homem representando um falso guru do marketing digital)

 

Quem nunca viu um anúncio de “triplique suas vendas na internet com apenas 3 passos rápidos”? Soa tentador, não é mesmo? Mas será que a solução de marketing digital que essa agência oferece é realmente verdadeira ou apenas uma falsa promessa? 

Não é mais novidade que a simples presença no ambiente digital não é suficiente para que um negócio seja encontrado ou tenha bons resultados na internet e assim, muitas marcas buscam parceiros que possam as ajudar a abrir seu caminho online.

E diversas vezes, o que elas encontram são agências oportunistas que prometem resultados milagrosos e entregam muito pouco comparado aos problemas que vem como consequência.

Se parece bom demais para ser verdade…

A percepção equivocada de que o trabalho do marketing digital é quase mágico acaba levando inúmeros empresários a seguirem propagandas enganosas atrás de fórmulas milagrosas.

Isso acontece ainda mais frequentemente em tempos de crise. Para tentar aumentar suas receitas ou até mesmo só se manterem em pé, as empresas necessitam de uma transformação digital para levar seus produtos para o online.

É atraente para um pequeno empreendedor – que não possui uma estrutura de marketing dentro da sua empresa – ouvir que há uma agência que possui a fórmula exata para resolver todos os problemas de seu negócio. 

Essas ofertas milagrosas trazem até um certo conforto. Para essas pessoas que estão em um momento de dificuldade, ouvir que alguém tem todas as soluções e que não é necessário estudar ou conhecer o marketing digital, é algo muito cômodo, mas isso traz muitos impactos negativos e no fim, a ponta que mais é prejudicada é a do próprio empreendedor.

Saindo no prejuízo

O que inicialmente parecia a solução para todos os problemas de sua empresa, acaba por cavando um buraco ainda mais fundo e se tornando um problema a parte, que depois precisará ser resolvido e custará ainda mais dinheiro.

Durante minha jornada no Google, em que trabalhei na parte de parcerias com foco em pequenas e médias empresas, pude ver de perto os resultados negativos nos negócios de uma série de empresários que foram iludidos por promessas de vendas enganosas. 

Depois de feito o estrago, esses empreendedores correm em busca de agências autênticas que revertam o dano. O que eu mais ouvia é “Mas e agora, o que é o certo a fazer? Como reverter esse prejuízo?”.

Legenda: O marketing digital exige planejamento estratégico e personalizado para se atingir os resultados desejados. Não existe fórmula mágica para o sucesso.

Não há fórmula mágica

A verdade é que não há uma solução pronta, pois o Marketing Digital não pode ser empacotado numa caixa como um recurso único. 

Logo, é imprescindível salientar que cada empresa necessita de uma estratégia personalizada para que seja assertiva. O que deu certo na situação de um colega, pode não ser o modelo que se adeque ao seu negócio. 

Cada caso deve ser analisado e tratado como único, pois não há fórmula mágica que vá criar um case de sucesso e reverter seu investimento em milhares de reais em apenas um mês.

O marketing digital é também um processo e seus resultados não são instantâneos. É preciso definir e seguir planejamentos em curto, médio e longo prazo, muitas vezes em mais de uma área estratégica para que se possa desfrutar de seus benefícios.

Fuja de gurus do marketing digital

O marketing digital está em constante mudança, por isso, desconfie de profissionais que receitam fórmulas pré-prontas. 

Procure agências de confiança que sejam especializadas em pontos específicos e não tenha medo de questionar. Peça por cases reais que tenham dado certo, procure por certificações e selos de programas de parceria com Google e Facebook, por exemplo.

Outro ponto importante é a educação. É crucial que o empreendedor deixe de buscar o cômodo e passe a entender pelo menos o básico do marketing digital, para que possa direcionar suas expectativas e procurar a agência que melhor se adeque às suas necessidades. 

É preciso que se entenda o que está acontecendo, para não cair em golpes e até mesmo para saber para onde seu investimento está indo. 

Principalmente no cenário pandêmico que estamos vivendo hoje, no qual inúmeras empresas estão fechando suas portas e necessitando de uma transformação digital, devemos buscar sim, inovações e soluções para aumentar as vendas, mas o cuidado deve ser redobrado: a corda sempre rompe no lado mais fraco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − um =