Carregando...
Logística no e-commerce

Plataforma de intermediação de fretes é ferramenta importante nas vendas online

Plataforma de intermediação de fretes é ferramenta importante nas vendas online

Por Lívia Antunes – Melhor Envio

Os brasileiros nunca apostaram tanto nas vendas online quanto em 2020. Entre os meses de janeiro e agosto, o crescimento do e-commerce no país foi 56,8% maior em relação ao mesmo período de 2019, segundo levantamento realizado em parceria da ABComm e o Movimento Compre & Confie. Só nos primeiros seis meses do ano, foram mais de 100 bilhões de transações realizadas.

Se, de um lado, temos milhões de novos consumidores no varejo online, do outro vemos cada vez mais empreendedores que investem no e-commerce. E uma das primeiras lições que estes lojistas devem aprender é a importância da logística e do frete nas vendas online.

Para ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela ABComm mostrou que o frete é responsável por 65,9% dos custos logísticos de uma loja virtual. Outro levantamento, o E-commerce Trends, verificou que o alto custo da entrega leva a 80% dos carrinhos abandonados em sites de compras.

Mas os desafios do frete no e-commerce vão além dos custos, seja para lojistas ou consumidores. A entrega do produto, dentro do prazo e em perfeitas condições, também tem grande impacto na experiência do cliente, um fator essencial para o sucesso de um negócio e conquista do público.

Sendo assim, o frete ideal da loja online deve ser eficiente e com valor atrativo, aumentando a competitividade de um e-commerce. Sem deixar de lado, claro, a relação de confiança entre o negócio e seus consumidores. Como fazer para atender a tantos requisitos?

A resposta pode estar no uso de uma plataforma de intermediação de fretes, que vai ajudar em diferentes etapas das entregas de uma loja virtual.

O que é uma plataforma de fretes?

Uma plataforma de intermediação de fretes é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a gestão logística do e-commerce e tornar o negócio mais competitivo.

Normalmente, estas plataformas aproveitam a grande demanda de envios realizados para firmar contratos vantajosos com diferentes transportadoras, inclusive os Correios.

Vale lembrar, a dificuldade em fazer contratos interessantes com empresas de transporte é um dos principais obstáculos na competitividade de pequenas e médias lojas virtuais. Isso porque, para conseguir negociar bons valores, é preciso ter um volume alto de envios, o que nem sempre é a realidade destes negócios. 

Ao utilizar os serviços de uma plataforma de intermediação de fretes, o lojista conta com acesso a diferentes transportadoras e valores atrativos, dispensando contratos individuais com cada empresa. Porém, embora importante, esta não é a única vantagem de uma plataforma de frete. 

Funcionalidades de automatização, rastreamento e organização de rotinas estão entre outras facilidades encontradas nesse tipo de serviço. 

Acesso a diferentes transportadoras

Além de encontrar os produtos desejados, o consumidor do e-commerce quer ter opções que permitam a finalização da compra da forma mais conveniente possível. Isso vale, por exemplo, para os meios de pagamento disponibilizados na loja virtual e para as alternativas de fretes.

Sem dúvidas, o valor pago pela entrega, muitas vezes, influencia na decisão de compra. Contudo, em algumas situações o cliente vai preferir pagar um pouco mais, desde que receba o produto em menos tempo.

Por isso é importante oferecer diferentes opções de frete na loja online, permitindo que cada cliente faça a escolha de sua preferência. Por exemplo, as alternativas de entrega econômica e expressa não podem ficar de fora.

Esta é a primeira vantagem de uma plataforma de fretes, que permite que os lojistas trabalhem com diversas transportadoras parceiras e ofereçam mais escolhas aos clientes.

Cotação rápida de frete e maior competitividade

A agilidade é outro ponto importante quando pensamos em e-commerce, principalmente em relação às entregas. Logo, fazer cotações de frete individuais com várias transportadoras não parece eficiente.

É por isso que as plataformas de intermediação de frete costumam reunir essas informações em um único local, como uma Calculadora de Fretes. Dessa forma, o lojista só precisa inserir as informações sobre o objeto e CEPs de origem e destino para visualizar a cotação em diversas empresas e transporte em poucos segundos.

A competitividade fica por conta dos contratos firmados entre plataformas e transportadoras parceiras, com valores exclusivos que, muitas vezes, são mais baixos do que os praticados no balcão.

Mais agilidade nos processos internos

Muitos lojistas esquecem que a eficiência da entrega não depende apenas da transportadora, mas também de uma série de processos internos do e-commerce. Depois do cliente finalizar a compra, e antes do objeto ser postado, é preciso:

  • Separar o item no estoque
  • Emitir a nota fiscal
  • Embalar o produto para transporte
  • Imprimir a etiqueta de frete
  • Levar o objeto até o balcão da transportadora

Ou seja, etapas que dependem apenas da própria loja online, certo? Para deixar tudo mais complicado, o cliente já conta esse tempo como parte da espera pela entrega. Sendo assim, quanto menor for o período entre a confirmação do pedido e a postagem na transportadora, melhor. 

Mais uma vez, uma plataforma de fretes vai ajudar em alguns desses processos. Depois de fazer a cotação em poucos segundos, o lojista já pode escolher a transportadora e imprimir uma etiqueta de frete, deixando a embalagem pronta para envio. 

Além disso, é possível automatizar rotinas para preencher campos como endereço do destinatário ou dimensões e peso dos objetos. Mais do que agilidade, isso vai reduzir as chances de erros que podem resultar em fretes mais caros sem necessidade.

Rastreamento dos objetos

O frete no e-commerce é fonte de ansiedade para lojistas e clientes, que começam a esperar pela entrega no momento que finalizam a compra. A desconfiança com a loja online só acaba quando o produto chega em sua porta.

Contudo, é possível reforçar essa confiança do público na sua loja por meio do rastreamento dos objetos, uma ferramenta comum em transportadoras. Com o rastreio, o cliente sabe exatamente onde está sua compra e qual o status da entrega.

O compartilhamento automático do código de rastreio com o destinatário é outra possibilidade oferecida pela plataforma de frete, bem legal para manter um canal de comunicação constante e transparente com os clientes, desde a compra no site até o recebimento do produto. 

Em resumo, uma plataforma de intermediação de fretes garante as ferramentas necessárias para agilizar o processo em cada uma das etapas das entregas dos produtos, tornando a gestão logística mais eficiente. Um ponto para lá de importante quando pensamos em negócios escaláveis, que podem ver a demanda crescer ao longo do tempo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =