Potencialize suas Vendas Equilibrando Físico e Digital – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing DigitalMERCADO DIGITAL

Potencialize suas Vendas Equilibrando Físico e Digital

Se você já tem um negócio (funcionando bem), talvez tenha dúvidas sobre a necessidade de criar um e-commerce: será que terei muito trabalho? Será que as vendas da minha loja física vão competir com as da loja online?

Quero mostrar para você que, na verdade, ao criar uma loja virtual – uma versão online da sua loja física – você poderá melhorar a experiência do consumidor e, assim, potencializar as vendas em ambos os canais.

Há diversos motivos que tornam a implementação do e-commerce para quem já tem uma loja física muito mais fácil. A começar pelo seu know-how como comerciante: sua marca já está criada; sua empresa já está aberta; você já tem relação com fornecedores; a base de clientes ativos já existe.

O segredo, no entanto, vai além da sua experiência profissional. O sucesso do negócio está na possibilidade de integrar as duas lojas, de modo a satisfazer o seu cliente que tem um comportamento multicanal, isto é, ele percorre diversos canais (site, loja física, redes sociais, etc.) para pesquisar preços, produtos e serviços, antes de realizar a compra. Para se manter competitivo, você precisa estar onde o seu público está e atendê-lo da maneira que for mais conveniente.

Os motivos para implantar um canal online não param por aí:

Mais e mais consumidores estão procurando sua loja na internet para depois comprar na loja física.

O seu público utiliza a internet para pesquisar produtos e preços antes de se deslocar à loja física e realizar a compra. É tudo uma questão de comodidade. Se ele puder conferir as condições online antes de visitar o estabelecimento, a chance de conversão é muito maior. E se ele puder comprar pelo site também – afinal, ele já conhece a qualidade do seu produto – melhor ainda! Mais uma compra ganha.

O alcance da loja online é muito maior do que a loja física.

Talvez você tenha a loja mais visitada do bairro, mas ela nunca terá um alcance maior do que a loja virtual. No universo online, o alcance geográfico é ilimitado e seus produtos podem ser entregues para todo o estado, país e, inclusive, para qualquer lugar do mundo.

Com uma loja online, você expande seus canais de contato e melhora o atendimento.

Hoje em dia o atendimento ao cliente não pode mais se limitar a telefone e e-mail. Os clientes pedem mais que isso, é preciso sair do convencional. Ou seja, sua loja deve oferecer atendimento em todos os canais: telefone, e-mail, chat online, redes sociais, FAQ, aplicativos, etc.

Funcionamento 24h.

Em uma loja online que você pode vender a qualquer hora do dia. Entenda que seu cliente muitas vezes não pode (ou não quer) ir ao seu estabelecimento dentro do horário comercial. Com a loja virtual ele poderá comprar com comodidade de qualquer lugar, em qualquer horário. Isso significa que com certeza você terá muito mais vendas.

As pessoas confiam mais em marcas que tem presença virtual e física.

Existem pessoas que ainda não confiam na segurança das transações online; isso pode ocorrer por uma experiência ruim que o cliente passou, por ainda não conhecerem esse modelo de negócio. Mas se você já tem uma loja física, onde as pessoas podem ir, caso precisem contatar fisicamente alguém, você tem uma vantagem.

Os custos de comercialização do e-commerce são mais baratos.

O custo de abertura (e criação) de uma loja online é muito menor (além da burocracia) que você tem de enfrentar para manter uma loja física. Por exemplo, o custo do espaço para manter um e-commerce sempre será menor, já que você se preocupará com espaço para pessoas trabalharem e estoque. Não será preciso todo o espaço para receber os clientes e expor os produtos.

Em suma, ao fazer a implementação de um e-commerce de uma loja física, o melhor caminho é seguir a estratégia omnichannel – integrando os canais e fazendo com que a loja virtual seja meio de atração para a loja física e extensão dela para indecisos. Uma estratégia que permita a mistura dos dois mundos, online e offline, é capaz de transformar a experiência do cliente e contribuir

Em sua essência, o omnichannel é definido como uma abordagem de vendas multicanal que fornece ao cliente uma experiência integrada. Em outras palavras, a empresa oferece vários canais de compra – site, lojas físicas, aplicativo, redes sociais, etc. – totalmente integrados, permitindo que o cliente faça a negociação em qualquer um dos deles, da maneira que quiser, onde ou quando preferir.

Aplicar essa estratégia significa transformar o consumo em uma experiência única – hoje, pré-requisito para se manter competitivo no mercado. Por isso, é preciso começar logo!

Lembre-se: todas as experiências omnichannel usam múltiplos canais, mas nem todas as experiências multicanais são omnichannel. Você pode ter uma campanha para celular incrível, redes sociais engajadas e um site bem projetado. Mas se eles não funcionarem juntos, a operação não é omnichannel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − oito =