Transportadoras para e-commerce: a importância de contar com opções de frete – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Logística no e-commerce

Transportadoras para e-commerce: a importância de contar com opções de frete

Transportadoras para e-commerce: a importância de contar com opções de frete

As transportadoras para e-commerce são parceiras muito importantes do negócio, pois elas ajudarão a garantir que o cliente receberá aquilo que adquiriu no tempo combinado e sem avarias. Para o lojista, contar com opções para a entrega de produtos ajuda a economizar e também a lidar melhor com imprevistos.

Quanto mais o comércio eletrônico cresce, maior a necessidade de o lojista dedicar atenção à gestão logística do seu negócio. Quando ele faz isso, desponta como alguém que está melhor preparado para lidar com as oscilações de um mercado em rápida e constante expansão.

Só para se ter uma ideia, a edição 2021 do relatório Webshoppers, desenvolvido pela Ebit|Nielsen, mostra como o e-commerce brasileiro se desenvolve a passos largos. De acordo com o documento, o comércio eletrônico chegou a marca histórica de mais de R$87 bilhões em vendas em 2020, alta de 47% em relação ao ano anterior.

Mas quais as vantagens de contar com diversas transportadoras para e-commerce auxiliando seu negócio? Como simplificar esse processo e não gastar mais tempo que o necessário resolvendo questões logísticas? As respostas dessas duas questões estão interligadas.

Vantagens de contar com diversas transportadoras para e-commerce

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, um dos segredos do sucesso de uma boa gestão logística para pequenos e médios negócios é diversificar as opções de entrega.

Mas, quais as vantagens de contar com diversas transportadoras para e-commerce? 

Economia no frete para e-commerce

O valor do frete para um mesmo trecho pode variar muito de uma transportadora para outra. Isso porque o preço final depende de fatores como modal utilizado (rodoviário, aéreo, os dois) e tipo de entrega (normal ou expressa). Quando o lojista possui opções, ele pode escolher aquela que melhor atenderá suas necessidades e as do cliente – em relação ao preço ou ao prazo.

Cobertura nacional

O Brasil tem mais de 8,5 milhões de km² de território! Embora isso implique em questões logísticas mais complexas, os e-commerces que atendem a todo o país ganham um público maior e também um diferencial de mercado. Neste sentido, contar com a parceria de diversas transportadoras para e-commerce ajuda muito na tarefa de fazer com que os produtos cheguem a todos os lugares.

Atuação em caso de problemas

Justamente por ser um país muito grande, o Brasil enfrenta realidades que diferem muito de uma região para outra. Até mesmo durante a crise da pandemia de Covid-19, a realidade muda bastante a depender da região. Sendo assim, quando o lojista tem a seu dispor diferentes transportadoras para e-commerce, ele pode acionar outra caso a que estava inicialmente prevista enfrente algum problema que impossibilite a entrega

O mesmo vale para tentar solucionar problemas como atraso nos envios e entregas com avarias: a loja virtual pode trocar facilmente de transportadora se tiver mais de uma opção disponível.

Comodidade para o cliente

A pesquisa Ebit|Nielsen também mostrou que o valor do frete é uma questão sensível para o consumidor. Segundo o relatório, quanto mais caro o valor da entrega, maior a taxa de reclamações (que pode chegar a 15,7% em fretes que custam mais de R$199,99). 

Por outro lado, há os consumidores que priorizam o prazo de entrega, conforme mostra a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PwC. Segundo o estudo, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais para receber suas encomendas rapidamente.

Portanto, é importante que o e-commerce ofereça opções para esses dois públicos: os que buscam opções de frete mais vantajosas e os que estão dispostos a pagar a mais por um envio expresso. Contar com alternativas de transportadoras para e-commerce ajuda muito nesse processo.

Analisando as questões acima, é possível perceber que ter opções de frete é, de fato, muito importante. Mas para os lojistas que vivem o dinamismo do dia a dia, a praticidade também conta muito. Felizmente, há opções no mercado que unem essas duas questões.

Como simplificar a gestão de frete em diferentes transportadoras para e-commerce?

Se antes a pesquisa e contratação de fretes em diferentes transportadoras demandava muito tempo e contratos individuais com cada uma delas, agora o processo é mais fácil, barato e acessível a negócios de todos os tamanhos, graças a soluções como o Melhor Envio.

O Melhor Envio é uma plataforma do grupo Locaweb que está revolucionando o mercado logístico. Criada para facilitar a cotação e contratação de fretes, a empresa recebeu o prêmio ABComm 2020 na categoria Melhor Logística no E-commerce e foi apontada no Scape Report E-commerce, desenvolvido pela Pipeline Capital, como referência brasileira em tecnologia de frete e envio no período 2020/2021.

Milhares de lojistas estão descobrindo as vantagens de usar o Melhor Envio como solução logística para suas lojas virtuais. Dentre elas, cabe destacar:

Simplicidade e Praticidade

A solução desenvolvida pelo Melhor Envio é simples: o lojista se cadastra gratuitamente na plataforma e tem acesso a cotações de frete em 5 diferentes transportadoras: Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, LATAM Cargo e ViaBrasil. Usando a calculadora de fretes, ele insere dados como o endereço de entrega e o valor da encomenda e, em questão de segundos, tem acesso a cotação do trecho descrito em todas as transportadoras para e-commerce parceiras da plataforma.

O mais interessante é que algumas das transportadoras oferecem mais de uma opção de serviço de entrega, permitindo que o empreendedor escolha aquela que melhor se adequa às suas necessidades em relação a valores e prazos.

Integração com outras plataformas

Outra vantagem de usar o Melhor Envio é que a solução é integrada a diversas plataformas de e-commerce e marketplace, além de Hubs e ERPs. Se a loja virtual foi criada a partir de desenvolvimento próprio, é possível seguir as instruções de integração usando a API Pública do Melhor Envio.

Fretes mais vantajosos

Além de toda essa praticidade, o Melhor Envio consegue oferecer valores de frete mais vantajosos do que aqueles pesquisados diretamente com as transportadoras. O segredo é simples: ao negociar grandes quantidades de entregas, a plataforma consegue melhores condições e essa economia é repassada nos fretes contratados. A economia pode ser vista já no momento da cotação, quando a calculadora é usada. 

Sem dúvidas, soluções como a oferecida pelo Melhor Envio estão contribuindo para fazer com que o e-commerce brasileiro continue crescendo (as projeções da XP Investimentos apontam para alta de 32% em 2021 em relação a 2020). Cabe ao lojista aproveitar as oportunidades, se cadastrar e simplificar a gestão de fretes de seu negócio!

_________________________________________________________________________

Por Paulo Henrique Dias | Melhor Envio

Paulo é  jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =