Qual é a periodicidade de revisão dos seus processos de gestão? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
GESTÃO

Qual é a periodicidade de revisão dos seus processos de gestão?

Qual é a periodicidade de revisão dos seus processos de gestão?

*Por Marcel Farto, CEO da ONCLICK

Para quem tem um commerce, assim como todo negócio, precisa seguir um plano de gestão e planejamento. Sem ele, não se consegue ter controle dos lucros, dos gastos, das transações, das campanhas de marketing, entre muitos outros processos primordiais para a condução do negócio. Sabemos também que uma gestão mal aplicada pode trazer resultados negativos ou tomadas de decisões que impactam a empresa como um todo.

Ao mesmo tempo, o mercado está em constante mudança e, a gestão que um dia foi implementada, pode não ser mais eficaz para os moldes atuais. Por isso, é tão importante fazer uma revisão periódica dos processos.

Ter um planejamento, um controle de custos, um monitoramento de estoque, emissões de relatórios e verificações constantes, ajudam a garantir que o commerce permaneça no caminho certo e possa adotar estratégias que tragam resultados positivos e certeiros de acordo com o curso do mercado.

Neste processo, a etapa da revisão é uma das mais relevantes. A partir dela, é possível reforçar valores, avaliar as possibilidades que o mercado oferece no momento, corrigir erros, redefinir prioridades ou até fazer mudanças no objetivo final. São ações interessantes para aqueles que têm sempre a intenção de crescer.

Automatização, ferramenta e diferencial competitivo

Hoje, existe uma infinidade de ferramentas para todos os tipos de processos e, para a revisão deles não é diferente. A partir da automatização, é possível aumentar a eficiência do negócio e simplificar diversos passos burocráticos. Com isso, são adicionados inúmeros benefícios para a empresa sair à frente. São eles: comunicação entre funcionários mais rápida, a qual permite a troca de informações; melhor conhecimento do público-alvo; além do controle financeiro, da mensuração de resultados e da redução de custos, que são feitos a partir de uma análise mais completa e integrada de todas as áreas da empresa.

Os dados são uma das chaves para uma boa gestão. Ao saber como captar e revisá-los, têm-se indicadores preciosos sobre todas as áreas, para entender mais a fundo o quais são as estratégias que seguem e quais devem ser revistas.

A revisão de processos auxilia, ainda, em situações de crise ou em imprevistos que surjam por consequências externas. O ano de 2020 foi uma prova. Com a pandemia, muitas empresas foram obrigadas a fecharem as portas por um tempo pré-determinado, podendo atuar apenas no delivery ou por meio da internet.

Consequentemente, surgiram oportunidades, e por isso negócios com processos revisados e bem-definidos destacaram-se nesta mudança repentina.

Mesmo sem imprevistos, a revisão precisa ser feita profundamente uma vez por ano e checada semestralmente com os times. Isso porque ela também é importante para alinhar as estratégias com todos os membros na equipe. Um time organizado, com metas bem definidas, vai mais longe.

Por fim, é necessário pensar nos pontos principais apresentados, como na existência de mudanças sociais, no processo de gestão do próprio negócio, da equipe, quais são as tendências do mercado e quais são os problemas que trouxeram resultados negativos nos últimos tempos.

Analisar a maior quantidade de informações obtidas é benéfico e muito mais eficaz quando se acompanha os avanços tecnológicos e se tem a automatização do processo. Quem não está por dentro das tendências e investe nos dados, acaba ficando para trás.

Marcel Farto, CEO da ONCLICK, é formado em Sistemas de Informação pela Unesp e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. O executivo soma 20 anos de experiência no segmento de TI, numa trajetória que mescla empreendedorismo e gestão de negócios. Começou na ONCLICK em 2012 como Diretor de Desenvolvimento, assumindo a presidência em 2014. Antes, foi fundador e CEO da Commit Consulting.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + um =