Unified Commerce: uma transformação da experiência do cliente – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
GESTÃO

Unified Commerce: uma transformação da experiência do cliente

Unified Commerce: uma transformação da experiência do cliente

Nos últimos meses, a tendência unified commerce se tornou mais evidenciada entre os varejistas. Mas, você sabe o que significa essa tendência? Se formos seguir sua tradução literal, significa comércio unificado, onde o objetivo principal é integrar os canais de vendas para melhorar a experiência do consumidor. 

Uma pesquisa realizada pela Grand View Research mostrou que o investimento em unified commerce até 2028, pode chegar a US$ 46,4 bilhões. Isso é um reflexo do aumento das lojas virtuais que andam buscando por soluções que ofereçam uma experiência de integração. 

Apesar da similaridade com omnichannel, o unified commerce tem o potencial de oferecer mais. O processo de vendas enquanto omnicanalidade permite que o cliente inicie a jornada de compra no e-commerce e finalize em uma loja física, ou vice-versa. Já o comércio unificado integra os canais de vendas, estoque, meios de pagamentos, promoções, dados do cliente, em um único lugar. Dessa forma, as transações acontecem em um mesmo ambiente e isso melhora a gestão do lojista e a experiência do consumidor. 

O unified commerce chega para unificar o varejo e oferecer de forma consistente a integração dos canais de vendas. 

Quais são as vantagens do unified commerce?

A estratégia unified commerce traz diversos benefícios para o seu negócio, e por isso, separamos as principais. Confira!

Visualização de dados

Um dos benefícios é a visualização dos dados do cliente, pois com unified commerce a burocracia é menor. Além disso, a unificação permite que os processos fiquem mais centralizados com o comportamento do consumidor. Dessa forma, as informações ficam em uma plataforma que facilita o cruzamento de hábitos de consumo e o lojista consegue entender o perfil do seu cliente de forma detalhada.

Previsibilidade

O unified commerce permite algumas previsibilidades, como entender quais os produtos que vendem mais e quais precisam de mais esforços para sair do estoque. Além de entender o comportamento de compra e a visualização do ticket médio de forma mais clara. Com essa estratégia é possível evitar rupturas de estoques e faltas de produtos que tenham maior saída. A logística também é otimizada, pois não tem uma separação de on e offline e o cliente ainda consegue retirar o produto na loja física. 

Satisfação do cliente

Os clientes que vivenciam o unified commerce tem uma experiência mais consistente e ficam mais satisfeitos em voltar a comprar com a marca. Um cliente satisfeito indica para pessoas próximas os produtos ou serviços que foram adquiridos. 

Eficácia operacional

Quando se tem uma plataforma de Unified Commerce é possível gerenciar todas operações da loja virtual e da loja física em um único ambiente, isso gera mais eficiência e reduz os custos. 

O futuro do e-commerce é a integração dos canais de vendas e atendimento. Por isso, é importante acompanhar as novidades do segmento para poder adaptar ao seu negócio. Como você sabe, o principal motivo para o seu varejo digital existir é por causa do seu cliente. 

Que tal usar a estratégia unified commerce para gerar mais valor ao seu consumidor? A Linx tem uma solução inteligente que integra os canais, de forma customizada e com eficiência operacional. Se você quer saber como funciona essa nova tendência, entre em contato e conheça a nossa plataforma unificada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =