Digitalizar o negócio: descubra como se tornar competitivo no mercado – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITALNotícias

Digitalizar o negócio: descubra como se tornar competitivo no mercado

Digitalizar o negócio: descubra como se tornar competitivo no mercado

O mercado digital está em constante crescimento, e o lojista que não começar a digitalizar o negócio vai acabar ficando para trás. Só no ano passado, no Brasil, foram abertas 36 mil lojas virtuais durante os doze meses, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além do crescimento das lojas, a expectativa para 2023, é aumentar o faturamento em 9,5%, ou seja, as lojas virtuais podem bater R$ 186 bilhões até o fim do ano.

Tudo indica que esses números serão alcançados, pois no primeiro semestre deste ano, o varejo digital cresceu 20,1%, de acordo com os dados da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo e que faz parte do grupo StoneCo. Um dos destaques nas vendas foi a venda com a possibilidade de retirada na loja, esse modelo teve um aumento de 37%.

Mas, para digitalizar o negócio e ter sucesso de vendas, é preciso conhecer alguns passos importantes. Confira!.

 

1. Entenda a realidade da empresa

Antes de começar a digitalizar o seu negócio, é preciso considerar o uso de ferramentas tecnológicas e saber como a empresa funciona naquele momento. Durante essa análise é importante incluir os processos e fatores do modelo de negócio, para que as vendas da loja virtual estejam bem definidas para todos.

2. Planeje uma estratégia digital

Tenha metas e objetivos claros antes de começar a digitalização. Para isso, é necessário considerar alguns pontos, como: ações administrativas e operacionais, acompanhar a rentabilidade das estratégias, treinar o time para facilitar as novas filosofias das vendas, e o
mais importante é preciso pensar de forma digital o tempo todo.

3. Estude o comportamento do seu cliente

Para digitalizar o negócio, é fundamental entender o comportamento do seu cliente. Por isso, pesquise quais são os perfis dos consumidores que irão comprar no e-commerce da sua empresa. Lembre-se que você precisa criar estratégias para cada perfil, para proporcionar boas experiências para fidelizá-los.

4. Proporcione uma boa experiência ao consumidor

Após a digitalização do seu negócio, é hora de melhorar a experiência do cliente. Para que isso aconteça, é importante entender a necessidade dos consumidores. Durante a jornada de compra no comércio eletrônico é interessante oferecer alguns ‘mimos’, como: frete grátis, brindes, cupom de desconto, layout atrativo e responsivo, e muito mais. Avalie o que vai ser mais atrativo para os seus clientes e impulsione suas vendas.

5. Encontre uma plataforma de web

Não existe digitalização de um negócio sem uma plataforma web focada para isso. Através dessa ferramenta, que o lojista vai conseguir organizar e fazer a gestão do seu negócio. Tenha uma plataforma que te permite editar o layout da sua página, que facilita o cadastro de produto, que aceite os principais meios de pagamentos digitais para que a loja virtual comece a sua jornada sem problemas.

A Linx, empresa líder em tecnologia para o varejo, desenvolveu a plataforma Linx Commerce Go, que foi projetada para caber nos orçamentos dos pequenos varejistas e que ainda permite começar a vender online sem dor de cabeça.

Com a Linx Commerce Go, é possível criar uma loja em poucos minutos e ter um processo de vendas online automatizado. Quer saber mais? Entre em contato conosco e veja como digitalizar o negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =