5 passos essenciais para montar uma análise de mercado a partir de dados do e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Números do E-commerce

5 passos essenciais para montar uma análise de mercado a partir de dados do e-commerce

5 passos essenciais para montar uma análise de mercado a partir de dados do e-commerce

O uso dos dados disponíveis no comércio virtual, quando feito de forma estratégica, pode ser um grande aliado das empresas na busca por resultados

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. No mercado online, a grande vantagem é que os dados relevantes para os negócios estão disponíveis e são públicos. Mas é preciso saber o que buscar e como usar as informações do e-commerce para fazer análises que gerem resultados. A seguir, são elencados os 5 passos essenciais para iniciar uma análise de mercado a partir de dados do mercado online. O material foi apresentado no Webinar da WebGlobal da edição de abril pelas especialistas em pesquisa e monitoramento de mercado Muriel Felten e Ingrid Wroblewski.

1)  Defina os objetivos

Os objetivos são o ponto de partida de toda ação estratégica. No caso da análise de mercado, é importante ter uma visão clara de onde se quer chegar para selecionar os dados corretos, o que deve estar alinhado com o objetivo principal da empresa. Ser o primeiro do seu segmento, por exemplo, o mais barato ou, ainda, o mais bem posicionado dentro de um nicho de produtos, são exemplos do que pode ser explorado na seleção dos dados a captar.

2)  Dimensione o seu mercado

No e-commerce, é importante entender o tamanho do mercado em que está inserido. Alguns dos principais indicadores são quantos players estão inseridos, como marcas, lojas e sellers. A mensuração da quantidade de produtos e ofertas também é relevante para entender a saturação do mercado, onde há maior volume de transações, e balizar, por exemplo, a análise de um novo entrante em um determinado setor. Essa etapa colabora para o início da contextualização da empresa sobre onde está inserido e baseia as etapas seguintes.

3)  Conheça os principais players do segmento

O mercado em determinado segmento pode ser entendido a partir dos seus líderes. Ao identificar quais são as marcas que dominam o setor e qual o percentual de participação em ofertas de cada uma das marcas, o gestor consegue visualizar qual é o caminho a seguir. Outro dado que reflete os movimentos de uma categoria é o ranking de lojas por volume de ofertas. Aqui, é importante fazer duas distinções: marketplaces, que contam com muitas lojas vendendo o mesmo produto, os chamados sellers, e lojas online, sem sellers. Os dados sobre os líderes de um setor devem constar na análise de mercado para que essas marcas da dianteira funcionem como inspiração e balizador das metas, de acordo com os objetivos traçados.

4) Entenda onde você está posicionado

Compreendendo o tamanho do mercado e quem são os principais players, é chegada a hora de ver onde a sua marca está posicionada nesse universo. Informações sobre descrição e características dos produtos de outras marcas demonstram os movimentos da concorrência. Contudo, muito do posicionamento de um produto gira em torno do preço, elemento que define, inclusive, o público para o qual se destina, se é um produto premium ou popular, por exemplo. Uma forma interessante de analisar o preço do mercado de interesse é verificar a variação de valores em modelos de produtos da própria marca em relação a similares dos concorrentes e em relação à média de mercado, em um determinado período. Ou, de forma mais aprofundada, buscar os preços praticados em diferentes lojas online de um mesmo produto.

5) Crie as estratégias baseadas nos dados que foram captados

Depois de reunir as informações necessárias, o último passo é direcionar as ações de acordo com os objetivos. Cada empresa conseguirá elencar suas estratégias a partir do que estabeleceu como meta, mas, de forma geral, salientamos alguns insights que podem surgir baseados em dados. Alguns exemplos são:

  1. Trabalhar o preço, aumentando a margem de lucro sem perder competitividade
  2. Acertar o mix de produtos
  3. Desenvolver novos produtos
  4. Entrar em novo segmento
  5. Acertar a capilaridade

Todos esses processos são complexos e, quando feitos de forma manual, incorrem em um grande investimento de tempo e de pessoal, para resultados que não são confiáveis, dada a volatilidade das informações do e-commerce. Hoje já existem sistemas de monitoramento de mercado, como o WebPrice, que conseguem captar e organizar esses dados de forma rápida e e acessível, com a atuação da inteligência artificial, supervisionada por uma equipe especializada. Com dashboards intuitivos, o processo de análise de mercado ganha velocidade e assertividade, impactando positivamente nos resultados das empresas e possibilitando o surgimento de estratégias muito mais inteligentes.

 

Autora do Artigo:

Muriel Felten Pinheiro – Responsável por conteúdo e relações institucionais na WebGlobal

muriel.pinheiro@webglobal.com.br

www.webglobal.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 20 =