A importância do unboxing experience no e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Logística no e-commerce

A importância do unboxing experience no e-commerce

A importância do unboxing experience no e-commerce

“A primeira impressão é a que fica”. Quem nunca ouviu esse ditado, não é mesmo? Ele se aplica muito bem ao universo do e-commerce.

Diferente da compra na loja física quando saímos com o produto na mão, uma compra pela internet é acompanhada da expectativa em receber a encomenda.

Para tornar a espera recompensadora, o lojista pode criar uma experiência única ao abrir a caixa, e a melhor maneira de fazer isso é com unboxing experience.

Se você não conhece esse termo ou ainda não aplica na sua loja virtual, vamos explicar o que significa e por que é importante no e-commerce.

O que é unboxing experience?

O unboxing experience é a experiência de tirar algo da caixa. No e-commerce, é o momento em que o cliente recebe e desembala a encomenda.

A ideia é que a loja virtual capriche no preparo da embalagem e surpreenda positivamente o
consumidor.

Pode ser uma caixa personalizada, um bilhete agradecendo a compra, um perfume borrifada na caixa, um brinde, um desconto na próxima compra ou tudo isso junto.

E, para ter ideias de como aplicar no seu negócio online, você pode analisar suas próprias experiências de compra pela internet.

Relembre as suas melhores e piores experiências ao receber uma compra online, se coloque no lugar do cliente e veja o que mais combina com o seu produto.

A importância do pós-venda e o papel do unboxing experience

Quem vive de e-commerce sabe que, tão importante quanto conquistar novos clientes, é manter os que já se tem.

Por isso, além de vender bem o produto, é fundamental investir no pós-venda.

E o unboxing experience é um caminho para fidelizar clientes com uma boa experiência no primeiro contato com o produto. Ela transforma o momento da entrega da encomenda em uma experiência marcante.

Colocar essa ideia em prática pode conquistar clientes e ainda gera divulgação espontânea do seu negócio.

Ao receber uma caixa personalizada é quase impossível resistir a uma foto ou um vídeo no Instagram marcando a sua loja virtual. E nada melhor do que ter clientes falando bem dos seus produtos para novos possíveis clientes, hein?

O frete como aliado do unboxing experience

Além do capricho na embalagem, para garantir uma boa experiência para o cliente, a entrega da encomenda e o frete ideal para o e-commerce também contam nessa experiência.

Um frete barato ou rápido dependendo da necessidade de quem está comprando de você aliado ao unboxing experience, aumenta as chances de uma nova venda.

Por isso, avalie a possibilidade de oferecer várias opções de entrega na sua loja virtual.

Um frete mais barato chama a atenção daquele consumidor que quer economizar, enquanto um frete expresso atrai quem tem pressa para receber o produto.

E a melhor alternativa é usar os serviços de uma plataforma logística. Existem boas opções no mercado, capazes de tornar o frete da sua loja virtual muito mais competitivo.

Pagar um valor justo, receber a encomenda intacta e dentro do prazo, e ainda ter uma surpresa feliz ao abrir a caixa… Essa pode ser a receita para o sucesso do seu negócio!
__________________________________________________________________________________________
Autora
Nome: Camila Melo
Mini bio: Redatora UX que traduz ideias complexas de um jeito simples. Apaixonada por e-commerce, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas, por isso, atua como Criadora de Conteúdo Estratégico no Melhor Envio, plataforma que simplifica o frete para milhares de lojistas.
Site da empresa: https://melhorenvio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 6 =