Documentos necessários para o transporte de cargas no e-commerce: quais são? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Logística no e-commerce

Documentos necessários para o transporte de cargas no e-commerce: quais são?

Documentos necessários para o transporte de cargas no e-commerce: quais são?

Você vende pela internet e faz envio de encomendas com os Correios e transportadoras privadas? Então, precisa saber quais os documentos exigidos para evitar problemas com a fiscalização e atrasos nas entregas.

No Brasil, existem alguns documentos necessários para o transporte de cargas.

Você sabe quais são eles?

A seguir, confira as principais documentações necessárias para o frete no e-commerce, entenda sua importância na identificação, rastreamento e controle das cargas e também uma dica especial de como economizar nos seus envios. Boa leitura!

Declaração de Conteúdo

Produtos vendidos, online ou não, precisam de documentos que os acompanhem no transporte de cargas. Desde 2018, itens que não possuam um valor específico ou sejam fruto de uma compra devem ser acompanhados de uma Declaração de Conteúdo.

A Declaração de Conteúdo é usada nos casos em que o remetente não possui Nota Fiscal e, em geral, é fixada na parte externa da embalagem.

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços ou NFS-e

Para envios que necessitam de Nota Fiscal, geralmente feitos por transportadoras privadas, o remetente deve emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.

A nota é emitida pelo remetente no site da SEFAZ e representa a mercadoria transportada.

Na NFS-e o remetente precisa especificar em detalhes as características do produto transportado. Ou seja, dimensões, peso, quantidade, entre outros. Além disso, os dados da transportadora contratada devem constar na NFS-e.

Conhecimento de Transporte Eletrônico ou CT-e

Existe ainda outro documento que deve seguir junto ao transporte de encomendas, o CT-e. Ele também é emitido eletronicamente e, neste caso, deve ser emitido pela transportadora contratada.

Esse documento é para transportar a carga, com as informações do remetente, do destinatário, do veículo e do motorista.

Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE)

O DACTE diz respeito à imagem do CT-e. Ele rastreia os itens transportados e, normalmente, busca os dados do CT-e no portal da SEFAZ.

Mesmo se tratando da representação gráfica do documento anterior, é preciso esclarecer que um não substitui o outro, de forma que para o controle fiscal, é o DACTE que vale na prática.

Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE)

Ele permite o acesso ao arquivo digital da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e também ajuda na comprovação de entrega para o cliente da sua mercadoria.

Sendo assim, o DANFE é a imagem da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), e a sua impressão não substitui esse primeiro documento — ele deve estar presente em todo o trajeto, até o local de entrega do item.

Por que esses documentos são necessários para o transporte de cargas?

Uma palavra responde a essa pergunta: fiscalização.

É essencial que todo objeto transportado esteja acompanhado da documentação correta. Caso contrário, ele pode ficar retido no meio do caminho.

Na prática, uma simples caixinha de 200g em condições irregulares tem o poder de “trancar” um caminhão com toneladas de carga. Isso pode impactar diretamente os prazos de entrega de vários outros objetos que estavam seguindo as regras.

Para evitar problemas na postagem do objeto, é importante prestar atenção às condições de cada transportadora, já que todas são bem inflexíveis nesse sentido. Sem a documentação correta, o seu objeto não será postado.

Economize no frete do seu e-commerce com o Melhor Envio

Além dos documentos necessários para o transporte de cargas, para garantir uma boa experiência para o cliente, o frete para o e-commerce também conta nessa experiência.

Um frete barato ou rápido dependendo da necessidade de quem está comprando de você aumenta as chances de uma nova venda.

Por isso, avalie a possibilidade de oferecer várias opções de entrega na sua loja virtual.

A melhor alternativa é usar os serviços de uma plataforma logística que além de facilitar o envio de encomendas, ainda oferece descontos de até 80% no frete, como o Melhor Envio.

Para aproveitar esses e outros benefícios que o Melhor Envio oferece, é só criar uma conta e economizar nos envios da sua loja virtual.

Um comentário
  1. Carmem Lucia Rodrigues de Moraes

    Achei as informações úteis , tinha algumas dúvidas sobre envio e agora estou mais esclarecida .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − doze =