Cinco estratégias para usar na Black Friday 2022 e vender mais com o Melhor Envio – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Black Friday

Cinco estratégias para usar na Black Friday 2022 e vender mais com o Melhor Envio

Cinco estratégias para usar na Black Friday 2022 e vender mais com o Melhor Envio

A sua loja está preparada para a Black Friday 2022?

A Black Friday 2022 está chegando e trazendo bons motivos para lojistas anteciparem suas estratégias se quiserem vender ainda mais na maior sexta-feira do ano.

Faltando ainda algumas semanas para o evento — que acontece dia 25 de novembro — é preciso saber: como está a estratégia da sua loja virtual para a Black Friday 2022?

Quem vende pela internet não pode deixar de lado os cuidados com o que vender, meios de pagamento, e claro, o processo de logística, que inclui o frete, durante o período de vendas intensas. Mas não é só isso, existem outros detalhes que precisam estar alinhados até o grande dia.

Se você não faz ideia de como construir estratégias para usar na Black Friday 2022, você chegou ao artigo certo.

Para te ajudar nessa missão, o Melhor Envio preparou uma lista com 5 estratégias para você aplicar na sua loja virtual e vender ainda mais nessa Black Friday.

Vamos lá? Boa leitura!

Muita atenção ao frete

Importante lembrar que o prazo de entrega — principalmente nesse período — não pode ser longo demais, já que as pessoas aproveitam a Black Friday para comprar presentes de fim de ano.

Quanto mais rápido seus pedidos forem entregues, melhor para a reputação da sua loja virtual.

Outro ponto para ficar de olho é o custo do frete, que não pode ser alto a ponto de provocar o abandono do carrinho.

Por isso, ofereça as melhores condições de envio para quem compra na sua loja virtual nessa Black Friday 2022 e tenha mais de uma opção de transportadora parceira para fazer as entregas, caso ocorra algum imprevisto.

Nessas horas, contar com uma plataforma logística de frete é a melhor solução.

No Melhor Envio, por exemplo, clientes usam a Calculadora de Fretes para encontrar as melhores condições de preços e prazos de entrega para consumidores de todo o Brasil, com vantagens exclusivas que você só encontra na plataforma.

Além disso, quem usa o Melhor Envio tem a liberdade de postar encomendas de diferentes transportadoras no Melhor Ponto, o centralizador de envios 100% gratuito da empresa. Dessa forma, não é necessário percorrer vários locais para despachar os envios, é só deixar todas as remessas no Melhor Ponto.

Fique de olho nas trocas e devoluções

Trocas e devoluções são bem comuns no e-commerce, e podem ser ainda mais frequentes no período da Black Friday 2022.

Quanto mais rápido a loja virtual resolver a solicitação de clientes, melhor.

Lembre-se que seus clientes têm um prazo de até 7 dias, após o recebimento do pedido, para desistir da compra, independente do motivo.

Quando isso acontece, os custos desse envio ficam por conta do lojista e aí se inicia o processo de logística reversa, onde a pessoa faz a devolução do item comprado.

Por isso, é importante contratar fretes com transportadoras que oferecem o serviço de logística reversa com processos simples para que o produto retorne para a sua loja.

Também é importante ficar de olho em alguns detalhes:

  • possuir uma política transparente de trocas e devolução
  • contar com logística que ofereça opções de frete reverso mais competitivas
  • embalar as mercadorias corretamente, isso previne avarias durante o transporte, que poderiam causar pedidos de troca
  • fazer um mapeamento dos principais motivos que geram devoluções, assim você e sua equipe saberão quais providências tomar em cada caso, agilizando a logística reversa
  • ter um canal de atendimento eficiente para garantir a satisfação de clientes

Conte com um serviço de rastreamento de envios

Outra facilidade que você pode oferecer nessa Black Friday 2022 é o serviço exclusivo e gratuito de rastreio de encomendas do Melhor Rastreio.

Com ele é possível acompanhar toda a movimentação dos seus envios pelos Correios ou transportadoras privadas.

Uma coisa é certa, fornecer o código de rastreio para quem compra na sua loja virtual proporciona mais segurança, pois a pessoa pode acompanhar cada etapa do envio.

Além disso, o rastreamento também traz benefícios para lojistas, que conseguem controlar melhor situações atípicas. Por exemplo, quando acontece algum imprevisto na entrega, como atrasos, a loja consegue adotar uma postura proativa para resolver o problema.

Prático, né?

Fidelize clientes com estratégias de unboxing experience

O primeiro contato de clientes com o seu produto é o momento mais importante de todo o processo de compra.

Por isso, é importante investir em estratégias de unboxing experience nessa Black Friday 2022, que transformam esse momento em uma experiência fantástica na hora em que ele estiver desembalando uma compra.

Essa é uma técnica poderosa de fidelização e atração de clientes.

Veja alguns exemplos de como aplicar o conceito de unboxing experience no seu negócio:

  • embalagens personalizadas de forma criativa
  • envio de brindes acompanhando o pedido (algo simples que faça o cliente lembrar da sua marca)
  • cupons de desconto para compras futuras
  • e bilhetinhos escritos à mão com o pedido

Prepare seu time para oferecer um pós-venda de excelência

Pedido enviado, chegamos ao momento mais importante da jornada do cliente, quando toda a expectativa gerada na compra pode ser atendida, superada ou frustrada totalmente.

Esse é o momento que você fideliza quem comprou na sua loja virtual e aumenta a sua base de clientes. Caso contrário, pode perder essa pessoa de vez. Por isso, o primeiro contato com o seu serviço deve ser o melhor possível.

Uma boa forma de atingir esse objetivo é estendendo o horário de atendimento e reforçando o número de pessoas que vão participar dessa equipe no período de Black Friday.

Importante que essa operação especial de suporte ao usuário seja estendida também para os dias e semanas seguintes à Black Friday, para assim atender o mais rápido possível eventuais problemas de recebimento do produto ou outros que envolvem o pós-venda.

Prontinho! Esperamos que essas dicas te ajudem a oferecer uma experiência incrível nessa Black Friday 2022. Aproveite esse conhecimento e boas vendas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =