Carregando...
Capacitação

Como integrar o catálogo de produtos ao facebook?

Como integrar o catálogo de produtos ao facebook?

Já não é novidade que para trabalhar e ampliar a presença digital no e-commerce é preciso estar atento às novidades e criar estratégias através de diferentes canais de venda: seja a loja virtual, marketplaces ou redes sociais. A multicanalidade para o e-commerce é importante para gerar integração nas vendas e atender aos critérios do consumidor que cada vez mais busca canais omnichannel. 

Para ganhar capilaridade de vendas e gerar relacionamento, a presença das marcas nas redes sociais muitas vezes não é mais uma opção, mas sim, uma importante ferramenta para vender mais. O consumidor busca cada vez mais inspiração através das redes sociais e acaba sendo impactado por anúncios e postagens que o levam diretamente à loja virtual, trazendo conversão de vendas. 

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como integrar a sua loja virtual ao Facebook e vender seu catálogo de produtos, o que pode facilitar o seu dia a dia e gerar bastante engajamento para o seu negócio. Confira!

O que é e como funciona o catálogo de produtos do Facebook?

Como citamos, vender pelas redes sociais é uma importante estratégia para ganhar visibilidade na internet e também é uma forma fácil de aumentar a conversão de vendas. Mas para vender nas redes sociais, é preciso entender a integração entre o catálogo de produtos e o canal de vendas. 

Para iniciar, vamos esclarecer o termo: um catálogo é um local em que você armazena informações sobre os itens que deseja anunciar ou vender no Facebook e no Instagram. Você pode conectar o catálogo a diferentes tipos de anúncios e canais de vendas para promover os seus itens. É por meio deste catálogo que você consegue colocar produtos para vender com anúncios que levam para a sua loja online ou marketplace. Aproveitando a base de usuários da rede social e tornando a sua marca mais conhecida.

Qualquer negócio pode vender pelo Facebook através da integração?

Para vender no facebook com o catálogo de produtos integrado ao sistema é preciso ter um canal de venda online, ou seja, uma loja virtual própria ou cadastro em marketplaces e também dispor de um sistema de gestão ERP online que supra as necessidades do seu negócio e que contenha a integração com o Facebook. 

Entendendo a integração: 

O sistema de gestão ERP é quem vai fazer a integração entre o catálogo e o canal de vendas. O Bling acaba de lançar a integração com o Catálogo do Facebook, onde o empresário consegue sincronizar produtos, estoque e valores da rede social com os demais canais de venda online ou físico.

O que a integração permite?

  • Exportar os produtos cadastrados do ERP para vender no Facebook por meio do Catálogo.
  • Sincronizar o estoque do Catálogo do Facebook com o ERP e os demais canais de venda.
  • Fazer alteração do valor do produto pelo sistema e sincronizar com o catálogo.

Assim como para fazer as integrações aos marketplaces, também é necessário seguir um passo a passo para integrar o catálogo de produtos ao Facebook. O passo a passo pode ser seguido aqui e consiste basicamente em alguns passos: 

  1. Para configurar sua integração através do Gerenciador de Negócios configurado no Facebook.
  2. Criar um nome e “Obter Token”:
  3. Autorizar a conexão com o sistema, permitindo o gerenciamento da sua empresa e do seu catálogo de produtos;
  4. Ativar os catálogos que deseja vincular ao sistema de gestão;
  5. Configuração das Regras de Operação. 
  6. Cadastrar os seus produtos e fazer a sincronização de estoque e preço. 

Visibilidade para vender mais 

Controlar as vendas em diferentes canais através de um sistema único é uma vantagem importante para centralizar as informações da empresa e criar diferentes estratégias de vendas, sem perder a organização do negócio. Vale lembrar que além das funcionalidades da integração com o Facebook, o empreendedor consegue adicionar mais este ponto de visibilidade para os seus produtos e gerar conexões e relacionamento com seus clientes. 

As integrações visam aumentar as vendas e diminuir o trabalho manual, portanto conte com elas para o negócio expandir cada vez mais. 

As vendas online ocorrem de diversas formas, e é importante um trabalho constante de divulgação para que a marca se consolide no mercado e seja lembrada pelos seus consumidores de forma positiva. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 4 =