Sua empresa está no interior, e daí? Conheça o poder do comércio eletrônico – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Artigos

Sua empresa está no interior, e daí? Conheça o poder do comércio eletrônico

Sua empresa está no interior, e daí? Conheça o poder do comércio eletrônico

*Por Fred Rocha

Atualmente localização e distância não são mais empecilhos para a realização de bons negócios. A cada dia os brasileiros estão mais conectados e antenados em relação às novidades e, com o acesso à Internet facilitado, os navegantes da rede estão expostos a anúncios e campanhas em praticamente todos os sites que visitam. É justamente aí que está a oportunidade para os empresários, pois investir em um comércio eletrônico não é apenas um bom negócio, mas uma necessidade para quem não quer ficar preso à loja física enquanto assiste aos seus concorrentes deslanchando. 

Segundo dados divulgados no site E-commerce News, em 2012, as vendas online no Brasil movimentaram R$217 milhões no e-commerce, 117% acima do faturamento de 2011. Ainda assim, alguns varejistas insistem em não enxergar o poder da Internet e do comércio eletrônico.

Os consumidores estão cada vez mais atentos, buscam por promoções, realizam pesquisas sem sair de casa e optam pela flexibilidade na hora de efetuar a compra. O e-commerce trouxe uma autonomia muito maior para os compradores, o que aquece a competitividade da indústria como um todo. Com apenas alguns cliques um consumidor consegue realizar uma compra onde quer que esteja, desde que o site ofereça preços competitivos e prazo de entrega estabelecido. A compra virtual poupa tempo e diminui gastos. Por isso, os empresários precisam estar continuamente investindo para atender o maior número de consumidores possível, seja ele presencial ou eletrônico. Com a expansão do crédito aos consumidores e o crescimento econômico estável do país, uma gama de oportunidades para ampliação e facilidades de negócios se apresentam a quem quiser investir. 

Apesar de grande parte das pessoas que moram no interior ainda serem conservadoras em muitos sentidos, o consumidor está se adaptando à nova tendência que se apresenta, não apenas em sua cidade ou estado, mas no mundo. Não é preciso mais pagar para ver, mas sim confiar no site e realizar uma compra consciente. O e-commerce não é mais o comércio do futuro é uma realidade atual e acessível a todos. 

Existem muitas maneiras de um empresário colocar sua loja na internet. A mais usada e segura seria a contratação das plataformas de vendas já oferecidas no mercado, empresas com mais de 10 anos de atuação e experiência que se responsabilizam pela gestão da parte técnica de um comércio eletrônico. Essas plataformas reduzem a margem de erro e possibilitam que o empresário se preocupe apenas em comprar e revender. Quem opta por contratar apenas um profissional para colocar o site no ar, corre o risco de pecar em detalhes que são fundamentais e fazem toda a diferença para definir o sucesso ou fracasso do projeto.  

São muitos os fatores que influenciam para que um comércio eletrônico seja bem sucedido, como logística, comunicação, forma de pagamento (contrato com as operadoras de cartão), a forma como produtos são ofertados, dentre outros. O ideal para quem deseja investir é realizar um planejamento elaborado antes de dar qualquer passo e buscar informações que fundamentem o primeiro ano do novo negócio. Se bem estruturado, o planejamento evita o retrabalho que muitos empresários têm enfrentado no mercado nos dias de hoje, uma vez que os caminhos e ações já foram traçados antes mesmo do negócio existir. Há um consenso comum que leva a um erro fatal e que precisa ser esclarecido, o e-commerce não é apenas a viabilização de um site, é preciso investir em toda a sua estrutura como em qualquer loja tradicional e é justamente esse planejamento e investimento que aumenta potencialmente as chances de uma loja na internet ser um sucesso.

 

* Fred Rocha é Coordenador da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico no Estado de Minas (ABComm)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 5 =