Black Friday e marketplaces, o melhor casal da temporada – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Notícias

Black Friday e marketplaces, o melhor casal da temporada

Primavera-verão, alta temporada de festas de casamento. Esta é uma tendência que já está consolidada há muitos anos e nada parece fazê-la sair de moda. No entanto, poucos casamentos serão tão felizes e exitosos como um que se celebra na mesma época: o do Black Friday com os marketplaces.

Previsto para o dia 23 de novembro, tanto os compradores quanto os vendedores começam a se preparar para a tão esperada sexta-feira de super ofertas. Marketplaces como Mercado Livre, Amazon ou Lojas Americanas, por exemplo, são apenas algumas das alternativas que podem ser aproveitadas não só por quem pensa em comprar, mas também por aqueles que pensaram em aumentar suas vendas.

Por que um Marketplace é tão importante para médios e pequenos vendedores?

Um marketplace é fundamental para pequenos e médios vendedores, já que não precisam se preocupar com investimentos e publicidade para sua loja, uma vez que o próprio marketplace providencia os visitantes. Podemos pensar como se fosse uma loja em um shopping: os visitantes já estão caminhando por ali, sem que os donos das lojas tenham feito absolutamente nada para que isso aconteça.

Mas deve-se levar em conta que existem outros locais que podem ganhar as vendas. Há maior grau de competição, mas se requer baixíssimo investimento e se tem melhor resultado. No mundo online é muito diferente a competição dentro de um marketplace do que tendo um site e-commerce próprio.

Por que um marketplace é tão importante em uma data como o Black Friday? Seguindo o exemplo do shopping, o marketplace é como quando o shopping funciona 24 horas em datas especiais para aumentar as vendas. É feita uma grande publicidade e durante esses dias os shoppings recebem uma alta quantidade de clientes. Por fim, acaba concretizando um maior volume de vendas, grande parte impulsionadas pelas promoções e descontos vigentes durante a ação. Se o vendedor toma as decisões adequadas antes, durante e depois da ação, pode ter uma grande diferença no seu faturamento.

Com as respostas claras em nossa mente, chegou a hora de deixar o plano físico e voltar ao online. Preparamos uma lista com cinco recomendações para quem pretende brilhar no próximo Black Friday:

  1. Se planeje com antecedência

Para ter êxito em uma data como o Black Friday é essencial planejar todos os aspectos com antecedência. Estimar uma boa quantidade de produtos em estoque para não deixar na mão alguns possíveis compradores.

  1. Faça promoções reais e significativas

A Black Friday é uma data marcada pelas mega promoções

A Black Friday é uma data marcada pelas mega promoções. Os produtos com preços regulares – aqueles já praticados ao longo do ano – terão pouca possibilidade de venda. Lembre-se que o cliente busca grandes oportunidades nesta data. O ideal é oferecer produtos respeitando as margens necessárias para que seu negócio se sustente.

  1. Leve em conta o frete

Uma promoção com um alto valor de envio pode ser completamente ignorada. Por isso, tente combinar em sua estratégia promocional o valor do combo da compra, incluindo o custo do produto e da entrega, para deixar mais claro o valor total da oferta. Se possível, ofereça envio grátis.

  1. Tenha produtos à pronta entrega

Ninguém que comprar e receber seu produto meses depois. Envie os produtos rapidamente, para que sua qualificação seja melhor e dessa forma possa fidelizar o cliente para futuras compras. Lembre-se: a garantia de um cliente satisfeito é um mix entre venda, atendimento ao cliente e entrega.

  1. Capriche no pós-venda

Atualize sempre o estado de entrega para que o cliente possa acompanhar o progresso do pedido. Além disso, tenha uma boa atenção com os chamados, respeitando os prazos de devolução para os clientes. Não se esqueça de emitir a nota fiscal e enviá-la junto com o produto.

Aqui é onde se fortalece o vínculo com o cliente: se a experiência for satisfatória ele sempre comprará com você.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 17 =