O impacto da Inteligência Artificial na Black Friday 2023 – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Black FridayNotícias

O impacto da Inteligência Artificial na Black Friday 2023

O impacto da Inteligência Artificial na Black Friday 2023

Por: Terence Talbot – Head Comercial da InfraData na Infracommerce

 

Terence Talbot ,Head Comercial da Infra.Data na Infracommerce. Com mais de 30 anos de experiência, no Brasil e no exterior. 

A Black Friday é um evento de compras que se iniciou nos Estados Unidos no século XX e virou um fenômeno global, com muitas empresas ao redor do mundo adotando-a como uma data importante para promoções e descontos, marcando o início da temporada de compras de fim de ano.

Sendo um evento sazonal, de características singulares, a Black Friday casa bem com o assunto do momento – a Inteligência Artificial (IA) – campo que oferece diversas oportunidades para as empresas e indústrias que vendem tanto para o público B2C, quanto para o B2B. Entre outros benefícios essa tecnologia pode fazer com que a sua marca consiga controlar melhor o estoque, aumentar as vendas e aprimorar a experiência do cliente, a ponto de, inclusive, motivar a sua fidelização após o evento.

As empresas que adotam tecnologias que utilizam Inteligência Artificial para tornar suas decisões mais orientadas por dados conseguem ser muito mais assertivas, sem deixar margem para “achismos” e ações que não são efetivas para o sucesso do seu negócio.

Pensando nesse cenário, vamos conhecer algumas tecnologias de IA que podem impactar positivamente as suas vendas online durante a Black Friday 2023. Mas antes, entenda um pouco mais sobre esse tema que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo do e-Commerce.

 

A evolução da Inteligência Artificial

A semente da Inteligência Artificial foi plantada em 1939 pelo matemático britânico Alan Turing, que criou uma máquina para decifrar as mensagens criptografadas dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, a IA evoluiu em diversas frentes, de linhas de montagem robotizadas até aplicações que identificam o comportamento do cliente durante uma compra online.

Assim, no universo da Inteligência Artificial há muitas soluções com diferentes níveisde complexidade que, por sua vez, geram diferentes níveis de resultado. Algumas soluções utilizam apenas análises estatísticas, já outras, fazem o uso de algoritmos de lógica difusa, que associam e identificam padrões. Mas o grande divisor de águas é o tipo de solução que combina deep learning com um sistema de redes neurais que, assim como o cérebro humano, leva em consideração diversas variáveis no processo de previsão de demanda e, processando uma quantidade brutal de dados, consegue atingir níveis de acurácia impressionantes.

Como aplicar IA na Black Friday

A junção de dados e Inteligência Artificial eficiente e adequada para o seu modelo de negócio é a chave do sucesso para destacar a sua empresa nessa Black Friday.

Esse é o momento perfeito para você atrair e fidelizar clientes com promoções imperdíveis e muito bem planejadas, assegurando que os níveis de estoques estejam disponíveis para o cliente no momento da compra. E para que esse planejamento aconteça da melhor forma possível, você pode adotar algumas estratégias que utilizam tecnologias de IA e que podem ser a diferença entre o cliente comprar em sua loja online e não no concorrente.

Previsão de demanda

Nada melhor do que ter um estoque preparado com os produtos que terão mais saída na Black Friday, aqueles que você tem certeza de que serão os mais vendidos, levando em consideração inclusive as preferências regionais dos seus clientes. E nesse quesito, a IA pode ser o diferencial, particularmente em eventos sazonais como a Black Friday. Com ela, você pode fazer a previsão de demanda com alta acurácia e, ainda, contar com uma sugestão de distribuição e abastecimento de estoque ótimos. O resultado dessa estratégia é um aumento de vendas e market share, redução de excessos de estoques e maior satisfação e fidelização do cliente.

Estabelecimento de preço dinâmico

Esse recurso permite a variação de preço em diversos pontos da jornada de compra e com base em IA, para que uma loja online ganhe competitividade de mercado. Entre os fatores que podem influenciar o preço dinâmico estão: análise de preços da concorrência, aprendizado de comportamento do consumidor, níveis de estoques, margem de lucro, entre outros.

Recomendações de produtos

Entendendo o comportamento de compra do cliente, é possível recomendar produtos específicos para um público específico, que tem maior potencial de adquirir aquele determinado item ofertado. Isso pode aumentar a rentabilidade da loja e o ticket médio, uma vez que o consumidor é atraído por essa personalização e exclusividade da experiência.

Conteúdo personalizado

Falando em personalização, junte todos os dados e insights levantados pela solução de IA para criar comunicações para cada segmentação de clientes. Essa estratégia de marketing pode ser aplicada em frentes como e-mail e redes sociais. Lembre-se que a Black Friday é a sua chance de conquistar um público que, possivelmente, não chegaria até a sua loja em outra ocasião. Então não perca essa oportunidade!

Chatbots com IA

O atendimento ao cliente é um ponto importante na Black Friday assim como é durante o ano todo. Nesse ponto, a Inteligência Artificial pode ajudar com a implementação de chatbot direto na loja online e no atendimento via WhatsApp. Seguindo um roteiro, com perguntas e respostas pré-estabelecidas, essa automação otimiza o processo e deixa o canal aberto para tirar dúvidas dos clientes 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Conclusão

A Inteligência Artificial é uma realidade e vem revolucionando a relação das marcas com os clientes, desempenhando um papel fundamental em aumentar as vendas durante eventos sazonais como a Black Friday, melhorando a eficiência operacional, e personalizando a experiência do cliente. Usando essas tecnologias seu e- Commerce tem tudo para ser um sucesso na Black Friday 2023. Apenas não se esqueça que mesmo com toda tecnologia, o fator humano sempre deverá guiar a essência do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =